quarta-feira, 14 de julho de 2010

Teatro inspirado em Kafka

Espetáculo com artistas formados na Unicamp tem estreia nacional
Fotos: Divulgação

[13/7/2010] Com a participação de artistas formados na Unicamp e USP, o espetáculo A Porta, livremente inspirado na obra de Franz Kafka, enfatizando os aspectos oníricos de sua criação, faz sua estreia nacional na abertura da Sesc Temporada de Teatro, em Campinas, no dia 18 de julho, domingo, às 18h. Concebido e dirigido por Vinicius Torres Machado, o espetáculo foi produzido pela Cia Troada com o apoio do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro. Os integrantes da companhia pesquisam a linguagem da máscara desde 1999, em seus mais diversos trabalhos.

Durante a peça, todos os atores utilizam máscaras inteiras, sem fala, com traços caricaturescos da figura humana. As máscaras do espetáculo, confeccionadas por Elisa Rossin, atriz e mascareira da Cia Troada, são inspiradas na estética da Familie Flöz, referência alemã do teatro de máscaras mundial. Os figurinos foram criados por Elisa Rossin e Eliseu Weide, que trabalha com importantes produções européias de ópera e teatro, incluindo as companhias alemãs Berliner Ensemble e Cia Familie Flöz, de Berlim.

O espetáculo, que conta a história de uma noite de insônia de Gregor, perpassada por pesadelos, apresenta a comicidade da máscara em visita ao universo kafkiano. Nesse encontro, nasce um tipo de humor que tira sua força do sem sentido, do “nonsense”, da brincadeira com o absurdo. A porta do quarto de Gregor se transforma em uma passagem pela qual poderá voltar à realidade. O elenco é formado pelos atores Ana Caldas Lewinsohn, Beto Souza e Elisa Rossin. O Sesc na Rua Dom José I, 270, no bairro Bonfim, em Campinas. Os ingressos custam de R$ 2,00 a R$ 8,00. Outras informações pelo telefone (19) 3737-1500 ou pelo e-mail email@campinas.sescsp.org.br.

Nenhum comentário: