sábado, 4 de abril de 2020

África Atual

Por que divulgar as iniciativas dos países em África?

         Uma razão simples se fundamenta em nossa identidade nacional. Acima de 50% da população brasileira é afrodescendente. Esse indicador impressiona, dado ao fato das quase ínfimas iniciativas de relacionamentos que possuímos com esses países.
A maioria da fonte de turismo no Brasil deveria ser de africanos. E, a maioria do turismo em África deveria estar entre os brasileiros. Por que isso não ocorre?

        Uma das possibilidades de resposta está no significado da palavra orgulho: enquanto percepção de satisfação, de sobrevalor, de honra, de pertencimento. Esta percepção, bem presente entre os imigrantes que aqui aportaram, se desconstrói através da forma com que a história dos africanos e afrodescendentes, no Brasil, se observam descritas em nossos livros, em nossas escolas e em nossos meios de comunicação.

        Outra vertente é a indústria cultural norte-americana e européia, que investem em adquirirem as mídias brasileiras, haja visto que a maioria dos filmes que aqui passam são oriundos desses países. Essa indústria cultural leva o dinheiro brasileiro para os seus países, pagam seus atores, seus produtores, seus técnicos, a promoverem merchandizing, isto é, nós consumimos seus produtos. Nossa riqueza vaza para o norte do hemisfério. Interessante, não?

       Esse breve texto não pretende, nem de perto, esgotar as possibilidades dessa reflexão, somente arranhar em alguns elementos presentes.

       Na perspectiva das empresas africanas, há a carência de se observar o Brasil como um mercado emergente de seus produtos. É claro, leva-se em consideração que esses países ainda estão em fase de descolonização, de seus estados nacionais a estarem construídos em estruturas recentes. Entre 100 a 50 anos, somente, de reestruturação nacional. Mas, há que se registrar que já possuem uma classe média pujante, em economias em expansão, e produção local em acelerada instalação empresarial. Há nisso uma oportunidade entre os afroempreendedores. De ambos os lados.

     Nessa janela de oportunidade nasce o empreendimento que valoriza as novas iniciativas, em andamento. Que geram empreendimentos e interações entre essas poderosas fontes culturais e empreendedoras: o "Atlas da África" e a plataforma digital www.africaatual.com.br.

 

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