quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Brinquedoteca do CIS-Guanabara inaugura com projeto da Emdec

 
fonte:http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=noticiasgerais&pub=8254










Autor: GILSON REI
Com o projeto "A Gente Aprende, Agente Ensina", a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) participou nesta terça-feira, 12 de novembro, da inauguração da Brinquedoteca do Centro de Inclusão Social Guanabara (CIS-Guanabara), gerenciado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na antiga Estação Guanabara.

Aproximadamente 30 crianças da ONG Casa da Sopa do Jardim Ouro Verde participaram da aula da Emdec e da inauguração, que contou também com apresentação teatral e com a presença de um palhaço no evento.

O projeto da Emdec foi apresentado às crianças antes da inauguração. Nesta ação educativa, os agentes da Mobilidade Urbana da Emdec visitam escolas e instituições correlatas para passar orientações sobre cidadania, educação e segurança no trânsito.

O menino João Pedro Henrique Alves Silva, de 10 anos, participou de tudo e ficou animado, tanto com a aula dada pelo agente da Emdec sobre trânsito, como da brinquedoteca inaugurada. “Gostei de ter aprendido sobre a travessia de pedestres e das regras de trânsito, principalmente para poder andar de bicicleta com freios e pneus em dia para evitar acidente”, afirmou o garoto. “Na brinquedoteca, gostei mais dos livros e dos jogos”, disse.

A garota Julia Stefany Gonçalves, 12 anos, afirmou que a apresentação da Emdec foi importante. “As crianças aprendem como se portar nas ruas, quais as regras do trânsito e como elas devem agir para empinar pipas e usar as bicicletas”, disse. “Na brinquedoteca gostei de tudo, desde as bonecas e fantoches até as bolas, jogos e livros. Muito bacana”, comentou

Samuel Bovi de Lima, de 8 anos, gostou das orientações sobre a brincadeira de empinar pipas com segurança. “O uso de cerol pode até matar uma pessoa e muitas crianças não sabem disso”, afirmou. “Na brinquedoteca tem tudo de bom. Vou voltar com meus amigos”, disse.

Agente Ensina
O "A Gente Aprende, Agente Ensina" é parte da campanha permanente Preferência pela Vida da Emdec, que inclui diversos projetos de educação no trânsito. Além das palestras e dos ensinamentos, muitos estudantes já receberam folhetos com os valores trabalhados neste processo: Responsabilidade, Consciência, Diálogo, Respeito Mútuo e Solidariedade.

O projeto existe desde 2007. Além de qualificar a circulação de pais e alunos, valoriza o agente em seu papel educativo e de pronto atendimento ao cidadão.



Para receber a atividade em sua escola, contate a Gerência de Educação e Cidadania da Emdec, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3772-4078.

CIS-Guanabara
O CIS-Guanabara é um Centro Cultural de Inclusão e Integração Social criado, vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp. Trata-se de um espaço público tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas, posto sob cuidados da Universidade.

O CIS Guanabara é composto pelo conjunto arquitetônico recuperado da antiga Estação Guanabara. O Espaço CIS-Guanabara destina-se a proporcionar adequadas condições de desenvolvimento de projetos de educação, cultura e lazer para o público da comunidade de Campinas e Região Metropolitana.

SERVIÇO
A brinquedoteca do CIS-Guanabara fica na Rua Mário Siqueira, 829, Jardim Guanabara, e estará aberta à população de Campinas e região no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h30, de terça a sexta-feira. Escolas e instituições que se interessarem em conhecer este espaço, poderão entrar em contato com Helenice Vitorino pelo e-mail vitorino@unicamp.br.



Autor: GILSON REI
Última alteração em 12 de Novembro de 2013 às 14:59

Nenhum comentário: