terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Programa Unicamp Itinerante

Programa Unicamp Itinerante

Cientistas farão palestras nas escolas.

O contato entre a academia e o público estimula o interesse pela ciência e a compreensão de atividades relacionadas ao ensino e a pesquisa.
Nesse sentido, com a proposta de fortalecer a comunicação entre a universidade e a sociedade, o Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP lança, em março, o programa Unicamp Itinerante. Professores e pesquisadores da universidade vão apresentar palestras para estudantes e professores do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares, numa estrutura criada para estimular ações de divulgação científica da Universidade Estadual de Campinas.

A expectativa é realizar 300 palestras ao ano e atingir um público de até 12 mil estudantes.

A iniciativa partiu da reitoria, inspirada em palestras já realizadas para o mesmo público em eventos tradicionais da Unicamp, como a Universidade de Portas Abertas (UPA), o programa Ciência & Arte nas Férias e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Unicamp Itinerante ampliará a oferta de palestras, durante todo o ano, sobre os mais diversos temas, objetos de ensino e pesquisa, de todas as áreas de conhecimento. As escolas interessadas poderão solicitar os encontros por meio de um site na internet instalado no portal do Museu Exploratório de Ciências, que coordenará o programa.

Como irá funcionar?
Na página eletrônica do Unicamp Itinerante será possível encontrar palestras de acordo com o assunto de interesse e o professor/pesquisador responsável. Para cada palestra haverá um resumo, o currículo do docente responsável, sugestões de leitura e links pertinentes. O agendamento será feito a partir do site do programa e oferecerá infraestrutura de apoio, com transporte, equipamento multimídia e pessoal técnico. Após as palestras os participantes poderão comentar, fazer perguntas relacionadas ao tema e baixar documentos.

Para obter mais informações sobre o Unicamp Itinerante, basta preencher o formulário na página
http://www.mc.unicamp.br.
ou entrar em contato pelo telefone (19) 3521 1818 ou através do e-mail unicampitinerante@gmail.com

Nenhum comentário: