quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fórum Global pela Sustentabilidade - 2011

Fórum Global pela Sustentabilidade


O Fórum poderá ser uma forma de articular o encontro entre pessoas e organizações comprometidas com discussões sobre sustentabilidade, enfrentando a fragmentação que fragiliza as ações.


Iniciativa pioneira no mundo, o Fórum Global pela Sustentabilidade será lançado em 2011, no Rio de Janeiro. O evento se repetirá todo ano na cidade e, em 2012, acontecerá pouco antes da Rio+20, a Conferência Internacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que marcará os 20 anos da Rio 92.

Construir o amanhã agora

O Fórum Global pela Sustentabilidade tem o propósito de reunir anualmente líderes empresariais, sociais, ambientais, culturais, acadêmicos e governamentais de todo o mundo para dialogar, assumir compromissos, divulgar práticas e soluções exemplares, construir referências e propor políticas para decisões governamentais e acordos internacionais, articular ações coordenadas, expor estudos e projeções e acompanhar e avaliar compromissos visando ao desenvolvimento sustentável local e global.

A promoção do desenvolvimento sustentável requer a elaboração de estratégias globais de:

• Mudança dos valores culturais que determinam atualmente a maioria das ações das pessoas, organizações sociais, empresas, governos e instituições de ensino;

• Articulação e reforço da rede mundial de lideranças sociais, organizações da sociedade civil, instituições educacionais e de pesquisa, empresas e governos comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Lideranças comungam da visão de que o Fórum poderá ser uma forma eficaz de articular o encontro permanente entre pessoas e organizações comprometidas com o aprofundamento das discussões sobre sustentabilidade, enfrentando a fragmentação que fragiliza as ações, bem como promover estratégias que estimulem sociedade e governos a adotar prioridades, práticas, políticas e comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Como primeira tarefa, o Fórum Global pela Sustentabilidade buscará fortalecer a Rio+20, buscando influenciar sua agenda e seus resultados. É por esse motivo que ele será criado durante a Conferência Internacional de Líderes, em 2011, de modo a dispor de tempo hábil para planejar e executar as ações necessárias para influenciar a Conferência da ONU. A primeira reunião do Fórum deverá ser realizada em 2012, nos dias que antecederão a Rio+20.

Focada na discussão, as seguintes questões:

• Que resultados queremos obter na Rio+20?

• Qual deve ser a agenda para fortalecer a Rio+20 e influir na pauta e nos resultados?

• Como organizaremos os trabalhos e a mobilização?

• Quem deve ser convidado para Conferência Internacional de Líderes de 2011?

Entidades organizadoras do encontro:
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
Associação Comercial do Rio de Janeiro
Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces)
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Instituto Pereira Passos
Fundação Avina
Fundação Tide Setúbal
Fundação Roberto Marinho
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Greenpeace Brasil
Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras na ISO26000 GAO/ISO26000)
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Rio Como Vamos
Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz

Por Rio Como Vamos, Fonte: Instituto Ethos

Nenhum comentário: