quarta-feira, 6 de maio de 2009

CURSO - O NEGRO NO BRASIL PÓS-ABOLIÇÃO

Curso à distância (On-Line)
"O OLHAR DO OUTRO" – O NEGRO NO BRASIL PÓS-ABOLIÇÃO
Inscrições Abertas - Início 11 de Maio

EMENTA
Este curso visa discutir questões relevantes da condição do homem negro pós-abolição, no Brasil enfatizando a historiografia sobre o período em torno de temáticas diversas, tais como o “nascimento” da Nação, as formas de trabalho, a condição da mulher negra e as relações de poder e propriedade.

DESCRIÇÃO

Curso de História que estrutura, estuda, pesquisa e domina as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção do conhecimento histórico e sua difusão em atividades didático-pedagó gicas, possibilitando atuar como laboratório para a reflexão crítica, experimentando e propondo formas alternativas de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS

O curso consistirá na formação, habilitando o profissional para lecionar em cursos diversos, inclusive superiores, e realizar pesquisas nesta área do saber. Numa perspectiva de construção e desenvolvimento da consciência étnico racial. Reflexão e debates coletivos sobre os temas gerais que norteiam o programa, intercalados pela realização de fóruns como forma de aprofundar aspectos do assunto tratado. Para tanto, o curso também discute as diferentes formas, como a correlação entre sociedade e cultura está presente nos debates e nas produções historiográficas contemporâneas.
Os módulos são compostos por textos que dialogam, possibilitando a abordagem dessas temáticas de forma inter-relacionada, buscando explicitar os recursos e a relação de todos os sites que poderão ser consultados; estes já devem ter sido previamente visitados e estudados pelo professor, com um breve comentário para orientação do aluno. Visam desenvolver habilidades cognitivas por meio da especificação da tarefa e do processo a ser seguido pelo estudante; transformar ativamente as informações, engajando os estudantes em investigações que favoreçam a criatividade. A idéia de história plural, tão recorrente na contemporaneidade.


PÚBLICO
Graduados e Graduando em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, Pedagogos, Psicopedagogos, Professores, Educadores, Coordenadores Pedagógicos,Diretores de Escolas,Estudantes de Pedagogia e Licenciaturas e Estagiários na área de Educação e interessados no tema.


RESUMO DE CADA MÓDULO

Módulo I
Módulo II

Contexto Histórico da Abolição da Escravidão.
Passagem para o trabalho livre.


• História: Racismo, Cotidiano e Poder.
Lei de branqueamento, Etnocentrismo.
Consolidação da República.
Chegada dos Imigrantes italianos no Brasil.

História dos Movimentos Sociais.
Relações de Gênero.
Superando o Racismo.
História: Sociedade, Cultura e Imaginário.
Vídeos de Apoio.
Módulo III
Módulo IV
História: Tendências da Demografia Brasileira.
História da criação das favelas.
Espaço Urbano: História da Cidade e suas Representações.

Espaço Geográfico. Discussão sobre o homem negro e seu espaço Vital Pós-Abolição e suas Representações.
Condição da Mulher Negra no Brasil.
“Olhar do Outro” Onde estão os negros na era Contemporânea.
Módulo V
• Dissertação sobre o conteúdo e reflexão do Curso
­ O Dia da Consciência Negra - Debate


* Todos os inscritos receberão por e-mail uma apostila com os conteúdos no final do curso.


COORDENAÇÃO E TUTORIA
Professora e Autora - Maria Jose Silva Caldas Fagundes
Assessora Cultural e Suporte Jornalístico -Gisela Zampelli
Suporte Técnico - Janaína Corrêa Martino Bernaola

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO DO CURSO

A carga horária estimada para esse curso é de 40 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas off-line. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade, possuindo um prazo mínimo de quatro semanas para conclusão.

FORMATO DO CURSO

Os cursos online oferecidos pela GPEC possuem o seguinte formato:
1. Vivências sensibilizadoras para a temática do curso
2. Os conteúdos serão distribuídos em lições contendo textos-base, fóruns de discussão, exercícios, vídeos-aula e vídeos de sensibilização para leitura e reflexão e apresentações de slides com áudio
3. Será estimulada a interação com outros participantes e com o corpo docente em fóruns e salas de bate-papo. No fórum de discussão acontecerão debates sobre as questões escolhidas pela ministrante e pertinentes a um determinado tema
4. O esclarecimentos de dúvidas será realizado através de contato direto com o corpo docente através da própria página do curso. Será oferecido o apoio de um supervisor do curso como facilitador da integração dos alunos e apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem
5. Avaliação (teórica e participação-interaçã o com o grupo)
Durante o curso, o participante terá acesso a arquivos sobre o tema, tais como imagens, vídeos e reportagens.

REQUISITOS NECESSÁRIOS

Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fórum de discussão e um chat dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico permanente para auxiliar os inscritos na navegação.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas tais como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares indicadas;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante poderá emitir automaticamente seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será emitido via correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade. Os certificados expedidos pela empresa GPEC têm validade em fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita, não podendo ser usado para outros fins.

VALOR

Este curso possui um investimento total de R$ 76,00 ( Setenta e seis Reais)



FORMAS DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

Temos três opções de inscrição e pagamento:

1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)

2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário

O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.

Para se matricular, acesse nosso site: www.gpeconline. com.br e realize o seu cadastro.


Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro. O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail. Caso queira maiores informações, entre em contato conosco através do e-mail inscricao@gpeconlin e.com.br

3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica com seus dados para pagamento em até 2 vezes (para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF). Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e em casas lotéricas. Não há necessidade de enviar qualquer tipo de comprovante, pois nosso sistema identifica automaticamente a operação.

Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, acesse o e-mail: suporte@gpeconline. com.br . Através do suporte, entraremos em contato em até 48 horas.

Atenciosamente

Equipe GPEC

“ Pouco a pouco.....Transform ando a educação”

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
São Paulo - SP
www.gpeconline. com.br

Nenhum comentário: