quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prêmio Personalidade França Brasil

Prêmios anteriores

A CCFB realizou em 2001 a primeira edição do Prêmio Personalidade França Brasil tendo como objetivo principal premiar uma personalidade de reconhecimento público, brasileira ou francesa que durante o ano tenha contribuído para as relações França - Brasil através de sua atividade, seja ela comercial, política, filantrópica, cultural, acadêmica ou esportiva.

No dia 19 de novembro a CCFB realizou a 10ª edição do Prêmio Personalidade França-Brasil. Com a presença de aproximadamente 700 pessoas, o evento reuniu autoridades brasileiras, como Ministro da Saúde, Ministro das Cidades, Ministro da Defesa, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, do embaixador da França, Yves Saint-Geours, e do presidente da Câmara do Comércio, François Dossa, além de empresários franceses e brasileiros. Este ano a escolha, unânime entre os conselheiros da CCFB, homenageou o Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil.

Acompanhando o Presidente à mesa principal, estavam o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, François Dossa presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e do Banco Société Générale, Benedictor Junior do Consorcio Baia de Sepetiba, Bernard Mignucci, presidente do Credit Agricole, Carlos Gomes da PSA Peugeot Citroen do Brasil, Christine Lagarde Ministra francesa, Damien Loras, conselheiro da presidência francesa, Diony Lebot, do Banco SG, senador Edson Lobão, Eduardo Eugenio Gouvea Vieira, da Firjan, Eduardo Marson da Helibras, François Haas, do grupo SAFRAN turbomeca, Herve Guillou da EADS, Jean Philippe Ollier, presidente da Michelin, Jorge Felippe, pres da Câmara de Vereadores representando o Prefeito Eudardo Paes, Jorge Viana, senador eleito, José Gomes Temporão, Ministro da Saúde, Laurent Mourre, da THALES, Lindberg Faria, senador eleito, Luiz Fernando Pezão, vice-governador do Rio de Janeiro, Marcio Fortes de Almeida, Ministro das Cidades, Mauricio Bahr, Presidente da GDF/SUEZ do Braisl. Patrice Lebrun, Sanofi/Aventis Patrick Boissier, DCNS, Regis Fichtner, senador, Umberto Dotta da EDF UTE Norte Fluminense, Varso Toppjian, Presidente Laboratorios SERVIER, Vitor Hallack da Camargo Correa, o Ministro Nelson Jobin, Yves Saint-Geours, Embaixador da França Jean-Pierre Chabriol da Raffale International, Jean Franciscus Flachet representando a GDF/SUEZ, Eric Kandel, prêmio Nobel de Medicina, Carlos Minc e Claudio Lopes procurador geral do estado.

Antes do presidente discursar, o governador Sérgio Cabral foi chamado ao palco. Cabral agradeceu a presença de todos e lembrou as importantes ações do governo de Lula.

"É um enorme prazer ceder o Palácio Laranjeiras para este evento tão justo. É uma enorme felicidade verificar que a França aprofunda com o Brasil relações comerciais e que elas são cada vez mais fortes para alegria dos seus povos que se admiram mutuamente. Portanto, senhor presidente, acho muito justa a homenagem neste momento de tristeza, mas para o bem da democracia, em que está deixando a presidência. É bom confirmar que o estilo Lula de governar foi de diversificação comercial, o Brasil diversificou sua pauta de exportação e importação, da mesma maneira que distribuiu renda internamente e democratizou o acesso aos bens para o povo brasileiro. Estamos homenageando o maior, o melhor, o mais popular presidente do Brasil" – destacou o governador.

O ponto alto da cerimônia ocorreu logo após a fala da ministra da economia francesa, Christine Lagarde. Um vídeo gravado pelo presidente Sarkozy foi exibido para os convidados. Nele, o presidente francês ressaltou a forte amizade que tem com o presidente Lula e a exitosa parceria comercial entre a França e o Brasil.

"Você será sempre um amigo, um amigo querido. O mundo precisa ter sua visão e a audácia. Os presidentes que transmitem o poder não morrem. Agradeço por ter a vontade de preservar a aliança com diálogo. Temos 500 empresas francesas instaladas no Brasil e as empresas brasileiras estão começando a se instalar na França e se minha opinião tivesse sido solicitada, não teria votado em ninguém mais para receber o Prêmio Personalidade França-Brasil – O mundo precisa de você LULA" – disse.

No seu discurso antes da entrega do Prêmio, François Dossa garantiu ao Presidente Lula que as empresas francesas entenderam o recado de como trabalhar no Brasil, em parceria com empresas brasileiras, para, juntas, conquistar outros mercados.

Durante o seu agradecimento, o presidente Lula destacou a transformação brasileira, sobretudo no que se refere à apresentação do país ao mundo. Lula disse que era preciso mudar a auto-estima do brasileiro. Defendendo a participação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, o presidente afirmou ainda que conta com o apoio do atual e do ex-presidente francês Jacques Chirac para isso.

"Nós não temos de pedir licença a ninguém. Nascemos não só para batermos palmas, mas também para sermos aplaudidos. Além disso, nas relações internacionais, existe país que se respeita e que não se respeita" – disse Lula, acrescentando que não está satisfeito com a política cambial norte americana:

"Não podemos concordar com a guerra cambial que os Estados Unidos vem fazendo para resolver seu problema de déficit fiscal, sem se importar com o que está acontecendo com outros países do mundo que dependem da economia e do dólar. Tem país que não estava habituado a ser contestado. Queremos participar de reuniões para dizer como é que nós compreendemos as coisas."

Pode-se destacar também as empresas que estiveram presentes e que convidaram seus clientes e parceiros, entre elas francesas e brasileiras como Société Generale, GDF Suez, Camargo Correa, PSA Peugeot Citroen, Michelin, UTE Norte Fluminense, CBS Consorcio Baía de Sepetiba, Servier, Credit Agricole, Sanofi Aventis, EADS, Helibras, Rafale International, DCNS, Safran Turbomeca do Brasil, Thales, além de outras como Sofitel, Firjan, Netune, Embraer, Accor, Andrade Gutierrez, Dannemann, Dassault, Essilor, Gouvêa Vieira, Lafarge, Lanpar, L'oréal, Pharnext, PHM & Forum Services etc.
http://www.ccfb.com.br/vida-associativa/eventos-nacionais-da-ccfb/premio-personalidade-franca-brasil.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Empreendedorismo e Inovação - "Redes Sociais

Encontram-se abertas as inscrições para o Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação, cujo tema é : "Redes Sociais", a se realizar na data de 26 de outubro de 2011, no Centro de Convenções da UNICAMP.

As inscrições poderão ser realizadas pelo endereço eletrônico:

http://foruns.bc.unicamp.br/empreen/foruns_empreen.php



Atenciosamente,
Sônia Maria de Camargo Mazzariol
Assistente Técnico de Direção Coordenadoria Geral da Universidade
+ 55 193521 5039 Fóruns Permanentes http://foruns.bc.unicamp.br/
Universidade Estadual de Campinas -SP

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Energia e Meio Ambiente

Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 06 de Outubro de 2011
Horário: das 9h horas às 18h00 horas.
Inscrições pelo site:
http://foruns.bc.unicamp.br/

Na série “Energia e Meio Ambiente” dos Fóruns Permanentes da Unicamp, duas sessões trataram anteriormente dos problemas sociais e ambientais das usinas hidrelétricas e dos canaviais (março de 2008) e da indústria petrolífera (abril de 2010), as quais foram organizadas também pelo CERES- Centro de Estudos Rurais do IFCH / Unicamp. Agora, na nova série "Meio Ambiente e Sociedade" mantivemos a mesma concepção - convidando pessoas de outros estados brasileiros, pesquisadores de instituições publicas, e acolhendo o testemunho de lideranças de entidades e movimentos sociais. Em outubro de 2011,. teremos uma jornada especial enfocando o nexo entre a injustiça ambiental e a saúde humana coletiva, destacando-se a poluição atmosférica e alguns dos principais grupos humanos por ela atingidos em diversas regiões industriais, rurais e metropolitanas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

assassinato de um estudante africano no Brasil que pode terminar em impunidade

Companheir@s,
Mais um negro é morto por políciais no Brasil.
Estudantes guineenses estão solicitando manifestações junto aos órgãos do governo brasileiro para que o caso seja apurado, investigado e que a justiça seja feita.
A morte do estudante Toni Silva é mais um baluarte de denúncia dos nossos governos que não quem implementar as Políticas Promoção da Igualdade Racial, apoiando indiretamente o Extermínio da Juventude Negra em nosso país.
Axé !!!
Celso Ribeiro de Almeida
Secretário de Combate ao Racismo PT - Campinas

Re-retransmito abaixo o e-mail dos estudantes guineenses.
---------- Mensagem encaminhada -----
Retransmito e-mail que recebi de estudantes guinenses
Ivair

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Lili Pontinta
Data: 23 de setembro de 2011 22:53
Assunto: sobre o assassinato do estudante guineense Toni Silva
Para:, Boaventura

Boa noite,

sou Lili Pontinta, estudante guineense no Brasil,
vim por meio deste e-mail lamentar o fato ocorrido
em Cuiabá com o nosso conterâneo Toni Silva, estudante que foi
espancado até a morte na cidade referida.
O objetivo deste e-mail é pedir que seja apurado o fato,
que esse ocorrido seja investigado, porque,
para quem não sabe, não terá noção, mas para nós,
sabemos o quanto a família deste rapaz está sofrendo, pois
além de perder uma pessoa querida, aquela expectativa de ver
Toni trabalhando acabou, o dinheiro mandado para investir na educação
dele se foi como sal que se coloca na água, alias, o sal até serve ainda para uma coisa, temperar a comida, mas o Toni já se foi, a sua vida foi ceifada por pessoas que acham ter direito na vida das outras, fazem o que
vem na sua cabeça confiante, pois, afinal, tem dinheiro para pagar fiança.
O ocorrido não pode ser revertido, mas uma investigação e a punição dos
culpados, talvez consola um pouco os nossos corações, nós colegas,
principalmente os corações da própria família da vítima.
Por favor, ouçam-nos.

Atenciosamente,

Lili Pontinta Cá
---------------------------------------------------------------------------
Date: Fri, 23 Sep 2011 18:21:30 -0300
Subject: Mais um assassinato de um estudante africano no Brasil que pode terminar em impunidade
From: To:
Trocando e-mails com colegas e professores decidimos fazer uma mobilização via internet, para que as pessoas escrevam para os locais abaixo cobrando uma atitude das autoridades.
é so imaginar a dor da familia de um estudante de Guiné Bissau, que veio estudar e volta morto
Nos ajude a mobilizar para que mais este assassinato não termine impune.
Ivair
O ideal é enviar e-maisl para :
1- Ouvidoria da SDH : ouvidoria@sdh.gov.br

2- Secretaria de Promoção de Políticas Públicas para a Igualdade Racia

3- Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
: snpddh@sdh.gov.br

4- Conselho de Defesa dos Direitos da Pesoa Humana: cddph@sdh.gov.br

5- MRE- entrar na pagina : http://www.itamaraty.gov.br/contact-info e preencher o formulario e enviar ao Departamento de Direitos Humanos

6- MEC entrar na página : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=1062

Universitário africano é espancado até a morte por PMs em MT, diz polícia
Estudante de Guiné-Bissau foi espancado em pizzaria em Cuiabá.
PMs disseram que tentaram conter rapaz que pedia dinheiro no local.
Dhiego Maia Do G1 MT

Toni Bernardo morava há sete anos em Cuiabá.
(Foto: Reprodução/TVCA)

Um estudante africano que cursava economia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) morreu após ser espancado na noite desta quinta-feira (22) em uma pizzaria localizada no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, dois policiais militares, ambos de 24 anos, e mais um empresário que é filho de um delegado aposentado, de 27 anos, são suspeitos de espancar o universitário até a morte.
Ao G1, a Polícia Civil informou que a vítima identificada como Toni Bernardo da Silva chegou ao estabelecimento por volta das 23h desta quinta-feira. No local, ele começou a pedir dinheiro aos frequentadores da pizzaria. Em uma das mesas, o universitário esbarrou em uma mulher. O namorado dela, o empresário de 27 anos, e os dois PMs que estavam à paisana no local, retiraram à força o universitário do estabelecimento e começaram a agredi-lo com socos e pontapés.
Uma moradora que reside ao lado do estabelecimento tentou apartar a briga, mas não conseguiu. Não houve tempo para ninguém prestar socorro à vítima, que acabou morrendo no local.
Os suspeitos foram autuados em flagrante e vão responder na Justiça pelo crime de homicídio. Na manhã desta sexta-feira (23) eles prestaram depoimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na presença do representante da Corregedoria da Polícia Militar. Em depoimento, eles disseram que apenas imobilizaram o rapaz.
O corpo da vítima está no Instituto Médico Legal (IML) e passa por exames periciais. Segundo o órgão, o laudo inicial do corpo do estudante aponta que ele foi morto por asfixia devido a uma lesão na traqueia. O corpo do estudante ainda será submetido a exames toxicológicos e de alcoolemia, já que há a suspeita de que ele estaria embriagado.
A Assessoria de Relações Internacionais da UFMT ainda vai se manifestar sobre o ocorrido. O estudante é natural de Guiné-Bissau, país localizado na costa ocidental da África, mas residia em Cuiabá há sete anos. Ele e mais um grupo de guinenses estavam fazendo intercâmbio em Cuiabá para estudar na UFMT. A Polícia Militar informou que vai investigar administrativamente a conduta dos dois policiais militares suspeitos de envolvimento no assassinato.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/09/universitario-africano-e-espancado-ate-morte-por-pms-em-mt-diz-policia.html

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Previna o Bullying - Jogos para Uma Cultura de Paz

O GGBS, em parceria com a Papirus Editora, oferece gratuitamente para funcionários e docentes (Unicamp/Funcamp) a palestra "Previna o Bullying - Jogos para Uma Cultura de Paz".

DIA 28 DE SETEMBRO (4ª FEIRA)
DAS 08:30 ÀS 12:30, NA
CASA DO LAGO - UNICAMP
Palestrante: Simão de Miranda, autor de livro sobre Bullying.

45 vagas - os inscritos receberão gratuitamente o livro do autor.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Paulo Freire ganha livro em data que faria 90 anos

Criador da pedagogia do oprimido, educador de genialidade reconhecidade internacionalmente, preso e exilado político, Paulo Freire completaria 90 anos segunda (19). Para homenageá-lo, a Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Editora da Universidade de Brasília (UnB), lançarão na data de aniversário do pensador a versão atualizada de “Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire”, do professor de Comunicação da UnB, Venício A. de Lima.
Educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição ao que Freire denominada educação bancária, tecnicista e alienante.

O educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Biografia

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha, Paulo teve uma irmã, Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles.
Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico.[carece de fontes] Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

Do golpe ao exílio
Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, no mesmo ano, realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias.
Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro (que, sob o presidente João Goulart, empenhava-se na realização das reformas de base) aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil núcleos (os "círculos de cultura") pelo País.
Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe militar extinguiu esse esforço. Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias. Em seguida passou por um breve exílio na Bolívia e trabalhou no Chile por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Em 1967, durante o exílio chileno, publicou no Brasil seu primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade, baseado fundamentalmente na tese Educação e Atualidade Brasileira, com a qual concorrera, em 1959, à cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife.

Professor em Harvard

O livro foi bem recebido e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969. No ano anterior, ele havia concluído a redação de seu mais famoso livro, Pedagogia do Oprimido, que foi publicado em várias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970) e até o hebraico (em 1981). Não foi publicado no Brasil até 1974, quando o general Geisel assumiu a presidência do país e iniciou o processo de abertura política.
Com a Anistia em 1979 Freire pôde retornar à terra natal, mas só o fez em 1980. Chegando, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo, e atuou como supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos de 1980 até 1986.
Quando o PT venceu as eleições municipais paulistanas de 1988, teve início a gestão de Luiza Erundina (1989-1993) e Freire foi nomeado secretário de Educação da cidade de São Paulo. Exerceu esse cargo de 1989 a 1991.

Atuação
Dentre as marcas de sua passagem pela secretaria municipal de Educação está a criação do MOVA - Movimento de Alfabetização, um modelo de programa público de apoio a salas comunitárias de Educação de Jovens e Adultos que até hoje é adotado por numerosas prefeituras (majoritariamente petistas ou de outras orientações de esquerda) e outras instâncias de governo.
Em 1986, sua esposa Elza morreu. Dois anos depois, em 1988, o educador casou-se com a também pernambucana Ana Maria Araújo, conhecida pelo apelido "Nita", amiga de infância e sua orientanda no programa de mestrado da PUC-SP.
Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador e realiza numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial.
Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.
A Justiça Federal, no Fórum Mundial de Educação Profissional de 2009, realizado em Brasília, fez o pedido de perdão post mortem à viúva e à família do educador, assumindo o pagamento de "reparação econômica.

Livro homenageia aniversário
Para homenageá-lo, a Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Editora da Universidade de Brasília (UnB), lançarão na data de aniversário do pensador a versão atualizada de “Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire”, do professor de Comunicação da UnB, Venício A. de Lima.
A obra é a versão atualizada da tese de doutorado de Venício, publicada há 30 anos sobre Paulo. Uma atualização, aliás, que vem em bom momento. Um dos maiores especialistas em comunicação do país, Venício investigou a fundo o que Paulo escreveu sobre a área, sobretudo, em relação ao direito à comunicação e a liberdade de informação.
A nova edição de “Comunicação e Cultura” conta, ainda, com análises atualizadas e também o prefácio da viúva de Paulo, dona Ana Maria Freire. Para Nita, como é chamada, a iniciativa de Venício coloca “de volta nas discussões acadêmicas o pioneirismo, a importância e atualidade do pensamento de Paulo, no que se refere à teoria da comunicação”. Se estiverem em Brasília, aproveitem para prestigiar o lançamento dia 19. Ele será às 19h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Redação Vermelho com agências. Do Vermelho.org, 19/09/2011

Biografias: A escrita da vida, da teoria à prática

Biografias: A escrita da vida, da teoria à prática

De 17 a 21 de outubro de 2011, das 19h às 22h30
Universidade de São Paulo
Campus Butantã



SOBRE O CURSO

"Biografia", em sua acepção etimológica, significa algo como a escrita da vida -- mas já está bem distante o tempo em que essa definição parecia suficiente. A revitalização constante dessa velha prática e seu lugar frente a desafios sempre novos convidam a falar de "biografias". Plurais, elas podem variar em termos de personagens, formatos, abordagens, circulação. Podem ser fonte ou resultado de pesquisa. Estão presentes nas mais diferentes áreas de conhecimento e em diversos campos de trabalho.

Profissionais e pesquisadores que têm se dedicado à confecção e/ou ao estudo do gênero biográfico se encontram no curso Biografias: A escrita da vida, da teoria à prática, que acontece de 17 a 21 de outubro de 2011, das 19h às 22h30, na Universidade de São Paulo (Campus Butantã). Em uma introdução abrangente ao tema, com palestras e minicursos, as várias facetas das biografias serão abordadas. Assim, interessados de todas as áreas terão os fundamentos de um tipo de texto que nunca perde seu interesse.



PROGRAMAÇÃO

O curso é composto por palestras e minicursos sobre os seguintes temas:

- A biografia histórica
Wilton C. L. Silva (Unesp - Universidade Estadual Paulista)

- Biografia: Visões filosóficas
Roberto Bolzani (USP - Universidade de São Paulo)

- Memória, história oral e pesquisa biográfica
Benito Bisso Schmidt (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

- Literatura, autobiografia e memória
Adriana Kanzepolsky (USP - Universidade de São Paulo)

- Biografias e perfis: Como escrevê-los
Sergio Vilas Boas (ABJL - Academia Brasileira de Jornalismo Literário)

- Biografia, jornalismo e mercado editorial
Regina Echeverria (Jornalista e escritora)

- Biografias e cinema documental
Verônica Ferreira Dias (PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

- Fotobiografias
Fabiana Bruno (Faculdade Panamericana de Arte e Design )


INSCRIÇÕES

As inscrições já estão abertas pelo site http://www.usp.br/historiaintelectual, e as vagas são limitadas.

Valores:
R$ 200,00 (duzentos reais) - Até 30 de setembro
R$ 215,00 (duzentos e vinte reais) - De 1º a 15 de outubro

A inscrição no curso oferece direito à participação em todas as atividades, material de apoio e certificado de 20 horas/aula entregue no último dia do curso para os alunos que participarem de 85% das atividades.



MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual
Departamento de História - FFLCH - USP
E-mail: biografiasusp2011@gmail.com
http://www.usp.br/historiaintelectual

terça-feira, 20 de setembro de 2011

pedagogia social: um olhar para a educação

seminário na UNISAL Campinas
inscrições: www.unisal.br (link eventos)
Palestrante: Profa. Sueli M. P. Caro
Sábado, 10horas.
Auditório Jan Dec - Campus São José - Taquaral - Campinas-SP
Organização: GEPESAC

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O contador de histórias

Filme dirigido por Ricardo Villaça será exibido no dia 20 de setembro, às 16 e 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A exibição é fruto de parceria existente entre a Casa e a Rede Brazucah. A organização é do aluno de Midialogia da Unicamp, Felipe Barreto.
A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-35217017.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Midias Sociais, Redes Sociais, Inovação e Empreendedorismo

Fórum "Empreendedorismo e Inovação"
Temas: Midias Sociais, Redes Sociais, Inovação e Empreendedorismo
Data: 26/set/2011
Horário: 9:00 às 16:30
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Programação
09h00 - Abertura
09h30 – Palestra: Mídias Sociais são propaganda?
por Bruno Tozzini
14h00 – Mesa redonda: Oportunidades de negócio das mídias sociais
com Guilherme Valadares, Luciano Palma e Martha Terenzo
15h30 – Mesa redonda: Sucesso nas mídias sociais
Com Marcelo Salgado (e demais a confirmar)
ORGANIZADORES:
Núcleo Das Empresas Júniores Da Unicamp
CGU - Coordenadoria Geral da Unicamp
Inscrições com direito a certificado.

Detalhes do Evento:
http://foruns.bc.unicamp.br/empreen/foruns_empreen.php
Inscrições:
http://foruns.bc.unicamp.br/empreen/foruns_empreen.php

Contato com organizadores:
http://www.nucleoejunicamp.com.br

4K - Uma nova maneira de ver o mundo

Queremos te convidar para uma palestra missionária que teremos aqui na FNB dia 17/09 (sábado), à partir das 14h.

O tema é: 4K - Uma nova maneira de ver o mundo.

Nunca ouviu falar sobre o 4K? Essa é uma nova estratégia missionária que nos auxilia na nossa tarefa de alcançar todas as nações com o evangelho.

Venha participar e conheça mais sobre esse assunto.
Valor: R$ 10,00

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: (19) 3287-7360 ou (19) 8296-5245 - www.fnb.com.br

Deus abençoe.

Diego Pereira
Coordenador do CIM Nazareno- Curso Intensivo de Missões

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aliança Cristã Evangélica Brasileira

Novo Site da Aliança.
http://aliancaevangelica.org.br/

HotSite do Fórum
http://www.aliancaevangelica.org.br/forum/

Informações: Alex Fajardo
Assessoria de comunicação da Aliança Evangélica

seminário internacional ABONG 2011

Abong 20 anos – organizações em defesa de direitos e bens comuns



Em 19 e 20 de setembro, a Abong realizará, em São Paulo, SP, seminário internacional em comemoração aos 20 anos da associação. O evento contará com as presenças de Lilian Celiberti, feminista e ativista política uruguaia, e do pensador Michael Löwy.



As conferências e painéis temáticos possibilitarão analisar a complexidade do campo de atuação das organizações da sociedade civil, bem como fortalecer sua ação política na disputa por novos paradigmas de desenvolvimento, pela radicalização da democracia e efetivação dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (DHESCAs). As atividades acontecem em três locais distintos – Ação Educativa; Aliança Francesa e Instituto Pólis.



A conferência inaugural será transmitida pela internet, em link disponibilizado no site www.abong.org.br. Confira abaixo a programação completa.



Inscrições aqui



Informações para a imprensa



Hugo Fanton – hugo@abong.org.br

Denise Eloy – denise@abong.org.br



Telefone: (11) 3237-2122






Programação

19/9 - Eixo: Institucionalidade das ONGs




Conferência: Sociedade Civil na América Latina – conjuntura atual e perspectivas
Conferencista: Lilian Celiberti
9:00h às 12:30h
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque

Painéis simultâneos
14:00h às 17:00h



- Transparência e legitimidade das ONGs – gestão e comunicação política
Vera Masagão (Abong) – Mediação

Anna Cynthia Oliveira (Gife)

Fabiano Angélico (pesquisador)

Pedro Markun (Transparência Hacker / Casa de Cultura Digital)




- Recursos humanos em ONGs: militância x profissionalismo?
Raimundo Oliveira (Abong) – Mediação

Elsa Kraychete (Universidade Federal da Bahia)

Fátima Nascimento (Elo Brasil)

Waldir Mafra (Care Brasil)




- Comunicação e seu papel na defesa de direitos e bens comuns
Damien Hazard (Abong) – Mediação

Representante do Intervozes


Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil)

Representante da Rádio Comunitária de Heliópolis - a confirmar




- Sociedade civil, controle social e participação

Aldalice Otterloo (Abong) - Mediação

Carmen Silva (SOS Corpo)

Lisa Gunn (Idec)

Pedro Pontual (Secretaria Geral da Presidência)


Locais dos painéis

Aliança Francesa: Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque

Instituto Pólis – Rua Araújo, 124 – Vila Buarque







20/09 – Eixo: Ação e Resultados – Sociedade civil na Rio+20
Conferência: Uma nova concepção de desenvolvimento - Para superar o modelo produtivista-consumista

Conferencista: Michael Löwy

9:00h às 12:30h

Local: Aliança Francesa - Rua General Jardim, 182




Painéis simultâneos


14:00h às 17:00h




- Educação e sustentabilidade: rumo a Rio+20
Damien Hazard (Abong) – Mediação

Maria Alice Setubal (Cenpec)

Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa)




- Rio+20 – que economia queremos?
Aldalice Otterloo (Abong) – Mediação

Débora Rodrigues (Vida Brasil)

Representante da Vitae Civilis


Representante da Via Campesina





- Modelo de desenvolvimento, combate à miséria e superação das desigualdades


Daltro Paiva (Apacc)

Ivo Lesbaupin (Iser Assessoria)

Representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)





- Impacto dos megaeventos nas cidades – mobilização da sociedade civil
Raimundo Oliveira (Abong) – Mediação

Anita Gomes dos Santos (Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do Município de Belo Horizonte)

Felipe Saboya (Ethos)

Magnólia Said (Esplar)



Locais dos painéis

Aliança Francesa: Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
Instituto Pólis – Rua Araújo, 124 – Vila Buarque







Realização:
Abong

Parceiros:
Ação Educativa
Agência Enkel
Aliança Francesa
Instituto Pólis

Apoio:
EED
Fundação Ford
ICCO
IIE (Institute of International Education)
Oxfam

Bioenergia no Brasil e nos EUA

- O Seminário Internacional "Bioenergia: alternativas e avaliação de impactos no Brasil e nos EUA" será ministrado pelos professores David Zilberman, da Universidade da Califórnia (Berkeley); Madhu Khanna, da Universidade de Illinois, e José Maria da Silveira, do Instituto de Economia da Unicamp. O evento ocorre no dia 15 de setembro, às 9 horas, no auditório do IE. A organização é do professor José Maria da Silveira. Outras informações: 19-3521-5716.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Teoria e Método na História do Pensamento Político

MINICURSO
Dia 14 de setembro de 2011, às 14h00
Local: Sala de Tese (Prédio da Pós-Graduação)
IFCH - Unicamp

Expositor: Ricardo Sillva
(Departamento de Sociologia e Ciência Política/UFSC)

Organização:
Prof. Dr. Alvaro Bianchi
(Programa de Pós-Graduação em Ciência Política)

Promoção:
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

Apoio técnico:
SECRETARIA DE EVENTOS do IFCH/Unicamp

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como era a escola: Experiências de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material"

Encontram-se abertas as inscrições para o Fórum Permanente de Desafios do Magistério, a se realizar na data de 15 de setembro de 2011, cujo tema é:

"Como era a escola: Experiências de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material"

As inscrições poderão ser realizadas pelo endereço eletrônico:

http://foruns.bc.unicamp.br/magis/foruns_magis.php

Esporte e Globalização

Palestra "Esporte e Globalização"
Palestrante Prof. Richard Giulianotti
Data 15 de setembro de 2011
Horário 19 horas
Local Auditório da FEF - http://www.fef.unicamp.br/
Público alvo A palestra é aberta a todos os interessados

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Redação Científica

Inscrições: 10/06/2011 a 15/09/2011
Oferecimento: 17/09/2011 a 05/11/2011
Local do curso: Instituto de Estudos da Linguagem
Carga Horária: 30 horas totais
Horário: sábados, das 8h às 12h
Quantidade de alunos: Mínimo de 17 e máximo de 30.
Critério de Admissão: Entrega da documentação necessária e análise pelo orgão responsável informado abaixo.
Documentação Necessária:
- Cópia do RG.
- Cópia do CPF.
- Cópia do comprovante do pré-requisito exigido (certificado de conclusão ou diploma, frente e verso).
- Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso assinado.
As matrículas serão efetuadas considerando a ordem das inscrições, no caso de não haver nenhum outro critério de classificação - observar "Critério de Admissão".

ATENÇÃO: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NÃO SUBSTITUI O RG.

Condições de pagamento: 1 PARCELA(S) DE R$ 375,00 À VISTA, ATRAVÉS DE BOLETO BANCÁRIO. OU 2 PARCELA(S) DE R$ 187,50 ATRAVÉS DE BOLETO BANCÁRIO.

Inscrições: http://www.extecamp.unicamp.br
Informações: seee@iel.unicamp.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Terra Brasilis Trio toca no IA

- O Terra Brasilis Trio faz apresentação no dia 31 de setembro, às 12h30, no auditório do Instituto de Artes (IA). A organização é do Centro de Produções do IA.
O Terra Brasilis Trio nasceu da busca de uma sonoridade diferenciada partindo de Ana Carolina Sacco e Valdeci Merquiori que ainda na universidade iniciaram um trabalho camerístico desenvolvendo o repertório para a formação de duo (piano e viola) participando de concursos, recitais e festivais de música e após uma década de trabalho, resolveram então formar um trio, convidando o clarinetista André Zocca a fazer parte deste projeto.
O repertório ainda é muito pequeno, sendo assim, o Terra Brasilis Trio está empenhado em aumentá-lo, entrando em contato com compositores brasileiros que se interessem.
http://www.iar.unicamp.br/ceprod/index.php

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Encontro com Professores na Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre nesta segunda-feira (5), a partir das 9 horas, as inscrições para o Encontro com Professores do Ensino Médio. Durante o Encontro, os professores vão participar de oficinas sobre as diferentes provas do Vestibular Unicamp. Inscrições: até 9 de setembro, no http://www.comvest.unicamp.br/encontro_prof/encontro.html.
O evento será realizado dia 23 de setembro, das 14 às 18 horas, no campus da Unicamp.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Domingo no Lago - Setembro/2011

D. Arhak, Ossos do Ofício e Queen Rhapsody são as atrações do Domingo no Lago - Para a quarta edição do projeto Domingo no Lago, dia 4 de setembro, o Espaço Cultural Casa do Lago programou duas exibições da Troupe Per Tutti. A primeira, o espetáculo de ilusionismo do mago D. Arhak, acontece na Sala Multiuso, às 10h30. Simultaneamente, na Sala de Cinema, a Troupe apresenta a comédia do trabalho “Ossos do Ofício”. Outra atração do Domingo no Lago, o concerto cênico “Queen Rhapsody”, será executado pelo Coral Unicamp Zíper na Boca, às 11h30. Todos os eventos são gratuitos. O Espaço cultural fica na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7017 ou e-mail casadolago@reitoria.unicamp.br.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como era a Escola

Experiências de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material

Dia 15/09, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp
Realização: CIVILIS: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania - FE/UNICAMP
Programação completa e INSCRIÇÕES ANTECIPADAS ONLINE:
http://foruns.bc.unicamp.br/magis/foruns_magis.php