blog do Prof. Odair Marques da Silva (www.africaatual.com.br)
terça-feira, 22 de abril de 2014
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Discurso de Dona Honória Bailor-Caulker
Vou contar-vos um
episódio curioso que envolve uma senhora africana chamada Honória Bailor Caulker num
momento em que ela visitava os Estados Unidos da América.
Dona Honória Bailor-Caulker é
presidente da câmara da vila costeira de Shenge, em Serra Leoa. A vila é
pequena mas carregada de História. Dali partiam escravos, aos milhares, que
atravessavam o Atlântico e trabalhavam nas plantações americanas de
cana-de-açúcar.
Dona Honória foi
convidada para discursar nos Estados Unidos da América. Perante uma distinta
assembleia a senhora subiu ao pódium e fez questão em exibir os seus
dotes vocais. Cantou, para espanto dos presentes, o hino religioso “Amazing Grace”.
No final, Honória Bailor-Caulker deixou pesar um silêncio. Aos
olhos dos americanos parecia que a senhora tinha perdido o fio à meada. Mas ela
retomou o discurso e disse: quem compôs este hino foi um filho de escravos, um
descendente de uma família que saiu da minha pequena vila de Shenge.
Foi como que um golpe
mágico e o auditório se repartiu entre lágrimas e aplausos. De pé, talvez
movidos por uma mistura de sentimento solidário e alguma má-consciência, os
presentes ergueram-se para aclamar Honória.
- Aplaudem-me
como descendente de escravos ?, perguntou ela aos que a escutavam.
A resposta foi um
eloquente “sim”. Aquela mulher negra representava, afinal, o sofrimento de
milhões de escravos a quem a América devia tanto.
- Pois eu, disse Honoria, não
sou uma descendente de escravos. Sou, sim, descendente de vendedores de escravos. Meus
bisavós enriquecerem vendendo escravos.
Honória Bailor Caulker teve
a coragem de assumir-se com verdade com a antítese do lugar comum. Mas o seu
caso é tão raro que arrisca ficar perdido e apagado.
fonte: Trecho do texto "A Fronteira da Cultura" de Mia Couto, escritor moçambicano. Texto apresentado na Associação Moçambicana de Economistas (Amecon). http://www.vermelho.org.br/autores-e-ideias/noticia.php?id_secao=297&id_noticia=160737
sábado, 22 de março de 2014
video animação
Se você gosta de animação, não pode perder essa seleção de 10 curtas gratuitos e online que o site Gira SP preparou!
Pegue a pipoca e boa sessão.
http://goo.gl/gSFS2r
Pegue a pipoca e boa sessão.
http://goo.gl/gSFS2r
quinta-feira, 20 de março de 2014
Debate sobre livro "Gestão de ONGs"
Debate e distribuição do livro "Gestão para Organizações não governamentais”
VAGAS LIMITADAS
Inscrições pelo email adolf.d orencio@sp.senac.br
Mais informações: (19) 2117-0632
Presença dos Autores:
Edison Cardoso Lins
Coordenador GGBS/Unicamp
Milton Pereira
Organizador do livro "Gestão para Organizações Não Governamentais"
Odair Marques da Silva
Coordenador CIS Guanabara/Unicamp
25 de março das 14h às 17h
Auditório do Senac Campinas
Rua Sacramento 490 - Centro
Marcadores:
faculdade nazarena,
Palestras,
pessoal,
poemas,
Redes Sociais,
Terceiro Setor
3a. Semana Cultura Digital de Campinas
Forum de Cultura Digital de Campinas e
Região,
Encontros
Acadêmicos - 3a Semana de Cultura Digital de Campinas e
Região
27
e 28 de março de 2014 - auditório do IEL/UNICAMP
27
de março de 2014 - auditório do IEL-UNICAMP
9h
- Abertura
-
Prof. Wilmar D’Angelis (IEL-UNICAMP)
9h30
- “Sobre cultura digital”
-
Prof. Saidu Bangura (Univ. Jean Piaget Cabo Verde)
-
Prof. Evandro Fonseca (Univ. Jean Piaget Cabo Verde)
-
Prof. Ike Banto (Coletivo Kilombagem)
11h30
- “Gênero e guerra: tecnologias e a situação da mulher”
-
Profa. Marcia Adão (Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro)
-
mediação Prof. Saidu Bangura
12h30-14:30h
Almoço
14h30
- Palestra: “Inclusão Digital da Cultura Indígena e Inclusão Indígena na Cultura
Digital”
-
Prof. Wilmar D’Angelis (IEL-UNICAMP)
16h
- "Sobre a elaboração de material didático de Matemática como recurso
educacional aberto"
-
Prof. Fábio Bertato (CLE-UNICAMP)
16h30
-“Desconferência sobre "Cultura Digital", tod@s convidad@s a
falar”
Mediação
Prof. Ike Banto (Coletivo Kilombagem)
17h30
-18h encerramento
Profa.
Claudia Wanderley (CLE-UNICAMP)
28
de março de 2014 - auditório do IEL-UNICAMP
9h
- abertura
-
Profa. Claudia Wanderley
9h30
- "A Rota dos Baobás"
-
Prof. TC Silva (Casa de Cultura Tainã e Rede Mocambos)
-
mediação Prof. Evandro Fonseca
10h30
- “Roteiros culturais e acadêmicos”
-
Profa. Paula Vermeersch - Roteiro do Centro Histórico de Campinas
(UNESP)
-
Profa. Alessandra Ribeiro - Roteiro de Cultura Afro de Campinas
(PUC-Campinas)
-
Profa. Claudia Wanderley - Roteiro para criação de coleções
digitais
12h30-14:30h
Almoço
14h30
- " Roda de conversa sobre o Projeto PLP Campinas "
Promotoras
Legais Populares de Campinas
16h30
Apresentação
de posters da 3a Semana de Cultura Digital e Região
17h30
-18h encerramento
-
Prof. Saidu Bangura
Marcadores:
Casa da Cultura Digital,
Dica Cultural,
produção cultural,
Redes Sociais
quarta-feira, 12 de março de 2014
terça-feira, 4 de março de 2014
Anímico
Anímico
Nasceu no meu jardim um pé de mato
que dá flor amarela.
Toda manhã vou lá pra escutar a zoeira
da insetaria na festa.
Tem zoado de todo jeito:
tem do grosso, do fino, de aprendiz e de mestre.
É pata, é asa, é boca, é bico,
é grão de poeira e pólen na fogueira do sol.
Parece que a arvorinha conversa.
Adélia Prado, Bagagem (2008), 27a. edição.
Nasceu no meu jardim um pé de mato
que dá flor amarela.
Toda manhã vou lá pra escutar a zoeira
da insetaria na festa.
Tem zoado de todo jeito:
tem do grosso, do fino, de aprendiz e de mestre.
É pata, é asa, é boca, é bico,
é grão de poeira e pólen na fogueira do sol.
Parece que a arvorinha conversa.
Adélia Prado, Bagagem (2008), 27a. edição.
Assinar:
Postagens (Atom)

