quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A importância de conhecer os países africanos

Entrevista, live, no youtube da Afroimpacto
Descrição
Considerado o berço da humanidade, o continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do mundo, com muitas variedades linguísticas e religiosas, distribuídas em 54 países independentes, fazendo dela o terceiro continente mais extenso do globo e o segundo mais populoso. África possui cerca de 490 etnias e mais de 2.000 idiomas diferentes. Além disso, a cultura africana é uma das matrizes culturais do Brasil, sendo algumas das manifestações mais evidentes a nossa música, culinária e religião.
Com isso, acontece no dia 21/09 às 19h30 a LIVE - A importância de conhecer os países em África, que faz parte de uma série de lives gratuitas que serão realizadas sobre a África, transmitida via Youtube.
Para esse evento, contaremos com a presença:
1. Dr. Antonio Carlos da Silva Barros
Descrição: O advogado Antonio Carlos da Silva Barros é o novo coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e Cidadania. É Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino Bauru, em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos – Faculdade de Educação e Ciências Humanas Bauru, e formando em Pedagogia pela– Universidade Virtual de São Paulo. Tem vasta experiência na luta pela igualdade e políticas afirmativas. É conselheiro licenciado do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, presidiu a Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB BAURU, por mais de 5 anos, auxiliando na lei de criação do Conselho da Comunidade Negra do município, coordenou a Comissão do Negro e assuntos antidiscriminatórios da ordem dos advogados do Brasil – SUBSEÇÃO BAURU. Além disso, é professor do Centro Paula Souza e da Secretaria da Educação de São Paulo, e atua também na esfera jurídica como advogado. Lecionou no Ensino Superior e em cursinhos preparatórios de concurso público. É articulista do Jornal da Cidade de Bauru - JCNet.
2. Prof. Odair
Descrição: Odair Marques da Silva, licenciatura em Ciências pela FSJT, especialização em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, mestrado em Gestão da Qualidade Total pela FEM/Unicamp, Doutorado em Ciências da Cultura pela UTAD/Portugal. Analista de Sistemas no Centro de Computação da UNICAMP. Atuou como gestor público, como Secretário Municipal de Educação no Município de Hortolândia (1997/1998 e 2005/2006), diretor-executivo da Fundação Municipal para a Educação Comunitária, PMC (2002/2003), Coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, órgão de extensão universitária da UNICAMP (2013/2017). Membro do Conselho Editorial da Revista “Tecnologia, Sociedade e Conhecimento”, do NIED/Unicamp (2018, atual). Membro da Diretoria Nacional da REAFRO (2019, atual). Membro da Direção da ENAFRO (2021/Jun-2022). Autor do livro 'Atlas Geocultural da África'.
Não perca!
Inscrições free, no formulário abaixo:
FORMULÁRIO

domingo, 28 de agosto de 2022

Coleção África de Celso Salles

Celso Salles é um escritor afrobrasileiro, radicado em Luanda, Angola, que está a produzir uma série de livros sobre os países em Africa, a abordar curiosidades turísticas, análises sócio-econômicas e culturais, com uma abordagem leve e instrutiva. Abaixo o prefácio, produzido pelo Prof. Odair Marques da Silva, ao livro 12 da coleção.
Segue o texto de apresentação do livro Coleção África

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Cinema e Animação na África

África atual: cinema e animação Uma entrevista que surpreende. O cinema africano está em fase inovadora, participando de streamings como Netflix e outros. Você já ouviu falar em Nollywood:? A animação conta com a iniciativa do “A indústria de animação africana tem potencial para ser autossustentável. O principal objetivo da Rede de Animação Africana é capacitar criadores e produtores de animação africanos, fornecendo apoio e promovendo a coesão social no setor de animação africano.”, onde você pode pesquisar em https://africananimation.net/ Estes e outros assuntos você encontra nesta live. Link da ZAMBEZI Participe: https://www.youtube.com/channel/UC5QOxkL4Bsz2JvamT6dVpcQ
Mediadoras Ju Borges e Zaira Pereira, lideranças em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entrevistados Leonardo Vidigal, professor na Escola de Belas Artes, UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. Dra. Luíza Helena, coletivos Flor de Palmares e Casa das Pretas. Odair Marques da Silva, autor do livro Atlas Geocultural da África e www.africaatual.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Viajar sem sair do lugar, é possível?

Viajar sem sair do lugar, é possível? 🤔 Ter um deguste de um passeio sem gastar um centavo, seria bom? 🥰 Avaliar o que mais vale a pena entre duas ou três opções fantásticas para experienciar, é uma boa? 😃 Faço o convite para que experimente tudo isso. Com esse artigo no site https://africaatual.com.br/visitas-virtuais-em-3-museus-da-africa/, você pode conhecer e visitar virtualmente 3 dos principais museus na África. 🕌🕍🏞️ Sim! Conhecer a exposição permanente do Nelson Mandela, saber mais sobre as curiosidades do Egito e muito mais... 👏🏾👏🏾👏🏾 Visite agora para ter um deguste virtual 💻🖥️, já saber mais sobre esses locais numa _viagem instantânea por grandes momentos da África_. Entre agora:
https://africaatual.com.br/visitas-virtuais-em-3-museus-da-africa/