domingo, 13 de outubro de 2019

Jornada Afroempreendedorismo

Jornada: Afro-empreendedorismo
Conferência e painéis sobre liderança e educação 
O que ensina o afro-empreendedorismo?  
O porquê da jornada: “A população negra é o grupo que mais abre novos negócios no Brasil, mas é aquele que menos fatura. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor de 2017, pesquisa realizada em parceria com o SEBRAE, negros correspondem a 51% dos empresários do país, porém, formam apenas 1% daqueles que ganham de R$ 60 mil a R$ 360 mil e totalizam 60% dos empreendedores que não lucram nada. Para mulheres negras, no entanto, manter empresas de pé pode ser uma tarefa especialmente desafiadora.” Época Negócios, Novembro, 2018

Participe desta jornada!
As vagas são gratuitas e limitadas. Inscreva-se!

Programação
  • 13h30 - Recepção dos participantes
  • 14h - Abertura:
José Vicente (Reitor Faculdade Zumbi dos Palmares)
Marcelo Knobel (Reitor Unicamp)
Newton Frateschi (Diretor Executivo Inova Unicamp)
  •  14h20 – Palestra Reafro
Com Odair Marques da Silva (Núcleo de Informática Aplicada à Educação: NIED - Unicamp)
  •  14h40 – Afro-empreendedores e Liderança nas empresas
Quais fatores despertaram seu espírito empreendedor? Como se deu a concepção do projeto empresarial? Quais são os principais marcos da trajetória da sua empresa? Quais foram as principais adversidades surgidas e superadas? Quais foram os obstáculos enfrentados no âmbito familiar? Como foram superados? Quais são as lições apreendidas para a construção do futuro? Com referência a juventude, quais são as habilidades, atitudes e comportamentos determinantes para a concepção e realização exitosa de um projeto empresarial?
Com Graciane Martins (fundadora da Taxifly) e Leonardo Gross (fundador da DigitalHealth Works)
 Moderadora: Vanessa Sensato (Diretora de Relações Institucionais - Inova Unicamp)
  •  15h40 - Educação Empreendedora
Quais são as características pedagógicas que promovem o empreendedorismo nas novas gerações? Como levar práticas de empreendedorismo à sala de aula? Como desenvolver práticas de cultura empreendedora na escola que conduzam a um projeto de vida significativa? Quais são as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio da criação de um projeto empreendedor? Quais são as lições aprendidas na sua prática de educação empreendedora? Quais são as habilidades, atitudes e comportamentos determinantes para a concepção e realização exitosa de um projeto empresarial?
Com Paulo Lemos (Facamp), Raoni Cusma de Paula (Faculdade Zumbi dos Palmares) e Ana Minuto (Coach para desenvolvimento humano) 
Moderador - Prof. Newton Frateschi (Diretor Executivo Inova Unicamp)

Nenhum comentário: