quinta-feira, 19 de junho de 2014

Contágio emocional no 'feed' do facebook

      Um experimento que manipulou o conteúdo do news feed de mais de 680 mil usuários do facebook mostrou que a exposição a conteúdo emocionalmente negativo leva o usuário a produzir e postar ais conteúdo negativo, e a exposição a conteúdo positivo estimula a produção e postagem de conteúdo positivo. O artigo que descreve o estudo foi publicado no periódico PNAS.
     "O experimento manipulou a extensão em que pessoas foram expostas a conteúdos emocionais em seus news feed", diz o trabalho, que tem entre seus autores um funcionário da rede social. "Isto testou se a exposição a emoções leva as pessoas a mudar seus comportamentos de postagem (...) numa forma de contágio emocional". Apenas usuários que veem o facebook em língua inglesa foram considerados elegíveis para o experimento. 
     Os autores acreditam ter demonstrado que o contágio emocional acontece mesmo sem interação - isto é, sem que os usuários trocassem mensagens ou comentassem as postagens uns dos outros - mas por mera exposição ao conteúdo emocional do que aparecia no news feed. O efeito final da manipulação foi pequeno, reconhecem os pesquisadores mas eles ponderam que, dada a escada das redes sociais, mesmo um efeito pequeno pode gerar grandes repercussões. "Mensagens online influenciam nossa experiência das emoções, o que pode afetar diversos comportamentos fara da rede". escrevem. 
fonte: Jornal da Unicamp, Campinas, 9 a 22 de junho de 2014.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Jornada de Pedagogia Social - Campinas-SP

2ª Etapa Jornada – Grupo GEPESAC – UNISAL/CAMPINAS
Dia 31/05/2014 (sábado) das 9h às 17h.
Local: Local: Auditório Bento XVI, entrada pela Rua do Oratório, 222 (UNISAL, Campus Liceu)
Credenciamento: das 8h00 às 9h00
Informações:   http://unisal.br/eventos/jornada-de-pedagogia-social/

Programação

9h às 9h15 - Abertura
Apresentação Cultural – Dança com Educação Inclusiva e Ana Wuo com, CLOW
Apresentação Keyla: espetáculo Vanessa Asas da transcendência, artistas COM E SEM DEFICIÊNCIA.
9h15 às 10h - Composição da Mesa de abertura
Marcelo e Regina – convites formais
Profª. Dra. Rubia Cruz – coordenadora da Pós – Graduação – UNISAL/Campinas
Profª. Mestra Regina Vazquez Del Rio Jantke – Pró-reitora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Professor Dr. João Clemente – Universidade MACKENZIE – Membro/1º tesoureiro da ABRAPSocial;
Prof. Doutorando: Odair Marques da Silva – Coordenador do Centro Cultura de Inclusão Integrado Social – CISGuanabara.
Mediador: Prof. Dr. Francisco Evangelista
10h às 12h – Mesa Temática: Os diferentes campos da Pedagogia SocialProf. Dr. Luís Groppo – Unifal (Universidade Federal de Alfenas) – Educação Sociocomunitária e o campo das práticas Socioeducativas.
Prof. Dr. Romualdo Dias – UNESP – A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e seus desafios
Profa. Dra. Maria Stella Santos Graciane – PUC – São Paulo – A Construção da Pedagogia Social no Brasil
Prof. Dr. Paulo Gomes Lima – UFSCar Sorocaba – As Políticas educacionais para EJA.
Mediadora: Profª. Doutoranda Noêmia de Carvalho Garrido – Universidade Trás – os – Montes e Alto Douro – Portugal.
 
12h – Almoço
 
Tarde

13h30 às 14h30 - Mesa de lançamento dos livros
Desafios da educação social: como atuar com os excluídos da escola formal
Convidado especial: Prof. Dr. Gabriel Lomba Santiago – Graduado em Filosofia pela PUC/Campinas. Mestrado e Doutorado pela UNICAMP/Campinas. Especialista em Filosofia Oriental, Antiga e Medieval. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social e Ação Comunitária – GEPESAC. Professor convidado da Pós Graduação na UNISAL/Campinas.
Mediadora: Profª Dra. Sueli Maria Pessagno Caro
Lançamento dos livros
A Educação de Jovens e Adultos em Campinas: uma análise Sobre a Oportunização Social na Fumec– Autora: Profª Doutoranda Noêmia de Carvalho Garrido;
Sociologia da Educação: Ensaios sobre o campo das práticas Socioeducativas e educação não formal– Autor: Prof. Dr. Luís AntonioGroppo;
Educação Básica e Superior: Tessitura da Contemporaneidade– Autores: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima e Profª Mestra Lilian Tatiane Candia de Oliveira;
Do Casulo à Borboleta: Percursos e Perspectivas para a EJA.Vol. VI. Coleção Pedagogia Social. Autores: Profa. Vilma Camargo Guimarães, Mestre em educação Sociocomunitária UNISAL − Americana-SP, Pedagoga pela PUCCAMP/UNICAMP Diretora educacional da FUMEC-Campinas/SP, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social e Ação Comunitária – GEPESAC. Prof. Odair Marques da Silva, docente UNISAL, no curso de Pós-graduação em Pedagogia Social, membro do GEPESAC, doutorando em “Ciências da Cultura” – UTAD.Profa. Adriana Cunha Padilha, Doutorado em Educação Especial pela UFSCar, Professora de Educação Especial da SME e FUMEC de Campinas;
Direitos Humanos e Sistema Educacional de Dom Bosco– Sueli Maria Pessagno Caro – Organização, Alkimin e Villas Boas;
A extensão Universitária como princípio de aprendizagem– Autoras: Sueli Maria Pessagno Caro e Regina V. Jantek. Participação com capítulo no livro;
14h30 às 16h30 - Oficinas de Animação Sociocultural: alunos da Pós–Graduação UNISAL
  • Oficina 1: EJA: A aula não tem receita, a receita é a aula.
  • Oficina 2: EJA: Memória e formação.
  • Oficina 3: Educação de Jovens e Adultos e as práticas Interdisciplinares.
  • Oficina 5 e 6: Uso de drogas entre estudantes: conceitos, uso e o papel da educação como fator protetor para o abuso e dependência.
  • Oficina 7: Memória Musical e Formação na EJA.
Espaço de apresentação de pôster/trabalhos

APRESENTADORES DE TRABALHO:
  • Dorothea Correa (Grupo de Estudos GEPESAC)
  • Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira (Grupo de estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Patrícia Sanches Bodine (Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Verônica Amaro da Rocha (Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Noêmia de Carvalho Garrido (Coordenadora do Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Roseni Aparecida dos Santos (Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Izilda Maria Silva de Oliveira (Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Evanilda Dias Carmo Silva (Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Conceição Aparecida dos Santos Marinho (Grupo de Estudos sobre os Ciclos na FUMEC)
  • Maria Aparecida Gomes Bregalda (Grupo de Estudos sobre Ciclos na FUMEC)
  • Maria Pereira Santos de Carvalho (Grupo de Estudos sobre Ciclos na FUMEC)
  • Sandra Olegario dos Santos Silva (Professora de EJAII na EMEF “Padre Domingos Zatti”)
  • Rosa Aparecida Pinheiro (Dra. Da UFSCar – Campus Sorocaba)
  • Oficina – Alunos da Pós em Pedagogia Social: Alfabetização de Jovens e Adultos: A aula não tem receita, a receita é a aula”
  • Oficina - Alunas da Pós em Pedagogia Social: “Memória Musical e Formação na EJA”
Tipo do Evento: Gratuito

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Discurso de Dona Honória Bailor-Caulker

Vou contar-vos um episódio curioso que envolve uma senhora africana chamada Honória Bailor Caulker num momento em que ela visitava os Estados Unidos da América.

Dona Honória Bailor-Caulker é presidente da câmara da vila costeira de Shenge, em Serra Leoa. A vila é pequena mas carregada de História. Dali partiam escravos, aos milhares, que atravessavam o Atlântico e trabalhavam nas plantações americanas de cana-de-açúcar.

Dona Honória foi convidada para discursar nos Estados Unidos da América. Perante uma distinta assembleia a senhora subiu ao pódium e fez questão em exibir os seus dotes vocais. Cantou, para espanto dos presentes, o hino religioso “Amazing Grace”. No final, Honória Bailor-Caulker deixou pesar um silêncio. Aos olhos dos americanos parecia que a senhora tinha perdido o fio à meada. Mas ela retomou o discurso e disse: quem compôs este hino foi um filho de escravos, um descendente de uma família que saiu da minha pequena vila de Shenge.

Foi como que um golpe mágico e o auditório se repartiu entre lágrimas e aplausos. De pé, talvez movidos por uma mistura de sentimento solidário e alguma má-consciência,  os presentes ergueram-se para aclamar Honória.

-         Aplaudem-me como descendente de escravos ?, perguntou ela aos que a escutavam.

A resposta foi um eloquente “sim”. Aquela mulher negra representava, afinal, o sofrimento de milhões de escravos a quem a América devia tanto.

-         Pois eu, disse Honoria, não sou uma descendente de escravos. Sou, sim, descendente de vendedores de escravos. Meus bisavós enriquecerem vendendo escravos.

 Honória Bailor Caulker teve a coragem de assumir-se com verdade com a antítese do lugar comum. Mas o seu caso é tão raro que arrisca ficar perdido e apagado.

fonte:  Trecho do texto "A Fronteira da Cultura" de Mia Couto, escritor moçambicano. Texto apresentado na Associação Moçambicana de Economistas (Amecon). http://www.vermelho.org.br/autores-e-ideias/noticia.php?id_secao=297&id_noticia=160737

sábado, 22 de março de 2014

video animação

Se você gosta de animação, não pode perder essa seleção de 10 curtas gratuitos e online que o site Gira SP preparou!
Pegue a pipoca e boa sessão. 

http://goo.gl/gSFS2r

quinta-feira, 20 de março de 2014

Debate sobre livro "Gestão de ONGs"

 

Debate e distribuição do livro "Gestão para Organizações não governamentais”

VAGAS LIMITADAS
Inscrições pelo email adolf.d orencio@sp.senac.br
Mais informações: (19) 2117-0632

Presença dos Autores:
Edison Cardoso Lins
Coordenador GGBS/Unicamp
Milton Pereira
Organizador do livro "Gestão para Organizações Não Governamentais"
Odair Marques da Silva
Coordenador CIS Guanabara/Unicamp

25 de março das 14h às 17h
Auditório do Senac Campinas
Rua Sacramento 490 - Centro




 

3a. Semana Cultura Digital de Campinas

Forum de Cultura Digital de Campinas e Região,


Encontros Acadêmicos - 3a Semana de Cultura Digital de Campinas e Região

27 e 28 de março de 2014 - auditório do IEL/UNICAMP


27 de março de 2014 - auditório do IEL-UNICAMP

9h - Abertura

- Prof. Wilmar D’Angelis (IEL-UNICAMP)


9h30 - “Sobre cultura digital”

- Prof. Saidu Bangura (Univ. Jean Piaget Cabo Verde)

- Prof. Evandro Fonseca (Univ. Jean Piaget Cabo Verde)

- Prof. Ike Banto (Coletivo Kilombagem)




11h30 - “Gênero e guerra: tecnologias e a situação da mulher”

- Profa. Marcia Adão (Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro)

- mediação Prof. Saidu Bangura




12h30-14:30h Almoço


14h30 - Palestra: “Inclusão Digital da Cultura Indígena e Inclusão Indígena na Cultura Digital”

- Prof. Wilmar D’Angelis (IEL-UNICAMP)


16h - "Sobre a elaboração de material didático de Matemática como recurso educacional aberto"

- Prof. Fábio Bertato (CLE-UNICAMP)


16h30 -“Desconferência sobre "Cultura Digital", tod@s convidad@s a falar”

Mediação Prof. Ike Banto (Coletivo Kilombagem)


17h30 -18h encerramento

Profa. Claudia Wanderley (CLE-UNICAMP)




28 de março de 2014 - auditório do IEL-UNICAMP

9h - abertura

- Profa. Claudia Wanderley


9h30 - "A Rota dos Baobás"

- Prof. TC Silva (Casa de Cultura Tainã e Rede Mocambos)

- mediação Prof. Evandro Fonseca


10h30 - “Roteiros culturais e acadêmicos”

- Profa. Paula Vermeersch - Roteiro do Centro Histórico de Campinas (UNESP)

- Profa. Alessandra Ribeiro - Roteiro de Cultura Afro de Campinas (PUC-Campinas)

- Profa. Claudia Wanderley - Roteiro para criação de coleções digitais


12h30-14:30h Almoço


14h30 - " Roda de conversa sobre o Projeto PLP Campinas "

Promotoras Legais Populares de Campinas


16h30

Apresentação de posters da 3a Semana de Cultura Digital e Região


17h30 -18h encerramento

- Prof. Saidu Bangura