segunda-feira, 29 de junho de 2009

Revista digital - Artes e midia

Studium comunica sua mais nova edição e agradece o seu prestígio.
Neste número:* Milton Guran, a fotografia em três tempos, por Ana Maria Mauad.* Materialidade e imaterialidade; memória e fotografia, por Fábio Goveia.* O conceito de iconicidade para a Midiologia, e os exemplos de design nas capas de revista, por Maria Eliana Facciolla Paiva.* Entre a arma e a câmera – reflexões sobre uma imagem-ato, por Fernando de Tacca.* Da fotografia para a imagem, por Mauricius Martins Farina.* Cria cuervos: uma aproximação com a fotografia de Carmen Calvo, por Marta Luiza Strambi.* O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para transformações na sociedade, por Paulo César Boni.* Suspensão -
Projeto especial produzido por alunos de Midialogia.Studium 28 é uma edição contemplada no Edital MCT/CNPq-MEC/CAPES nº 58/2008 - Editoração e Publicação de Periódicos Científicos Brasileiros.http://www.studium.iar.unicamp.br/

orquestra sinfônica capivari


sábado, 27 de junho de 2009

curso de fotografia

Curso de Fotografia
Horários: Terças das 9h às 11h
Aulas e oficinas para alunos e funcionários.
Professor: Maurício CostaLocal: Casa do LagoInscrições: pelo email mauriciocostafotografo@gmail.com

Madrigal

29/06 – Segunda – 12h30
Madrigal do Curso de Música
Madrigal do Curso de Música Obras de M. Flecha, C. Monteverdi, F. Schubert. F. Mendelssohn, R. Schumann e J. BrahmsRegência: Herberth Rodrigues, Jorge Geraldo, Samuel ValliDireção: Ângelo FernandesCoro do Departamento de MúsicaObras de J. S. Bach, F. Mendelssohn, A. Lotti, J. Sibelius e C. OrffRegência: Ângelo Fernandes, Daniela Lino, Carlos Fiorini
Local: Sala Multi-uso - Casa do Lago - UNICAMP - Confirmações: 3251-7017

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Seminário Nacional "memória e patrimonio"

Memória e Patrimônio - Até 30 de julho o Centro de Memória Unicamp (CMU) receberá, pelo site, as inscrições para o VI Seminário Nacional “Memória e Patrimônio”. O evento, que é coordenado pelo professor José Roberto Zan, ocorre de 14 a 16 de outubro, na Unicamp. A abertura está programada para o dia 14, às 9 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA). Alunos de graduação podem participar com a apresentação de pôsteres ou como ouvintes. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail do evento.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

teatro infantil


Apresentação Grupo de Música

De Cabo a Rabo toca no Iguatemi

O Grupo de música instrumental brasileira - De Cabo a Rabo -

Formado por estudantes da Unicamp, faz apresentação no dia 30 de junho, às 19 horas, na Livraria Cultura no Shopping Iguatemi de Campinas.
No repertório, A Rita, Mancada, Argumento, entre outras canções.
A apresentação faz parte do Projeto encontros Unicamp x Livraria Cultura

Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp.
Outras informações: 19-3521-1732.

vítimas da alienação parental

A Morte Inventada
Nesta quinta-feira (25), às 14, 16 e 19 horas,
Espaço Cultural Casa do Lago exibe o documentário “A Morte Inventada".

O filme revela o drama de pais e filhos que tiveram seus elos rompidos por uma separação conjugal mal conduzida, vítimas da alienação parental. Na última sessão haverá debate com o diretor e roteirista Alan Minas.

Participam as seguintes autoridades: José Reinaldo Braga, presidente do Centro de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas (Cedecamp); Viviana Gualtieri, assistente social do Fórum de Jundiaí e Zélia Santos, Psicóloga do Fórum da mesma cidade.
Informações: 19-3521-7017.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ótimo material de Educação Ambiental

LIVRO
"Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil: 1997 - 2007".

Esta publicação traz uma linha do tempo da Educação Ambiental no Brasil, no período de 1997 a 2007, com sua história tão recente e tumultuada quanto sua importância e urgência para se conseguir revolucionar as precárias relações entre nós, seres humanos, e as bases de sustentação da vida no nosso planeta.

O Livro poderá ser baixado clicando-se no link abaixo:
http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/dif_matizes.pdf

Departamento de Educação AmbientalMinistério do Meio AmbienteEsplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 553Brasília - DF - BrasilCEP 70.068-900Tel (61) 3317-1207Fax (61) 3317-1757

terça-feira, 23 de junho de 2009

O sujeito e a subjetividade

Local: Auditório do Instituto de Economia (IE)
Data/horário: 24 de junho, às 15 horas

Palestrantes: Os professores Wladimir Safatle, da Faculdade de Filosofia. Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e Leda Paulani, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).

Tema: “O sujeito e a subjetividade no mundo contemporâneo”.

Informações: 19-3521-5717.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Notas ecológicas

1.
CONGRESSO IBEROAMERICANO E DO CARIBE SOBRE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA. Informaçoes em: www.sobrade.com.br

2.
Senadora Marina Silva ganha prêmio internacional.
http://www.senado.gov.br/web/senador/marinasi/default.asp

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Manifesto por uma reforma política

MANIFESTO POR UMA REFORMA POLÍTICA AMPLA, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

As Entidades que compõe a Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Político no Brasil apresentam este manifesto sobre a Reforma Política e a atuação do Congresso no tema.

Desde 2005 a Plataforma trabalha um projeto de Reforma Política mais ampla do que a Reforma Eleitoral, englobando uma verdadeira reforma do Estado, necessária para que a democracia seja efetivamente exercida pelos/as cidadãos/ãs, principalmente quanto à possibilidade de participação popular e a ampliação dos seus instrumentos. Uma Reforma Política que mude as formas de se pensar e fazer política, portanto das formas de exercer o Poder.

A Reforma Política debatida no congresso está muito aquém dos anseios dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada e da população de modo geral. Num primeiro momento se limitando a lista pré-ordenada, financiamento público de campanha e fidelidade partidária (pontos essenciais para uma reforma eleitoral) e agora reduzindo mais ainda o seu escopo com o Projeto de Lei do Deputado Flávio Dino. O referido Projeto de Lei trata apenas de normas para as eleições e que em muitos casos já foram normatizadas pela Justiça Eleitoral. Repudiamos isso ser chamado de reforma política.

Entendemos que uma verdadeira reforma política tem que ser mais ampla e abrangente. Neste sentido destacamos alguns itens que defendemos: fortalecimento da democracia direta e participativa com uma nova regulamentação do art. 14 da Constituição Federal de 1988, que trata dos mecanismos de democracia direta e a criação do sistema integrado de participação popular; aperfeiçoamento da democracia representativa e democratização da comunicação e do Poder Judiciário.

Em relação à democracia representativa defendemos, entre vários pontos, o financiamento público exclusivo e a lista pré-ordenada com alternância de gênero e respeito à diversidade étnica. Apesar das críticas a estas propostas, principalmente dos meios de comunicação, de parte da academia e de vários partidos e parlamentares, acreditamos serem fundamentais. Aqui cabem alguns esclarecimentos:

Mesmo sabendo da possibilidade de maior concentração de poder aos líderes partidários com a lista pré-ordenada, entendemos que é a solução possível para a implantação do financiamento público de campanha exclusivo, item que consideramos importante para moralização das campanhas eleitorais e que poderia ser controlado com a exigência de maior participação dos filiados nas escolhas dos candidatos nas convenções.
Faz-se necessário também uma distribuição equânime das vagas contemplando relações de (o) gênero e as minorias no Congresso, estabelecendo paridade entre homens e mulheres e garantindo participação dos afro(s) descendentes e índios, entre outros segmentos. Só assim diminuiremos o abismo existente entre a representação atual e estes segmentos.

Vale lembrar que as campanhas eleitorais hoje têm financiamento misto, sendo parte financiada pela iniciativa privada e parte pública, incluindo o fundo partidário e a isenção de impostos às emissoras de rádio e televisão para a transmissão do horário eleitoral “gratuito”. Defendemos que a atividade política não pode ser financiada pelo dinheiro privado.

Com a inércia do Congresso e a reprovação pelos órgãos de imprensa, nem estes itens da Reforma Política tem avançado, deixando mais uma vez os cidadãos brasileiros frustrados, crescendo o perigoso descrédito na política, nos políticos e nas instituições.

Reiteramos a urgência e extrema necessidade da imediata realização da Reforma Política ampla antecedida por amplos debates e com a implantação de mecanismos de participação popular para exercício da plena cidadania.

Nossas propostas podem ser encontradas em nossa Plataforma no site www.reformapolitica.org.br e está aberta para sugestões e participação.


Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político.

Integram a plataforma a seguintes articulações:

ABONG – Associação Brasileira de ONGs
AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras
AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras
ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
Campanha Nacional pelo Direito a Educação
CEAAL – Conselho Latino Americano de Educação
CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil
Comitê da Escola de Governo de São Paulo da Campanha em Defesa da República e da Democracia
FAOC – Fórum da Amazônia Ocidental
FAOR – Fórum da Amazônia Oriental
FBO – Fórum Brasil do Orçamento
FENDH – Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos
FES – Fundação Friedrich Ebert
Fórum de Reflexão Política,
Fórum Mineiro pela Reforma Política Ampla, Democrática e Participativa
FNPP – Fórum Nacional de Participação Popular17. FPPP - Fórum Paulista de Participação Popular
FNRU – Fórum Nacional da Reforma Urbana
INTERVOZES – Coletivo Brasil de comunicação social
LBL – Liga Brasileira de lésbicas
MEP – Movimento Evangélico Progressista
MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos
Movimento Pró-reforma Política com Participação Popular
Observatório da Cidadania
PAD – Processo de Diálogo e Articulação de Agências Ecumênicas e Organizações Brasileiras
Rede Brasil Sobre Instituições Financeiras Multilaterais
REBRIP – Rede Pela Integração dos Povos
Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aniversário OUVIDORIA - HC/UNICAMP

COMEMORAÇÃO DO 5° ANIVERSÁRIO DA OUVIDORIA DO HC
A Ouvidoria do HC festejará 5 anos de atividades, consolidando-se como canal legítimo de escuta e de diálogo para a comunidade interna e externado HC com o principal objetivo de estimular a participação, fortalecer acidadania e construir um hospital mais humanizado.
Está inserida no novo modelo de gestão pois leva a voz do usuário nos espaços coletivos de participação como colegiados, unidades produtiva e redes.
Festa no dia 30 dejunho de 2009 no anfiteatro do HC.
Programação:10:00h
Mesa de Abertura10:30h Palestra - “ÉTICA E SAÚDE”
Palestrante Prof. Dr. César Aparecido Nunes
Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP
11:30H Premiação da IV Mostra de Ouvidoria e Humanização no Ambiente Hospitalar
12:00 Encerramento
Contamos com sua presença.Maria Amélia, Mirian, Railda e Rogério
(19) 3521.7686 3521.7682 - HC - UNICAMP

Seminário de Economia Solidária

A economia solidária no contexto da crise
Prof. Paul Singer - Secret. Nacional de Economia Solidária
dia 19 de junho. 16hs
local = estação cultura - antiga FEPASA - Campinas/SP
Organização - Centro Público de apoio ao trabalhador (av. campos salles, 427 - centro - campinas)

terça-feira, 16 de junho de 2009

DIFERENTES MATERIALIDADES SIGNIFICANTES

Jornada de Trabalho LABEURB

PRÁTICAS DE ANÁLISE EM DIFERENTES MATERIALIDADES SIGNIFICANTES

Data: 25 de junho (5ª.f)
Local: Sala do Telão IEL
Horário: 9h30 - 17h00

Mesa-Redonda Manhã: Coordenação Claudia Pfeiffer - 9h30
Suzy Lagazzi (DL/IEL;LABEURB/UNICAMP)
Carmen Zink (DLAIEL) , Simone Hashiguti (UFU)

Mesa-Redonda Tarde: Coordenação Suzy Lagazzi - 14h30
Nádia Régia Maffi Neckel (PG/IEL; U. de Contestado)
Janaína da Costa Sabino (Mestre em Lingüística)
Greciely da Costa (PG/IEL)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Curso Direito à Memória e à verdade

Curso Direito à Memória e à verdade - inscrição em www.direitomemoria.
org.brhttp://direitomemor ia.org.br/ index.htm

O curso oferece 3.000 vagas para professores da rede púbica de ensino,preferencialmente professores de história, sociologia e filosofia, mas semdesconsiderar a participação de professores de outras áreas do conhecimentocomo língua portuguesa e literatura.
Inscrições
As inscrições são realizadas somente online por meio do formuláriodisponível neste site. O preenchimento correto de todas as informaçõessolicitadas no formulário é importante para garantir a participação noprocesso de seleção. Antes de proceder à inscrição verifique o públicoespecífico do curso. O preenchimento do formulário de inscrição não garantediretamente a participação no curso, haverá processo de seleção.
Seleção
Após o encerramento das inscrições terá início o processo de seleção queserá realizado pela equipe de coordenação do curso da Ágere Cooperação emAdvocacy com base nas informações apresentadas no formulário de inscrição ede acordo com os objetivos e público proposto para o curso.O resultado do processo de seleção será encaminhado no e-mail apresentado noformulário de inscrição juntamente com as instruções para matrícula.

Nota oferecida por: ProfªJOANINHABLOG: http://4seriea-joaninha.blogspot.com/"
Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome".
(Perto do Coração Selvagem) Clarice Lispector

Exposição no Museu de Arte Contemporânea

Exposição no Museu de Arte Contemporânea
Santos Dumont Design

Interatividade, curiosidades, reproduções de projetos e réplicas das primeiras aeronaves que o mundo conheceu estão reunidas na mostra `SantosDumont Designer´. A mostra, que passou por São Paulo e segue depois para Rio Claro, além de celebrar "o primeiro designer brasileiro", também comemora os 100 anos do Demoiselle, um dos mais conhecidos aviões do inventor brasileiro, com o qual "passeava" pelos céus de Paris, na França - os modelos do avião têm réplicas na mostra, assim como o 14 Bis.


Data: De 10 a 28 de Junho
Horário: 9h
Local: R. Benjamin Constant, 1633 (ao lado da Prefeitura) Cambuí
Entrada: Gratuita
Para mais informações: (19)3236-4716 ou pelo e-mail maccampinas@yahoo.com.br

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A importância da música na vida das pessoas

IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS
Encontro artístico-literário mensal gratuito da Cenapec-Biblioteca Adir Gigliotti contará com Terezinha de Jesus Santos Corrêa e os alunos da Escola DArte.
O encontro acontece no dia 10 de junho, quarta-feira, às 16h.
A 52ª edição do CHÁ & POESIA, abordará a importância da música e os benefícios e mudanças que ela pode trazer na vida de todos.
Terezinha de Jesus Santos Corrêa mostrará o poder da música, sua melodias e canções, na transformação de situações, comportamentos.
Também será discutido o papel da música na educação.
O evento, gratuito e aberto à comunidade de toda a cidade de Campinas, que integra a programação mensal da Cenapec - Biblioteca Adir Gigliotti acontece tradicionalmente todas as segundas quartas-feiras do mês, sempre às 16h. Tradicionalmente, após a palestra, há ainda uma apresentação musical que enriquece o evento, e como o tema é música, teremos a apresentação dos alunos da da Escola DArte.
SERVIÇO
Evento: CHÁ & POESIA - IMPORTÂNCIA DA MUSICA NA VIDA DAS PESSOAS
Palestrante: Terezinha de Jesus Santos Corrêa
Eventos
especiais: Poesias e apresentação musical com alunos da Escola DArte.
Quando: 10 de junho de 2009, quarta-feira
Horário: 16h
Onde: Cenapec Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral)
Tels.: 19.3294-7801

Criatividade e Inovação

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dica de site

O cenário pedagógico do saber e do saber-fazer, no contraponto da globalização da comunicação e da economia, requer a imediata formação permanente de indivíduos aptos a encararem este novo desafio, principalmente aqueles que atuam no cenário da Responsabilidade Social e, particularmente, na formação de crianças e jovens.

http://www.igualmaisdiferente.org/

dia do meio ambiente


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Voluntariado - Festa junina Corsini

No dia 06 de Junho realizaremos nosso III Arraiá do Centro Corsini, na Av. Milton Christine, 1848, Alto Taquaral, (próximo ao balão da caixa d'água) das 17hs às 22hs.
O objetivo do evento é a captação de recursos para o término da obra do Espaço Multiuso, espaço onde serão desenvolvidas atividades extra curriculares para as crianças do abrigo a UAI Unidade de Apoio Infantil; para isso, precisamos da ajuda de algumas pessoas, que se comprometam a estar lá no dia da festa Junina. As atividades são simples, como ficar na barraca de comidas típicas, bebidas, nos brinquedos e vender cartelas.
Os interessados em ajudar podem enviar um email para comunicacao@centrocorsini.org.br

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Curso de danças circulares

Curso de Danças Circulares com laboratórios de criação
Atenção para o período de inscriçÕes para o curso de Danças Circulares.
Favor enviar suas incrições até o dia 20/06/09.
Os interessados em adquirir o CD e a apostila do curso (no valor de R$5,00), favor avisarno ato da inscrição.
Curso de Danças CircularesDias:25 e 26 de junho de 2009Hora: das 14:00 às 16:30
Local: Instituto de Artes - UNICAMP (sala a ser confirmada)
Inscrições: e-mail:danielefumagalli@uol.com.br, com nome, curso e telefone p/ contato.
Vivência totalmente prática das Danças Circulares.
Laboratórios práticos de criação livre, nos quais os participantes poderãoexpressar-se através da forma artística de sua preferência, a partir das imagens suscitadas pelas Danças Circulares.
Curso gratuito.Aos interessados em adquirir o CD com as músicas das Danças e a apostila: R$5,00
Este curso faz parte do trabalho de mestrado de Daniele Fumagalli

"Alimento é afeto, cultura, humanidade"

"Alimento é afeto, cultura, humanidade"
www.alana.org.br/CriancaConsumo/

Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

criancaeconsumo@institutoalana.org.br

Edição Especial - Transtornos Alimentares e Obesidade Infantil

terça-feira, 2 de junho de 2009

Exposição Cultura Indigena

Um dos reflexos de como tratamos nosso meio ambiente, é a forma como tratamos nossos índios e os animais associados a sua cultura e seu habitat.
Quero convidá-lo (a) a celebrar comigo o dia internacional do meio ambiente ( 5 de junho) visite minha exposição na Estação Cultura - Centro Campinas/SP- do dia 2 a 15 de Junho de 2009, veja animais em extinção, veja índios e suas culturas em extinção e paisagens e plantas da Amazônia que ainda existem, tudo em acrílico sobre tela, diariamente de 9 as 20h, visitação de escolas devem ser agendadas na coordenadoria da Estação Cultura - bem como imprensa (19)37058000 .
Lembre-se, dia 5 de Junho é o dia que os governantes em toda parte do mundo prometem cuidar do meio ambiente e do planeta, Os Indios do Brasil estão sendo cuidados? como suas nações trataram os aborígenes dos EUA,da Austrália e do continente Áfricano?
Conto com sua presença, o dia 5 de junho foi instituido pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o dia Internacional do Meio Ambiente, e está exposição mostra issoElvis da SilvaArtista PlásticoTel: (19) 3251-4625

segunda-feira, 1 de junho de 2009

UTOPIA

UNICAMP recebe 36 universidades para discutir UTOPIA.

II Congresso Internacional de Estudos Utópicos vai reunir na Unicamp, de 7 a 10 de junho, docentes, pesquisadores e estudantes de 11 países e de 36 universidades.

Informações: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2009/ju427_pag0607.php

IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar

IX CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALA ABRAPEE

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional realizará nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2009 o IX CONPE Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP.

O tema do Congresso Psicologia Escolar e Educacional: Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos visa ampliar as discussões acadêmicas e políticas de inserção do psicólogo no campo educacional, articulando e apresentando as principais contribuições da Psicologia para o campo da educação escolar e educacional em uma perspectiva da educação inclusiva e de uma sociedade democrática.

Acesse outras informações pelo site www.abrapee.psc.br ou www.ixconpe.com.br .