terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rede Social por uma Reforma Política de Verdade

 
Campanha de Iniciativa Popular: Rede Social por uma Reforma Política de Verdade
As recentes manifestações populares em todo o país por melhorias sociais e políticas mostraram, de forma unânime, a grande insatisfação com o atual sistema político no Brasil que favorece a corrupção e acaba não representando os verdadeiros interesses da população. Como proposta para reformar este sistema foi proposto pela presidente uma constituinte popular que é a forma mais democrática para a população fazer a reforma política. Mas ela não teve apoio, até mesmo, de muitos de seus “companheiros” de partido.
SERÁ QUE A ELITE POLÍTICA QUER MANTER SOBRE SUA RÉDEA A REFORMA POLÍTICA FAZENDO MUDANÇAS PARA TUDO CONTINUAR O MESMO?
Só um povo esclarecido pode mudar um país.
Por que a elite política do país não é favorável à eleição de uma Assembleia Constituinte (ou outro mecanismo jurídico equivalente) para elaborar uma reforma política no Brasil?????????? Argumentos contrários: nossa Constituição não aborda esse assunto, levaria muito tempo, gastaria muito dinheiro, não é necessária já que temos deputados eleitos que podem fazê-la, não dá tempo para discutir e debater as propostas etc.
Mas a pergunta é: será que não valeria a o esforço de realizá-la mesmo que seja válida apenas para as próximas eleições?
O que é uma reforma política?
A reforma política é um conjunto de propostas debatidas no Congresso Nacional para tentar melhorar o atual sistema eleitoral e político brasileiro. Entre os temas estão: sistema de voto, financiamento eleitoral e partidário, transparência das ações dos políticos, transparência no uso do dinheiro público, gastos dos parlamentares, coligações, alteração das datas de posse, relação entre eleitor e eleitos, entre outros. O vídeo a seguir mostra o quanto estamos atrasados politicamente e o que se poderia mudar com uma reforma política de verdade. Já a reportagem mostra o quanto o país paga para nossos representantes, sendo que, como sabemos muitos não merecem o que ganham.
O que é uma Assembleia Constituinte?
Assembleia Constituinte é uma representação composta por pessoas eleitas exclusivamente para redigir ou reformar a Constituição. É formada principalmente por professores universitários, especialistas em política, cientistas políticos, professores de Direito Constitucional, jornalistas etc., ou seja, membros da sociedade civil para representarem a Nação. Não precisaria de partidos políticos – todos poderiam concorrer.
Qual reforma política seria melhor: uma feita pelos nossos parlamentares ou por representantes eleitos pelo povo brasileiro?
VAMOS ESPALHAR E DEBATER ESSE ASSUNTO PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO SABE O QUE É UMA CONSTITUINTE E DE QUE MANEIRA ELA PODE MUDAR OS RUMOS DO BRASIL.
De todas as reformas, a política é a mais importante para o país e não pode ser realizada com pequenas alterações, aqui e ali, para tudo continuar como está. Para que qualquer outra reforma que o país precise, deve haver a aprovação pelo Congresso Nacional, ou seja, pelos deputados e senadores, de maneira que mudanças significativas no país dependem dessa reforma que pode ser a “mãe” de todas.
Uma reforma política de verdade não deveria ser feita por representantes do povo eleitos diretamente e exclusivamente para esse fim? Ou seja, através da eleição de uma Assembleia Constituinte Exclusiva?
Nossa proposta é: Eleger uma Assembleia Constituinte para fazer a reforma política, que é o melhor caminho para mudar de fato a gestão política do Brasil e fazer com que os NOVOS deputados que forem eleitos sejam de fato representantes do povo para fazer as outras reformas que o Brasil tanto precisa.
Veja o vídeo:
Leia a reportagem:
Em 2013, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem gastar R$ 23 milhões por dia: http://oglobo.globo.com/pais/camara-senado-deverao-gastar-23-milhoes-por-dia-em-2013-7675627#ixzz2adPYlAiG

Nenhum comentário: