blog do Prof. Odair Marques da Silva (www.africaatual.com.br)
sexta-feira, 15 de junho de 2012
A Ditadura no Brasil 1964 – 1985
Exposição - "A Ditadura no Brasil 1964 – 1985 - A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência"
De 18 a 29 de junho/2012 - Espaço Cultural Casa do Lago - Unicamp
O Espaço Cultural Casa do Lago da Universidade Estadual de Campinas sedia a Exposição “A Ditadura no Brasil 1964 – 1985. A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência“, iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Esta exposição faz parte do Projeto Direito à Memória e à Verdade cujo objetivo é recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Disponibilizar esse conhecimento é fundamental para o País construir instrumentos eficazes e garantir que esse passado não se repita nunca mais.
Em uma ambientação visual que conduz o público em uma espécie de “viagem no tempo”., a exposição na Casa do Lago traz de volta a lembrança aos que viveram os fatos retratados e traduz aos jovens um pouco do clima vivenciado nesse período tão importante na história social e política brasileira. Recupera, de maneira exclusiva, desde os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura militar de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”. Imagens marcantes dos tanques militares na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, a resistência dos diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas estão expostas em grandes painéis que colocam o espectador dentro dos acontecimentos. Junto, todos os fatos ocorridos nessa época são recuperados em um texto em ordem cronológica.
A exposição apresenta 21 painéis impressos em lona com um formato flexível adaptáveis aos diversos ambientes, as exposições foram, invariavelmente, instaladas em locais de grande circulação, em mais de 80 cidades brasileiras, atingindo um público estimado em 2,8 milhões de pessoas.
fonte: http://www.preac.unicamp.br/casadolago, 12 de Junho de 2012 16:13
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário