quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Mostra Cultural Afrofuturista retorna à Campinas

Mostra Cultural Afrofuturista retorna à Campinas

A exposição estará instalada no Museu da Cidade, “Casa de Vidro”, localizada no Lago do Café, lindo parque ecológico ao lado do parque “Lagoa do Taquaral”.

De maneira instigante, a temática África ocupa, cada vez mais, espaços nas agendas e conteúdos curriculares escolares. Compondo relações nas práticas da transdisciplinaridade, interagindo com as questões ambientais e climáticas, às ODS, às leis 10.639/03 e 11.845/08, a internacionalização da educação, a ampliação dos repertórios culturais dos estudantes e docentes, tanto que questões sobre o continente africano temática estão aumentando em avaliações como ENEN e vestibulares.

A mostra é composta de um acervo de obras de artes africanas, a compor pinturas, artes-manuais, esculturas, modas, fotografias, mini vídeos, palestras, oficinas para crianças, entre outras, perpassando as leituras pedagógicas e culturais, do tradicional ao popular, da memória histórica ao olhar para uma perspectiva do contemporâneo e afrifuturista, relacionadas ao continente africano e suas relações com a brasilidade, sob a curadoria do Prof. Dr. Odair Marques da Silva, autor dos livros “Atlas Geocultural da África” e “África: um passeio pelo antigo continente”. Através de agendamentos, o Museu oferecerá recepções às turmas de escolas públicas e privadas, as quais terão acompanhamento de monitores universitários. O evento é um subsídio interessante aos projetos pedagógicos escolares e universitários, também a considerar o momento atual, por onde universidades, governos, empresas e a diplomacia brasileira estão desempenhando iniciativas em valorização de embaixadas, consulados, negócios e intercâmbios com países em África.

Serviço de visitação:

Museu da Cidade. Av Dr Heitor Penteado, 2145. Parque Taquaral. Parceria da Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura. Período: 02 a 28/10 - 2023 Agendamentos: museudacidade@campinas.sp.gov.br, (19) 3733-7556

https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museu-da-cidade

obs: é possível agendamentos especiais no período da noite, para grupos escolares, sob consulta.

Consulte mostras anteriores em: https://atlasgeoculturalafricaatual.com/index.php/mostra-cultural-afrofuturista/

Nenhum comentário: