domingo, 7 de dezembro de 2008

MENSAGEM do MEP

CARTA DE SÃO PAULO
MEP – Movimento Evangélico Progressista

Nós mepeanos reunidos no dia 22 de novembro de 2008, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no Plenário Dom Pedro I, na semana que é comemorado o dia da consciência negra, reefatizamos as Finalidades do MEP, expressas em seu estatuto, a saber:
Mobilizar membros de igrejas evangélicas para defender os princípios do Evangelho na política e zelar para que sejam respeitados;
Pronunciar-se e posicionar-se em nome de seus membros sobre fatos relevantes da vida nacional, exercendo deste modo ação pastoral, reflexão teológica, diaconia e ministério profético, denunciando iniqüidades sociais, violações aos direitos humanos e ao meio ambiente;
Contribuir ativamente para viabilizar as demandas sociais de que o país necessita;
Contribuir para a formação integral de seus membros e, por instrumentalidade destes, das organizações de que façam parte, visando sua conscientização e capacitação para o exercício da plena cidadania e da missão integral da Igreja;
Busca da unidade da igreja da família evangélica e cristã juntamente com outras organizações em torno desses ideais;
Articular e organizar em nível nacional, um movimento de conscientização e ação visando a participação plena dos evangélicos na vida política do país.

Portanto, considerando suas finalidades expressas na participação social e política , definimos como metas: a ampliação do diálogo com igrejas e entidades evangélicas, movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, parlamentos e governos.

Reconhecendo o avanço do governo Lula na diminuição dos problemas sociais brasileiros e visando a ampliação da justiça social, o MEP decide por campanhas diversas elaboradas pelo próprio movimento e, ou em parceria com movimentos sociais e outras entidades. Entre os temas necessários em sua reflexão e ação o MEP entende que muitos têm caráter de urgência entre eles: reforma política (proposta a ser discutida no próximo encontro), ampliação da reforma agrária, incentivo ao cooperativismo, a favor da reforma tributária, fortalecimento da defensoria pública, igualdade racial, mais moradia, defesa do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do Estatuto do Idoso, contra a violência doméstica, a favor da jornada de trabalho em 40 horas semanais, re-estatização da Petrobrás – com o fim de concessões para exploração das jazidas brasileiras de petróleo e gás por multinacionais, revisão da política carcerária, mais investimentos em educação e saúde.

Com o objetivo de atualizar seu rol de filiados e simpatizantes decidiu-se pelo recadastramento dos membros filiados ao MEP (mepcadastramento@gmail.com), e a disponibilização da listagem dos filiados na Home Page do Movimento. Definiu-se também pela prática da política de finanças definida no estatuto do Movimento.A complexa conjuntura nacional e internacional apresenta-nos uma série de fatos aos quais precisamos manter-nos atentos, entre estes: a vitória do primeiro presidente negro da história dos EUA, as incertezas relacionadas à crise financeira internacional, a vitória de candidatos progressistas ou esquerdistas em países da América Latina, as novas formas da violência internacional como os "novos piratas" que atuam na costa africana, o roubo de patentes de paises pobres por paises ricos, a neurose em massa do terrorismo, o tsunami das informações em nossos microcomputadores, as tragédias do aquecimento global. Tudo isto, remete o cristão a uma distinta postura perante o mundo. O Profeta Amós 8,11 diz: "Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor." As indagações pertinentes e motivadoras, entre outras são: Que sociedade desejamos construir? Quais são os líderes que apresentamos a comunidade? Qual nosso papel (igreja e indivíduo) nesta sociedade? Estas questões, entre outras que percorrem nossas inquietações, não querem se calar.

É neste redemoinho que a voz profética do MEP deve-se expressar.
Conclamamos os mepeanos a que se envolvam e participem das ações do MEP em todo o país, seguindo sempre o lema do Movimento inspirado no mesmo Profeta Amós: “Até que corra a justiça como um riacho perene” (capítulo 5, versículo 24). Aproveitamos para manifestar a nossa solidariedade às vítimas das enchentes nos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: