Um experimento que manipulou o conteúdo do news feed de mais de 680 mil usuários do facebook mostrou que a exposição a conteúdo emocionalmente negativo leva o usuário a produzir e postar ais conteúdo negativo, e a exposição a conteúdo positivo estimula a produção e postagem de conteúdo positivo. O artigo que descreve o estudo foi publicado no periódico PNAS.
"O experimento manipulou a extensão em que pessoas foram expostas a conteúdos emocionais em seus news feed", diz o trabalho, que tem entre seus autores um funcionário da rede social. "Isto testou se a exposição a emoções leva as pessoas a mudar seus comportamentos de postagem (...) numa forma de contágio emocional". Apenas usuários que veem o facebook em língua inglesa foram considerados elegíveis para o experimento.
Os autores acreditam ter demonstrado que o contágio emocional acontece mesmo sem interação - isto é, sem que os usuários trocassem mensagens ou comentassem as postagens uns dos outros - mas por mera exposição ao conteúdo emocional do que aparecia no news feed. O efeito final da manipulação foi pequeno, reconhecem os pesquisadores mas eles ponderam que, dada a escada das redes sociais, mesmo um efeito pequeno pode gerar grandes repercussões. "Mensagens online influenciam nossa experiência das emoções, o que pode afetar diversos comportamentos fara da rede". escrevem.
fonte: Jornal da Unicamp, Campinas, 9 a 22 de junho de 2014.