segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CMU promove exposição fotográfica “Ofício e Memória”

Fotografias e depoimentos revelam particularidades

de profissionais cujas atividades persistem no tempo



O Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (GPMeF), do Centro de Memória – Unicamp, realiza no próximo dia 20 de outubro a Exposição Fotográfica “Ofício e Memória”. A mostra, que integra a III Feira Cultural do CIS-Guanabara e o VI Festival Hercule Florence de Fotografia, poderá ser vista das 14 horas às 17 horas no Armazém do Café da Estação Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo, em Campinas).

Em 33 painéis pesquisadores do grupo mostram em fotos e depoimentos a diversidade que caracteriza atividades profissionais que persistem no tempo, seja pelo processo, seja por práticas culturais; são ofícios que apesar da atualização dos processos conservam traços do antigo de forma ressignificada. São registros que evidenciam a memória de ofícios que, apesar da modernidade, permanecem como o fotógrafo lambe-lambe, maquinista, alfaiate, barbeiro, sapateiro, borracheiro, luthier, peixeiro, jardineiro, cesteiro e vidreiro configurando um universo de atividades aprendidas de maneira informal, empírica e que reafirmam a tradição do ofício.

Integram a Coletiva os pesquisadores Alexsânder Nakaóka, Amarildo Carnicel, Batisitina Corgozinho, Daniela Alvisi, Iara Rolim, Maria Cecília Monteiro, Nelson Chinalia, Olga von Simson, Rita Prando, Suzana Barretto e Taís Franciscon. A mostra é itinerante e, depois da Estação Guanabara seguirá para o Parque das Águas (Rua Visconde de Congonhas do Campo, 567 – Pq. São Martinho – Campinas) e na sequencia para as cidades onde os profissionais foram fotografados.

Nenhum comentário: