blog do Prof. Odair Marques da Silva (www.africaatual.com.br)
sexta-feira, 23 de março de 2012
"notícia falsa"
Os Brasileiros estão estragando o Facebook, diz fundador:"notícia falsa"
Postado por Missões Quilombo em 21 março 2012 às 12:30Exibir blog.Texto que circula pela web afirma que o fundador do Facebook teria dito em entrevista que os brasileiros estariam estragando a rede social criada por ele. Mas será que ele disse mesmo isso? Veja o que descobrimos:
Em março de 2012, um artigo começou a se espalhar na rede. O texto diz que Mark Zuckerberg teria afirmado em uma entrevista à rede CNN de notícias que “[...] está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook.”. A notícia com o desabafo do milionário foi reproduzida em vários sites de noticias no nosso país.
A questão é: Será que ele disse isso mesmo?
Essa notícia é verdadeira ou falsa?
Como sempre procuramos mostrar aqui no E-farsas, o texto tem todas as características de um hoax, de um boato virtual:
■Cita nomes de pessoas e empresas conhecidas
■Trata de um assunto que interessa muita gente
■Cita fontes para dar mais credibilidade
■Geralmente, não se sabe quem é o autor
O texto diz que Mark teria falado mal dos brasileiros e completa que “Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema”.
Crescimento do Facebook no Brasil
De acordo com o levantamento feito pelo analista de mídias sociais Nick Burcher, o Brasil foi o país que teve o maior crescimento em numero de usuários do Facebook em 2011. Segundo Burcher, “apenas” 8 milhões de brasileiros acessavam a ferramenta em dezembro de 2010. No final de 2011 já havia 35 milhões de cadastrados. Um aumento de quase 300% de brasileiros.
Não seria uma atitude muito sensata por parte de Mark Zuckerberg – que ganha fortunas graças ao seu projeto – fazer alguma afirmação que viesse a prejudicar um mercado desse tamanho (o Brasil é quarto no mundo em numero de usuários!).
Em março de 2012, o Facebook lançou novas funcionalidades para os brasileiros que utilizam o serviço. Caso o Brasil não fosse um mercado que valesse a pena, com certeza Zuckerberg e sua equipe nem se daria ao trabalho…
Em um trecho, o autor explica que:
“O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook.”
Cadê o link com a declaração bombástica? Quando ele disse isso?
Como sempre afirmamos aqui no E-farsas, a maioria dos boatos são assim: Citam nomes de fontes confiáveis, mas não provam quando ou onde tais afirmações foram proferidas.
Origem
Quem criou esse texto foi o grupo de humor G17. No rodapé do site G17 há um enorme aviso:
”FIQUE ATENTO – G17 é site de humor e as notícias aqui publicadas não podem ser levadas a sério ou, servir de fonte de informação, pois se tratam de sátiras e ficção.”
O G17 já é famoso por lançar notícias humorísticas como se fossem reais. Muitas vezes, algumas pessoas acabam acreditando e repassando as histórias como se fossem reais.
Com a ajuda da E-farsas.com que usar a própria internet para desmistificar as histórias que nela circulam, o Afrokut que também caiu nessa pegadinha desmitifica essa falsa historia:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário