terça-feira, 5 de maio de 2009

Tudo grátis - ótima idéia.

Free shop
Uma loja onde tudo é de graça está fazendo sucesso no Mercado Novo, de Belo Horizonte. A proposta é praticar o desapego, tirar tudo que está entulhado em casa e encontrar os amigos

Gisela BlancoRevista Vida Simples – 04/2009

Imagine uma loja em que você pode pegar o que quiser sem precisar pagar. Nada de dinheiro, cartão ou preocupações. Bom demais para ser verdade? Pois a Loja Grátis foi criada há quase um ano por amigos que se reuniam no projeto Domingo 9 e Meia, em Belo Horizonte. Organizavam debates, festas, exposições e, de vez em quando, umas ideias geniais. A da loja se materializou em uma sala emprestada pela administração do Mercado Novo, no centro da cidade. No local - meio abandonado depois de um incêndio que destruiu parte do prédio -, não há energia elétrica nem segurança. Mas entre as paredes grafitadas acumulam-se roupas, livros, filmes, obras de arte, material de escritório e um bocado de altruísmo. Inspirada nos give-away shops europeus, não é depósito de tranqueiras, mas lugar para praticar o desapego, passar adiante coisas bacanas que você não está usando. Iniciativa que tem tudo para ser repetida em outras cidades. Além de objetos, voluntários doam também seu tempo, cuidando da loja. Um mural na parede é espaço para anunciar doações maiores, como móveis, ou ainda serviços comunitários. O mais interessante é que a Loja Grátis não pressupõe troca. Quem pega um artigo não tem obrigação de deixar outro no lugar. "As pessoas que participam do projeto não são franciscanos. É gente comum que resolveu pensar além da lógica do consumo e do desperdício. Para que acumular tanta coisa em casa?", diz Luther Blissett (nome fictício), um dos integrantes do coletivo Ystilingue, que também cuida da loja. Se você decidir fazer uma visita, a qualquer hora, é só entrar.
As portas nunca são trancadas.
Afinal, quem vai querer roubar uma loja que já é de graça?

Um comentário:

"Eu posso ser feliz!" Wilma de Oliveira disse...

Uau!! Que idéia bacana!!
Vou lá conferir e levar um livro meu e mais algumas coisas que já foram úteis p mim e que podem ser mais ainda a outras pessoas.
Até lá.

Visitem meu blog: www.eupossoserfelizolivro.blogspot.com