quinta-feira, 30 de junho de 2011

Formação de lideranças sobre Políticas Públicas para Juventude

Curso em SP capacita jovens em políticas públicas
O Curso de Formação de lideranças sobre Políticas Públicas para Juventude acontece nos dias 9 e 10 de julho
O Curso de Formação de lideranças sobre Políticas Públicas para Juventude acontece todos os anos e é organizado pelo Instituto Paulista de Juventude (IPJ), em parceria com a ONG Ação Educativa, que colabora em pautas e conteúdos e presta assessoria nos dias do encontro. Este ano, a formação será nos dias 9 e 10 de julho, em São Paulo.

Podem participar do evento lideranças de movimentos e pastorais, coordenadores de grupos e organizações, estudantes, educadores, gestores públicos, conselheiros de juventude e interessados em geral na discussão das políticas de juventude. Na pauta do encontro estão questões sobre “As Relações de Gênero”, com destaque para a discussão e compreensão da agenda das jovens feministas e dos movimentos LGBTT”, explica Raquel Souza, do programa de Juventude da Ação Educativa.

O conceito de políticas públicas e direitos sociais, organização da sociedade civil, ações governamentais voltadas para a juventude, orçamento público e outros aspectos que permeiam o recente debate sobre políticas públicas para a juventude fazem parte da estrutura geral da formação que, nos últimos anos, tratou dos temas do Trabalho, da Cultura, da Comunicação Social e da Educação.

Gostou? Quer participar? Então anota aí!

Curso de Formação de lideranças sobre Políticas Públicas para Juventude
Data: 09 e 10 de julho de 2011.
Local: Sede do IPJ, que fica na rua Antonio Cária, 17, Guaianases (Próximo da estação Guaianases da CPTM e do Mercadão de Guaianases).
Inscrição: R$ 30,00.
Mais informações em: http://www.ipejota.org.br/.

Fonte: Ação Educativa

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso

- O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e o Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem Corpus organizam, de 30 de junho e 1º de julho, o I Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso: Dispositivo teórico e analítico, filiações, desdobramentos e perspectivas.

No evento está prevista uma homenagem para a professora Eni Orlandi, pesquisadora brasileira que foi fundamental para que se tenha hoje os dispositivos teóricos e analíticos em Análise do Discurso.

Inscrições e programação. O evento está sob a organização da professora Verli Petri (Corpus-UFSM) e Cristiane Dias (Labeurb). Outra informações: 19-3521-7900.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Unicamp é possível”, recado ao aluno da escola pública!

“Tome ciência: a Unicamp é possível”.

É com este slogan, dirigido especialmente aos alunos das escolas públicas, que serão recepcionados os visitantes da UPA 2011 (Unicamp de Portas Abertas), nos dias 2 e 3 de setembro – as inscrições já podem ser feitas no site da UPA 2011. Toda escola de ensino médio e fundamental pode participar do evento, mas uma prioridade é mostrar aos estudantes de baixa renda que também são capazes de ingressar em uma das instituições mais respeitadas do país – já ficou constatado que muitos deles sequer prestam o vestibular, porque consideram sua aprovação impossível.

“O professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador geral da Unicamp, atenta para o duplo sentido da mensagem: se conscientizar de que é possível e que a Unicamp é o lugar da ciência. “Queremos divulgar e valorizar os nossos programas de acesso, como o ProFIS e o Paais”, afirma, referindo-se ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior, que contempla os melhores colocados do Enem das escolas públicas de Campinas, e ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social, que atribui pontuação adicional para vestibulandos vindos da rede pública.

Segundo Edgar De Decca, a UPA 2011 sofreu modificações na sua organização, reservando-se toda a sexta-feira (2 de setembro) para a tradicional visita a unidades e laboratórios, além de exposição e programação cultural; no sábado (03), as atividades serão concentradas no Ginásio e Centro de Convenções, das 9h às 14h, sobretudo com palestras relacionadas a projetos sociais e carreiras, e também com oficinas, visitas monitoradas e passeio ciclístico.

“A ideia é mostrar a dimensão da Universidade através de depoimentos dos próprios docentes. Os alunos poderão tirar dúvidas sobre a estrutura dos cursos e oportunidades profissionais, e ficarão sabendo mais sobre ProFIS, Paais, internacionalização da universidade, bibliotecas, espaços de convívio e lazer. Para isso, contamos com o engajamento de todas as unidades de ensino e pesquisa, principalmente nas atividades que vão acolher os estudantes”, pede o coordenador geral.

A professora Carmen Link Bolonhini, assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), informa que por uma questão estritamente de segurança, as inscrições serão encerradas quando for alcançado o número de 40 mil visitantes para a sexta-feira e de 20 mil no sábado.

Uma mascote – A assessora da CGU anuncia que a UPA passa a ter uma mascote, Tiba, presente em todo material de divulgação do evento. “É uma andorinha e foi escolhida por ser uma ave migratória, o que tem a ver com a internacionalização da Universidade e também com aregião de Campinas, onde ela é típica. E Tiba significa ‘coletivo’ em Tupi, o que tem relação com as características do próprio evento”.

Outra novidade anunciada pelo professor De Decca é um conjunto de sinalizações trilíngue (português, inglês e espanhol) para orientar não só os visitantes da UPA, mas que será permanente; em áreas de maior circulação, painéis bem visíveis indicarão as unidades, vias e outros pontos de referência do entorno.

Uma última mudança é que a Revista da UPA, antes impressa e distribuída aos estudantes, passa a ser disponibilizada em versão eletrônica. Em seu lugar será distribuído um caderno espiral, que traz Tiba na capa e informações básicas dos cursos e do Vestibular Unicamp. “Ao contrário de descartar o caderno, eles terão todas as outras páginas para escrever ou desenhar, levando uma lembrança mais perene da UPA”.

fonte: www.unicamp.br

quarta-feira, 22 de junho de 2011

projeto ConDigitais e uso de multimídia no ensino

Unicamp apresenta o projeto ConDigitais em fórum sobre uso de multimídia no ensino


O projeto ConDigitais (Conteúdos Digitais) desenvolvido pela Unicamp para alunos do ensino médio centralizou as atenções do Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia, sob o tema “Multimídia no ensino”, realizado nesta quinta-feira no Centro de Convenções. No evento foram apresentadas pesquisas recentes, bem como experiências e projetos em andamento envolvendo a utilização de multimídias em educação. O objetivo principal é o de construir um espaço de reflexão sobre o tema, destacando o papel das universidades públicas na formação continuada de professores para a utilização destas tecnologias.

maiores informações:
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/06/17/unicamp-apresenta-o-projeto-condigitais-em-forum-sobre-uso-de-multimidia-no-en

terça-feira, 21 de junho de 2011

Autorregulação da aprendizagem

Conferência com Pedro Rosário - No dia 27 de junho, às 14 horas, o professor Pedro Rosário, da Universidade do Minho (Braga-Portugal), ministra a conferência "Autorregulação da aprendizagem e suas implicações na motivação escolar e no sucesso acadêmico". O encontro ocorre no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Informações: 19-3521-5593.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

“EDUCAÇÃO CRISTÃ E REFLEXÕES: TRANSFORMANDO PARADIGMAS NO SÉCULO XXI"

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

“EDUCAÇÃO CRISTÃ E REFLEXÕES: TRANSFORMANDO PARADIGMAS NO SÉCULO XXI"

Agenda
aos sábados, com início em 13/agosto (dez encontros formativos seqüenciais)
Horário: 14:00 às 18:00hs.
Local: FNB (Faculdade Nazarena do Brasil)
Informações: www.fnb.edu.br
Carga horária do curso: 40horas

Perfil de público
professores(as) em escolas do ensino formal; educadores em projetos sociais e formadores na escola dominical

Investimento em formação
Integral em R$183,60 ou Matrícula de R$45,90 + três mensalidades de mesmo valor.

Pré-inscrições
As pré-inscrições já estão abertas. Envie seus dados, para coordenadoria de pós-graduação da FNB, através do email: extensao@fnb.com.br contendo:
Nome, Endereço, Município, email, fone residencial e comercial, curso de graduação, opção de turma (manhã ou tarde) e Instituição a qual esta vinculada.

Obs: a chamada de matrícula se fará após a manifestação de interesse, em pré-inscrições, de 15 participantes.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

TEOLOGIA DA IMPERFEIÇÃO

Há dois consensos entre as religiões: o ser humano foi criado por Deus e ele é inerentemente imperfeito. Logo, Deus criou um ser imperfeito.

Esta afirmação machuca, porque a religião não pode afirmar que Deus tenha feito algo menos que perfeito. A saída é introduzir o conceito do pecado, que “danificou” a obra perfeita de Deus. Calvino afirmou a corrupção total do ser humano pelo pecado, Aquino afirmava que restou no ser humano, depois da queda, algo de bom. Pelágio dizia que nascemos sem pecado, mas que o convívio social é o que nos corrompe. Armínio acreditava que o ser humano ficou com o livre arbítrio. São posições que tentam explicar o problema.

A questão permanece: se somos imperfeitos, por que as religiões pregam a necessidade de uma vida perfeita, santa e santificada ou seja lá o que preguem, como essencial para agradar a Deus? Se somos imperfeitos, por que se acredita e prega que Deus só usa os bons, os certinhos, os ascéticos ou reclusos?

Quando estudamos a vida espiritual dos modelos espirituais que as religiões difundem, se percebe, se se lê com um mínimo de espírito crítico, que há um processo de heroicização destes personagens, mostrando como tiveram vidas austeras, como se negaram aos prazeres, como se mortificaram, que tiveram períodos de santidade plena. A história destes “santos” é uma galeria de gente anulada.

No entanto, quando se busca com mais cuidado algumas informações sobre estes “heróis da fé”, vamos perceber gente tão imperfeita como todos nós. No terreno bíblico se tem Abraão, pusilânime diante das pressões da esposa Sara; Jacó, o enganador; Moisés, desobediente e inseguro de sua liderança; Davi, adúltero e assassino; Salomão, megalomaníaco; Jonas, desobediente e omisso; Jeremias, lamentador; Pedro, emocionalmente instável e dissimulado; Paulo perseguidor da Igreja e com espinho na carne.

No campo extrabíblico tem-se o Lutero com angústias quanto à sua fé, Aquino que chegou a duvidar da ressurreição de Jesus, Madre Tereza de Calcutá que pediu em 1953: "Por favor, reze por mim para que não estrague a obra d'Ele e que Nosso Senhor possa se mostrar ... pois há uma escuridão tão terrível dentro de mim, como se tudo estivesse morto ... tem sido assim mais ou menos desde que dei início à obra."; "tão profunda ânsia por Deus e ... repulsa ... vazio ... sem fé ... sem amor ... sem fervor. Salvar almas não atrai ... o céu não significa nada ... reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959 ela escreveu: "Se não houver Deus, não pode haver alma, se não houver alma então, Jesus, você também não é real."

Isto me faz recordar a resposta de Deus a Paulo que insistia em pedir que sua fraqueza fosse tirada (o tal do espinho na carne): “o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (II Co 12:9)

Deus, no exercício de sua soberania e poder, não precisa de coisas e pessoas certinhas para fazer sua obra. Isto o afirmou Paulo: “temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” (II Co 4:7) e o motivo é básico: se Ele só pode usar o que é santo e perfeito, a glória será dividida com o “parceiro na santidade e perfeição”, o ser humano. Se ele usa o fraco, o débil, o pecador, e o torna instrumento da sua graça, a glória é dEle.

Dr. Marcos Inhauser

(19) 2121 5853 / 9798 6955

www.inhauser.com.br / marcos@inhauser.com.br

http://inhauser.blogspot.com/ / http://pt.netlog.com/inhauser

Estudos da Memória: Teorias e Técnicas

Curso de Introdução aos

Estudos da Memória: Teorias e Técnicas
De 11 a 14 de julho de 2011
Universidade de São Paulo - Campus Butantã

SOBRE O CURSO

A memória tem sido assunto recorrente de pensadores de muitas áreas pelo menos ao longo dos últimos dois séculos. Nos dias de hoje, poucos são os temas que têm atraído tanto interesse, ocupando um lugar de destaque na academia, na política, na mídia, na vida social.

Sob muitas maneiras a memória está infiltrada na experiência humana, associada a um sem número de elementos: a fisiologia, a emoção, a psique, a cognição, o pensamento, a linguagem, entre outros. O avanço do conhecimento científico, somado a novas perspectivas das humanidades, têm reforçado que a memória é um objeto complexo, que requer conhecimentos transversais.

O Curso de Introdução aos Estudos da Memória: Teorias e Técnicas busca, de uma perspectiva interdisciplinar, oferecer recursos de base para o tratamento deste tema a cada dia mais próximo e mais inquietante. Com um corpo docente de reconhecida excelência, o curso apresenta ferramentas teóricas, metodológicas e conceituais valiosas para todos os interessados em explorar esse objeto igualmente fascinante e desafiador.



PROGRAMAÇÃO

Palestras e minicursos sobre os seguintes temas:

- A fisiologia da memória
com André Frazão - Instituto de Biociências (IB-USP)

- Memória e experiência do ponto de vista da Psicologia
com Maria Luisa Sandoval Schmidt - Instituto de Psicologia (IP-USP)

- História oral e memória: Procedimentos de pesquisa
com Alice Beatriz da Silva Gordo Lang - Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU-USP)

- Mito e memória
com Mônica Rebecca Ferrari Nunes - Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

- Antropologia, cultura e memória
com Teresinha Bernardo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

- Documentos de memória: Cartas e diários
com Marcos Antonio de Moraes - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)

- Literatura, memória e escrita autobiográfica
com Tania Ramos - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

- Memória, texto e comunicação
com Terezinha Tagé - Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)


INSCRIÇÕES

As inscrições já estão abertas pelo site http://www.usp.br/historiaintelectual, e as vagas são limitadas.

Valores:
R$ 200,00 (duzentos reais) - Até 26 de junho
R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) - De 27 de junho a 10 de julho

A inscrição no curso oferece direito à participação em todas as atividades, material de apoio e certificado de curso de extensão com 40 horas/aula para os alunos que participarem de 85% das atividades.



MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual
Departamento de História – FFLCH – USP
http://www.usp.br/historiaintelectual
estudosdamemoria@gmail.com
historiaintelectualusp@gmail.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Encontro com Milton Hatoum

O Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) recebe nesta sexta-feira (17), às 14 horas, no Anfiteatro do IEL, o escritor Milton Hatoum.
Ele participa do evento "Um certo relato: encontro com Milton Hatoum", que será mediado pelo professor Francisco Foot Hardman.
A entrada é livre e não há necessidade de inscrição prévia.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

IV Simpósio de Restauração Ecológica

O Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente realizará, entre os dias 16 a 18 de novembro de 2011, o IV Simpósio de Restauração Ecológica: desafios atuais e futuros, sob a coordenação do Dr. Luiz Mauro Barbosa, CERAD – Coordenação Especial de Restauração de Área Degradada.

Serão apresentados casos de sucesso na restauração ecológica, envolvendo pesquisa, aspectos econômicos e toda a interdisciplinaridade exigida pela busca de sustentabilidade.

O evento abordará temas relacionados ao cenário atual das pesquisas científicas, políticas públicas, legislação ambiental, evolução dos processos históricos e legais envolvendo restauração e impactos das alterações do código florestal e das mudanças climáticas na restauração ecológica. Discutirá os desafios atuais e futuros como avaliação e monitoramento de áreas restauradas ou em processo de restauração, perspectivas da ecologia da paisagem na restauração e ainda o diferencial exigido para a restauração de áreas mineradas. Complementam os desafios a necessidade de se debater planejamento, políticas públicas e fornecimento de mecanismos e “ferramentas” facilitadoras de restauração ecológica, além de promover a divulgação de bases de dados e o papel da Rede Brasileira de Restauração Ecológica – REBRE.

O simpósio é dirigido para profissionais e estudantes da área. Informações sobre programação e inscrições são encontradas no site do Instituto de Botânica. (www.ibot.sp.gov.br)

Instituto de Botânica
Av. Miguel Stéfano 3687
Água Funda – São Paulo- Brasil
www.ibot.sp.gov.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curta Mídia - 2011

- Nesta segunda-feira (13), às 19 horas, acontece a 3ª edição do Curta Mídia. Trata-se de uma mostra composta por curta-metragens produzidos pelos alunos (formandos) em Midialogia da Unicamp. No evento, que ocorre no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, s/n), no campus da Unicamp, serão exibidas as seguintes obras: "Tormento", de Gustavo Oliveira; "Da Cor do Coração", de Aurélio Araújo; "Tiro Livre Direto", de Anna Carvalho; "Pôquer", de Camila Pizziolo; "Não-lugares", de Paula Ramos, e "Pintura", de Henrique Cartaxo.
A organização é do aluno de midialogia da Unicamp, Felipe Tabchoury Camara Barreto.

Outros detalhes podem ser obtidos pelos telefones 19-8839-1299 ou 3521-7017.

MEP - Moção de Repúdio ao PL 122/2006

MEP- Movimento Evangélico Progressista



São Paulo, 09 de junho de 2011



O MEP – Movimento Evangélico Progressista que conta com representantes nas mais variadas denominações evangélicas nos diversos estados brasileiros vem a público e ao Senado Federal manifestar Moção de Repúdio ao PLC 122/2006, conforme considerações a seguir:

Toda iniciativa, vinda sobretudo do exercício parlamentar, que objetiva garantir e consolidar direitos fundamentais, a qualquer cidadão, deveria ser alegremente saudada especialmente na realidade brasileira, onde as instituições políticas gradativamente se fortalecem, os partidos passam por séria crise de identidade e parte da sociedade, ainda, permanece desacostumada ao debate democrático.



À luz destas considerações preliminares, na condição de presidente nacional do MEP – Movimento Evangélico Progressista, expresso posição do movimento a respeito do PLC 122/2006 que essencialmente criminaliza a homofobia, legislando questões trabalhistas, passando por relações do cotidiano e chegando aos relacionamentos interpessoais, que aguarda no Senado Federal parecer da CDH – Comissão de Direitos Humanos.

Nesse sentido, utilizando-se do fundamento cristão quanto ao estabelecimento de qualquer relação para balizar nosso posicionamento. Segundo este, as relações de amor ao próximo não devem ocorrer de forma hostil, discriminatória, nem mesmo coadunar com a violência física, moral ou psíquica cometida contra qualquer ser originalmente criado por Deus.



Pondero então a redação atual do PLC 122/2006, nas expressões, orientação sexual e identidade de gênero, sem confundi-los com a união civil de pessoas do mesmo sexo ou com a prática do homossexualismo. Entendo que estes são debates distintos, o primeiro relativo a direito civil, o que deve ser garantido a todo cidadão independente de cor, raça, religião e sexo e o segundo como exercício do pleno direito de livre arbítrio. A avaliação feita, é importante dizer, não é jurídica, por falta de competência, nem mesmo teológica por entender que esta não é a pauta da discussão. Entretanto, observo que o conteúdo do tal projeto, nas suas disposições, destaco os artigos 5 (quinto) e 8 (oitavo) A e B, criminaliza a livre expressão de pensamento da forma mais antidemocrática, sequer vista nos governos ditatoriais, pois partem do pressuposto que necessariamente uma opinião contrária já seja de natureza preconceituosa e discriminatória. O projeto, quando trata de orientação sexual e identidade de gênero, se dispõe em arbitrar idéias e pensamentos e não o crime efetivamente cometido.



O PLC 122/2006 na proposta original e na redação atual se aprovado e sancionado será um duro golpe contra o estado democrático e de direito, que tanto sonhamos e que ao longo de nossa história temos construído. Somos uma República e o espírito republicano se pauta pela isonomia de direitos, “todos são iguais perante a lei”, este é o caráter de um Estado laico, onde todos os poderes constituídos, governo - executivo, legislativo e judiciário – e sociedade civil organizada são eternos guardiães.



Pastor Valmir Paze – Presidente nacional do MEP

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tecnologia Social e Políticas Públicas

O II Workshop Internacional Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Centro de Convenções da Unicamp. A abertura oficial será às 8h30. Organizado pelo Grupo de Analise de Políticas de Inovação (Gapi/Unicamp), o evento busca fomentar o debate sobre desenvolvimento científico e tecnológico voltado para a inclusão social nos países da região. Financiado pelo CPNq e com o apoio da Unicamp, o Workshop contará com a participação de pesquisadores da Argentina, Chile e Uruguai, além de convidados como Susan Cozzens (EUA/GeorgiaTech) e Hugh Lacey (EUA/Swarthmore College).

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gapi@ige.unicamp.br até o dia do evento. Outras informações: 19-8115-7776 (Márcia Tait).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grupo Chasky faz show

Música latina na Casa do Lago
O Grupo Chasky de Música Latino-americana realiza uma apresentação no dia 9 de junho, às 20 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. Um de seus integrantes, Vicente Guillermo Noriega Moreno, realiza o trabalho “Crônicas do Tempo”, no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, onde atualmente faz o seu pós-doutoramento. No IA, sua atividade consiste em realizar aos alunos uma leitura histórica da música nos países sul-americanos. O objetivo da apresentação, além de unir a comunidade em geral, é fazer uma chamada para a Festa do Sol, evento programado para o dia 23 de junho, em local ainda por definição. No dia do show, o grupo executará Charahuá, marcha épica do compositor chileno Vitor Jará; El Condor Pasa, de Luiz Robles; a composição argentina Carnavalito Humaguaqueño, entre outras. Do Chasky também participam Ângelo Ursini, Theron Furlan, Marcelo Chacur, João Arruda, Elisa Milusi, Pacian Montanho e Ricardo Mansur. A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, no campus da Unicamp.

A entrada é franca.

Outras informações sobre o Grupo Chasky podem ser obtidas pelo e-mail v.guijochasky@iar.unicamp.br ou telefones 19-3287-8834 / 9724-4316.

Contatos com a Casa do Lago podem ser feitos pelo e-mail casadolago@reitoria.unicamp.br ou pelo número 19-3521-7017.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

“PRESENCIA DE PAULO FREIRE”

VII ENCUENTRO INTERNACIONAL

Espacio para reflexionar y crecer.
Opción este año de taller especial:
PROCREARTE 2012.
PROMOVER Y CREAR ARTE DESDE LA COMUNIDAD
2 al 7 de mayo del 2012 Cienfuegos, CUBA
Patrimonio Cultural de la Humanidad.

Objetivos:
Honrar al Educador Popular Paulo Freire, Maestro Emérito de América, en el decimoquinto aniversario de su deceso.
Profundizar en la investigación de los aportes teóricos y prácticos de la obra de Paulo Freire sobre la ética en los procesos de transformación de las prácticas educativas.
Valorar las experiencias presentadas sobre este tema, con el objetivo de extraer aprendizajes teóricos y metodológicos.
Homenajear al Educador Carlos Núñez Hurtado, teniendo en cuenta los aportes realizados a esta dimensión desde toda obra teórica y de rica práctica social en Nuestra América.
Estimular la creación artística desde la comunidad alrededor de la obra y pensamiento de Paulo Freire y Carlos Núñez y las procedentes de las propias experiencias comunitarias alrededor del eje de reflexión.

Eje temático:
La dimensión ética-humanista y revolucionaria en las prácticas socioeducativas y artísticas en el complejo contexto actual: Experiencias y retos.

Propuesta de agenda para el debate:
1. Metodología aplicada en la promoción de valores éticos desde las prácticas socio educativa y artística. Experiencias.
2. La ética humanista y revolucionaria cómo núcleo central de las prácticas transformadoras desde la Educación Popular. Aportes de Paulo Freire. Valor de la obra de Carlos Núñez: “La Revolución Ética”.
3. Principales barreras y fuerzas y/o factores que facilitan el fomento de valores desde las prácticas socios educativas y artísticas, en el contexto actual de cambio de época.
4. Concretar retos de trabajo para promover la ética humanista y revolucionaria en nuestros espacios de gestión comunitaria.
Programa:

¨ Día 1
Participación en el desfile del 1º de mayo en la Plaza de la revolución de La Habana. Opcional. Mañana
¨ Día 2
Transfer a Cienfuegos Mañana
Bienvenida y acreditación. Tarde
Actividad cultural y cóctel de salutación y presentación. Noche.
¨ Día 3
Apertura del encuentro. Mañana
Presentación de pósteres y muestra audiovisual sobre sistematización de experiencias. Mañana y tarde
Evocación artística de Paulo Freire. Tarde.
Recorrido por la ciudad de Cienfuegos. Centro Histórico. Noche: Libre.
¨ Día 4
Visita a experiencias de sistematización comunitarias. Mañana y tarde. Noche: Libre.
¨ Día 5
Talleres de sistematización de las experiencias presentadas. Mañana y tarde.
Noche: Libre
¨ Día 6
Conferencia: La dimensión ética de la Educación Popular como compromiso y reto político en la gestión transformadora desde las comunidades. Mañana
Talleres: Principales retos y proyecciones hasta el próximo evento y evaluación del encuentro. Tarde.
Gala Cultural Comunitaria. Tarde Cóctel de despedida y clausura. Noche
Día: 7
Despedida en Cienfuegos. Mañana.
Visita al mausoleo del Che en Santa Clara. Mañana.
Retorno a La Habana. Mediodía

Cuota de inscripción: Visitantes Cubanos

Participantes y ponentes: 90 CUC 90.00 MN
Estudiantes: 70 CUC 70.00 MN
Esta cuota incluye:
Participación en el evento.
Transportación dentro del evento.
Merienda.
Certificado.
Los delgados cubanos abonarán 210.00 pesos por concepto de alimentación y hospedaje, para un total, junto a la inscripción, de 300:00 pesos. Los delegados de otros países optarán por las ofertas de estancia que les realizará CUBATUR.

Inscripciones y modalidades de participación:

Los delegados internacionales en calidad de participantes tendrán para inscribirse hasta el 15 de abril del 2012, como fecha tope. Para inscribir trabajos en el programa científico hasta el 15 de marzo. Los delegados de Cuba tendrán como fecha tope de entrega de resúmenes: 28 de febrero del 2012.
Le rogamos indicar la modalidad en que participará: Ponente de póster y/o video o participante. En todos los casos debe enviar dos resúmenes: uno de 100 palabras y otro de hasta dos cuartillas a 1.5 espacios sobre el trabajo a presentar. En el caso de la modalidad de muestra audiovisual se debe especificar el tiempo de duración del video (no debe ser mayor de 20 minutos).
Los aspirantes a participar con una creación artística en homenaje a Paulo Freire deben presentar sus obras en formato digital (las de artes plásticas lo acompañarán con foto o video, con una descripción técnica de la creación)
En los talleres los participantes se organizarán según los contextos de las experiencias presentadas y se sistematizarán las mismas colectivamente en cada taller con el fin de extraer un arsenal de insumos metodológicos y teóricos que contribuyan a enriquecer nuestras prácticas en cada uno de los espacios de procedencia. Se debe concretar qué hemos hecho, qué nos frena y qué nos facilita nuestro accionar, teniendo en cuenta el pensamiento de Freire sobre el tema del encuentro.

Auspician:

· La Cátedra de Estudios Comunitarios Paulo Freire del Centro Provincial de Superación para la Cultura de Cienfuegos.
· El CIE “Graciela Bustillos” de la Asociación de Pedagogos de Cuba.
· Centro Nacional de Superación para la Cultura.
· Cátedra “Carlos Núñez Hurtado” de la Universidad de Ciencias Pedagógicas de Cienfuegos.
· Sección Científica de Educación Artística de la Asociación de Pedagogos de Cuba en Cienfuegos
· Dpto. de Educación Artística de la Universidad Pedagógica de Cienfuegos.
· Comisión Organizadora del IX Seminario Internacional “Paulo Freire”. Universidad de Campinas, Sao Paulo, Brasil. UNICAMP y Biblioteca Popular “Paulo Freire”.
· Palacio de la Salud. Cienfuegos.
· Universidad de Cienfuegos “Carlos Rafael Rodríguez”.
· Secretaría Asamblea Provincial del Poder Popular de Cienfuegos.
· Agencia CUBATUR. La Habana. Cuba.

Opcionales:
Los delegados internacionales podrán disfrutar de ofertas turísticas y formativas adicionales antes y después del evento así como participar junto al pueblo en el desfile por el 1º de Mayo, “Día Internacional de los Trabajadores”, en la Plaza de la Revolución de La Habana.

Para más información contáctenos en la siguiente dirección:

“Nunca me fue posible separar en dos momentos la enseñanza de los contenidos de la formación ética de los educandos…”
“Reinventar el mundo en una dirección ética y estética más allá de los patrones que están ahí…”

Paulo Freire.


LA “AGENCIA PRINCIPAL” TAMBIÉN ES NUESTRSO RECEPTIVO OFICIAL Y LE PUEDE CONSIGUIR UN DESCUENTO DEL 5% EN BOLETO DE AVIÓN. Comunicarse con Lic. Marian Cervantes en eventosgira2009@yahoo.es Telef. 53-7-209 5729
Además, usted puede optar por ofertas turísticas colaterales y opcionales a diferentes destinos antes y después del evento con la Lic. Cervantes, así como la reserva de hospedaje durante el evento que incluye el transfer aeropuerto y además, coordinar su traslado a Cienfuegos, sede del encuentro.

Ver paquete de HOSPEDAJE, ALIMENTACIÓN Y TRANSPORTACIÓN EN TIERRA

VII ENCUENTRO INTERNACIONAL “PRESENCIA DE PAULO FREIRE”
PAQUETE DE HOSPEDAJE, ALIMENTACIÓN Y TRANSPORTACIÓN EN TIERRA

Arribo y estancia en La Habana:

HOTEL VEDADO: Centro de la Capital
▪ Habitación Doble por persona. 27.00 CUC
▪ Habitación Sencilla. 37.00 CUC

Incluye:
▪ Alojamiento diario con desayuno incluido.
▪ Transfer de entrada y salida al país (aeropuerto-hotel-aeropuerto)
▪ Servicio de guías

Estancia en Cienfuegos:

HOTEL PUNTA LA CUEVA: A 5 KM de la ciudad de Cienfuegos, sede del evento.

▪ Habitación Doble por persona. 22.00 CUC
▪ Habitación Sencilla. 27.00 CUC
Incluye:
▪ Alojamiento diario con desayuno incluido.
▪ Traslado diario a las sesiones del evento.
▪ Servicio de guías.

El transfer Habana Cienfuegos y viceversa es a solicitud personal. Precio 50.00 CUC (ida y regreso)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

WORKSHOP "Performance Humana e Mental"

Datas: 16/06, 22/06, 30/06 e 07/07.
Horários: Turma A – 14:00 e Turma B – 18:30 (carga horária: 3:00 horas)

Outras informações e local: Escola Supera
Rua Lions Clube, 152 - Guanabara. Campinas/SP
Fone: (19) 3243-7984 - http://www.metodosupera.com.br

Objetivo
Nestes tempos de stress com o intenso volume de informações oferecidas pela sociedade, de estafa no ambiente de trabalho e de estudos, de exigências em nossas habilidades e competências, o curso oferece dinâmicas que possibilitam a realização de exercícios para aumentar o potencial criativo e gerar uma ação reflexiva na solução de problemas cotidianos.

Considerações:
O curso relaciona conceitos e atividades práticas e oferece ferramentas de auto conhecimento, jogos e dinâmicas, para aumentar competências comportamentais. Apresenta exercícios para o cérebro, com metodologia específica de nossa escola. Estes exercícios atuam na prevenção da falta de memória, abordando o esquecimento e a lentidão de raciocínio.

Apoio a atividade do educador:
Além de ampliar o acervo pessoal de conhecimentos sobre a memória, diminuir aspectos sobre a ansiedade, o curso proporciona atividades na direção de dinamizar práticas pessoais de estudo, de pesquisa, e práticas em sala de aula.

Apoio aos professores e profissionais da educação:
Em parceria com a "Escola SUPERA", estamos oferecendo uma ótima oportunidade. Um valor de inscrição subsidiado e abaixo de custo.
A inscrição de R$100,00, para as datas e horários acima, será de R$20,00. Com direito a certificado.

Este formato, por tempo limitado, somente estará site:
www.grupara.com.br
(trocar cidade para CAMPINAS).

IMPORTANTE:
A inscrição é realizada somente após efetuar o pagamento via site.
O interessado deve ligar para a Escola SUPERA para reservar sua vaga no dia/hora desejado, pois estão disponibilizadas somente 20 vagas por oficina. Fone da escola: 3243.7984.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Chamada para submissão de Trabalhos e Pôsteres para o II Seminário sobre Educação Sociocomunitária

Eixo Temático: “Educação e Sociedade: questões socioculturais da Educação na escola e para além dela”
Data: 9 a 12 de novembro de 2011
Local: Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), campus São José), Av. Almeida Garret, 267 - Jd. Ns. Sra. Auxiliadora, Campinas/SP.


Entidade Promotora: Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL.

Objetivos:
O II Seminário sobre Educação Sociocomunitária tem como principais objetivos:
· Criar um espaço de discussão e debate sobre o tema central: “Educação e Sociedade: questões socioculturais da Educação na escola e para além dela”;
· Promover debates, trocas de experiência e o estabelecimento de relações entre grupos de pesquisa e pesquisadores dedicados ao estudo das práticas, teoria e história da educação sociocomunitária, educação não-formal, educação social, educação comunitária, educação popular, educação nos movimentos sociais e educação no “terceiro setor”, das relações entre escola e comunidade, atentando-se para a reciprocidade das influências entre instituição escolar, família, organizações comunitárias e instituições sociais de caráter mais amplo fincadas no cotidiano comunitário e escolar.

Submissão de Trabalhos e Pôsteres:
O II Seminário reserva espaços para Comunicação de trabalhos e exposição de Pôsteres relatando pesquisas acadêmicas ou experiências educacionais.
Os trabalhos serão comunicados em sessões realizadas no dia 10 de novembro de 2011. Os pôsteres ficarão expostos em local reservado especialmente para este fim ao longo do evento, neste mesmo dia 10 de novembro de 2011. Pretende-se organizar também sessões de apresentações de pôster, sempre no dia 10.
Para o processo de submissão, é necessário encaminhar o trabalho completo (no caso de Comunicações Orais) ou o resumo do Pôster, no dia 14 de outubro de 2011, por meio do seguinte e-mail: educacaosociocomunitaria@gmail.com


A lista dos trabalhos e pôsteres selecionados para apresentação será divulgada no dia 18 de outubro de 2011.
Para apresentar o trabalho ou o pôster no III Colóquio é obrigatória a inscrição no evento e o pagamento da taxa de inscrição (R$20,00 – trinta reais). A inscrição poderá ser realizada pelo site do evento, o qual será oportunamente divulgado, ou no próprio evento.
O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito: Luís Antonio Groppo, Banco do Brasil, agência 2886-X, conta corrente 14207-7.
Trazer comprovante de depósito para retirada do certificado no dia do evento.
(Para a submissão de trabalhos e pôsteres para a seleção não é obrigatória a inscrição no evento. Caso o trabalho ou pôster seja aprovado, para apresenta-lo é preciso então o pagmento).

Trabalhos
As comunicações orais a serem apresentadas no II Seminário sobre Educação Comunitária deverão ser encaminhados ao e-mail educacaosociocomunitaria@gmail.com, com solicitação de confirmação e recebimento.

Orientações para a produção dos trabalhos relativos às comunicações orais:
Os textos encaminhados ao II Seminário sobre Educação Sociocomunitária devem conter entre 20000 e 60000 caracteres com espaço assim editados:
- a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm;
- título e, se for o caso, subtítulo, que devem indicar o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;
- identificação do autor ou autores:
. devem conter o nome completo do(s) proponente(s) do texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), e-mail, bem como telefone e endereço para contato do Conselho Editorial;
- a primeira página do texto deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo 1300 caracteres com espaço), abstract (em inglês), e entre três e seis palavras-chave e key-words.
- os textos devem ser apresentados em formato "word" recente, alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5;
- as citações, a composição da bibliografia e as referências devem ser editadas seguindo as orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal", disponível em http://www.farolnet.com.br/unisal/site/conteudo/guia.pdf.
- as comunicações representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial dos organizadores do II Seminário sobre Educação Sociocomunitária ou das instituições que compõem o Conselho Organizativo e Científico.

As dúvidas podem ser dirimidas por meio do e-mail educacaosociocomunitaria@gmail.com

Orientações para produção do Pôster:
Para a submissão do Pôster, é necessário encaminhar apenas o Resumo do mesmo para o Endereço fornecido acima.
Caso o Pôster seja selecionado, abaixo vão as orientações para produzi-lo para ser exposto ao longo do evento:

Entende-se por Pôster um recurso visual a partir do qual o pesquisador apresenta uma síntese das informações mais relevantes da pesquisa realizada ou em andamento. Recomenda-se que ele tenha as seguintes características:
a) formato:
- tamanho: 1,10m de altura por 90cm de largura;
- material: pode ser em papel, papelão ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para esse fim;
- forma de afixação: deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais;
b) conteúdo:
- no alto: título em destaque (maiúsculas); nome do autor (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da Instituição a que está ligado; nome do orientador; local onde foi ou está sendo realizada a pesquisa;
- no corpo do pôster: resumo, palavras-chave, problema da pesquisa, objetivos, referencias teórico-metodológicos, resultados alcançados e bibliografia utilizada;
c) critérios para a composição do Pôster:
- apresentação visualmente atraente;
- clareza na exposição das informações;
- ordem lógica na apresentação;
- concisão textual (recomenda-se apresentar as informações de forma concisa, até mesmo porque, quando um pôster é apresentado, quem o produziu fica ao lado não somente explicando-o, mas acrescentando-lhe as informações que o eventual interessado solicitar).

As dúvidas podem ser dirimidas por meio do e-mail educacaosociocomunitaria@gmail.com.