sexta-feira, 30 de julho de 2010

Observatório Afro-Latino e Caribenho

O Observatório Afro-Latino e Caribenho é um programa colaborativo para conexões, intercâmbios e diálogos das culturas afro-latinas e caribenhas. Ele visa possibilitar uma maior compreensão das semelhanças e diferenças da história e dos processos de integração social dos afrodescendentes nos países da América Latina e Caribe.
http://afro-latinos.palmares.gov.br/

quinta-feira, 29 de julho de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

shows gratuitos IA-Unicamp

29/07 - 12h Garimpo - Marquise do Ciclo Básico
29/07 - 13h Toninho Horta - Marquise do Ciclo Básico
29/07 - 20h Rafael de Lima Quarteto - Auditório do IA

30/07 - 12h João Paulo Amaral Trio - Marquise do Ciclo Básico
30/07 - 20h André Marques e a Vintena Brasileira - Auditório do IA

informações: http://www.brasilinstrumental.mus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=41

terça-feira, 27 de julho de 2010

Rede São Paulo de Formação Docente

[27/7/2010] Até 10 de agosto estão abertas as pré-inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu da Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente) em parceria com as universidades estaduais de São Paulo – Unesp, Unicamp e USP. Os cursos a serem oferecidos pela Unicamp são os de Educação Física, Física, História, Língua Portuguesa e Matemática. Regras de inscrição

O programa Redefor, executado por meio da Escola Paulista de Formação Docente, oferecerá cursos de especialização a distância para 30.000 profissionais da rede pública do Estado ao longo de 2010, 2011 e 2012. A iniciativa tem como objetivo melhorar a capacitação de professores, diretores e supervisores do Ensino Fundamental ciclo 2 (de 5ª à 8ª série) e do Ensino Médio. A formalização da Redefor aconteceu no dia 29 de março, no Palácio dos Bandeirantes.

mais informações: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2010/07/28/redefor-recebe-inscricoes-previas-ate-10-de-agosto

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Projeto da FE está entre os nove finalistas do “Educadores Inovadores”

O projeto Filmando a História da E.E. Trinta e Um de Março, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp junto a professores, alunos e a comunidade onde está instalado o colégio, no Jardim Santa Mônica, periferia de Campinas, é um dos nove finalistas do “Prêmio Microsoft Educadores Inovadores”, que está em sua quinta edição. A iniciativa tem por objetivo reconhecer as melhores ações educacionais que fazem uso da tecnologia, executadas por escolas públicas. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de agosto, em cerimônia que ocorrerá em São Paulo. O projeto campineiro concorre com outros dois na categoria “Inovação em Comunidade”.

mais informações: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2010/07/24/projeto-da-fe-esta-entre-os-nove-finalistas-do-educadores-inovadores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

OPORTUNIDADES RELACIONADAS AO PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL

INSTITUTO SOUZA CAMPOS CONVIDA VOCÊ PARA A PALESTRA

“OPORTUNIDADES RELACIONADAS AO PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL”,

MINISTRADA PELO PROFESSOR JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO,
DOUTORANDO DO PROGRAMA DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

A PALESTRA É GRATUITA, COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
ACONTECE NO DIA 26 DE JULHO, ÀS SETE E MEIA DA NOITE
AVENIDA WASHINGTON LUIS, 210, PRÓXIMO À SANASA.

www.institutosouzacampos.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

Festival Brasil Instrumental

Festival instrumental - O Festival Brasil Instrumental acontece na Unicamp, de 25 de julho a 1º de agosto. No evento serão realizadas oficinas gratuitas, abertas a interessados.
Inscrições e outras informações: http://www.brasilinstrumental.mus.br/

segunda-feira, 19 de julho de 2010

quinta-feira, 15 de julho de 2010

catraca verde

Projeto quer popularizar eventos realizados em áreas verdes
Site divulga programação de praças e parques para aumentar frequência e interesse dos brasileiros por atividades realizadas ao ar livre
Por Rogério Ferro, do Instituto Akatu

Desde a segunda-feira (12/7), moradores da cidade de São Paulo contam com mais uma ferramenta para ficar de olho e não perder aquele espetáculo realizado bem ali na pracinha ou parque, pertinho de casa. Trata-se do site informativo Catraca Verde: plataforma online que divulga espetáculos e outras atividades gratuitas realizados em praças, parques e ruas da capital.

“Queremos colocar as pessoas em contato com o meio ambiente. Trazê-lo para o ar-livre, fazer com que ele explore a natureza se expondo ao sol, ao céu, ao vento”, explica Tais Lucilio, da Amapá Sustentabilidade Criativa, empresa idealizadora do projeto.

Segundo a Amapá, além de informar o cidadão sobre o que acontece nas áreas verdades da sua cidade, o Catraca Verde quer fazer o cidadão “entender, praticar e difundir sua relação com o meio ambiente, transformando-o em um cidadão ambientalmente responsável, capaz de exigir aos governantes a manutenção e o aumento desses espaços”.

http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/projeto-quer-popularizar-eventos-em-areas-verdes
http://www.catracaverde.com.br/

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Teatro inspirado em Kafka

Espetáculo com artistas formados na Unicamp tem estreia nacional
Fotos: Divulgação

[13/7/2010] Com a participação de artistas formados na Unicamp e USP, o espetáculo A Porta, livremente inspirado na obra de Franz Kafka, enfatizando os aspectos oníricos de sua criação, faz sua estreia nacional na abertura da Sesc Temporada de Teatro, em Campinas, no dia 18 de julho, domingo, às 18h. Concebido e dirigido por Vinicius Torres Machado, o espetáculo foi produzido pela Cia Troada com o apoio do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro. Os integrantes da companhia pesquisam a linguagem da máscara desde 1999, em seus mais diversos trabalhos.

Durante a peça, todos os atores utilizam máscaras inteiras, sem fala, com traços caricaturescos da figura humana. As máscaras do espetáculo, confeccionadas por Elisa Rossin, atriz e mascareira da Cia Troada, são inspiradas na estética da Familie Flöz, referência alemã do teatro de máscaras mundial. Os figurinos foram criados por Elisa Rossin e Eliseu Weide, que trabalha com importantes produções européias de ópera e teatro, incluindo as companhias alemãs Berliner Ensemble e Cia Familie Flöz, de Berlim.

O espetáculo, que conta a história de uma noite de insônia de Gregor, perpassada por pesadelos, apresenta a comicidade da máscara em visita ao universo kafkiano. Nesse encontro, nasce um tipo de humor que tira sua força do sem sentido, do “nonsense”, da brincadeira com o absurdo. A porta do quarto de Gregor se transforma em uma passagem pela qual poderá voltar à realidade. O elenco é formado pelos atores Ana Caldas Lewinsohn, Beto Souza e Elisa Rossin. O Sesc na Rua Dom José I, 270, no bairro Bonfim, em Campinas. Os ingressos custam de R$ 2,00 a R$ 8,00. Outras informações pelo telefone (19) 3737-1500 ou pelo e-mail email@campinas.sescsp.org.br.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Economia Doméstica no Globo Repórter

Bom dia,

Na próxima sexta-feira, dia xx/07, o Globo Repórter será sobre Orçamento Doméstico. Parte da matéria foi gravada comigo e algumas alunas do Departamento de Economia Doméstica da UFV. Divulguem e não deixem de assistir.
Abraços,
Ana Lidia
p.s. A repórter que fez a matéria com a gente me mandou um e-mail agora falando que o globo repórter que gravaram aqui foi adiado para a próxima sexta, dia 23/07, pra poderem terminar a edição

Um design ecológico para a democracia

Opinião / Sustentabilidade
05/07/2010

Um design ecológico para a democracia
O "bem viver" implica uma superação do antropocentrismo: não é só uma harmonia entre os humanos mas com as energias da Terra, do Sol, das montanhas, das águas, das florestas e com Deus
Por Leonardo Boff*

A democracia é seguramente o ideal mais alto que a convivência social historicamente elaborou. O princípio que subjaz à democracia é este:" o que interessa a todos, deve poder ser pensado e decidido por todos".

Ela tem muitas formas, a direta, como é vivida na Suiça, na qual a população toda participa nas decisões via plebiscito.

A representativa, na qual as sociedades mais complexas elegem delegados que, em nome de todos, discutem e tomam decisões. A grande questão atual é que a democracia representativa se mostra incapaz de recolher as forças vivas de uma sociedade complexa, com seus movimentos sociais. Em sociedades de grande desigualdade social, como no Brasil, a democracia representativa assume características de irrealidade, quando não de farsa. A cada quatro ou cinco anos, os cidadãos têm a possibilidade de escolher o seu "ditador" que, uma vez eleito, faz mais a política palaciana do que estabelece uma relação orgânica com as forças sociais.

Há a democracia participativa que significa uma avanço face à representativa. Forças organizadas, como os grandes sindicatos, os movimentos sociais por terra, teto, saúde, educação, direitos humanos, ambientalistas e outros cresceram de tal maneira que se constituíram como base da democracia participativa: o Estado obriga-se a ouvir e a discutir com tais forças as decisões a tomar. Ela está se impondo por todas as partes especialmente na América Latina.

Há ainda a democracia comunitária que é singular dos povos originários da América Latina e pouco conhecida e reconhecida pelos analistas. Ela nasce da estruturação comunitária das culturas originárias, do norte até o sul de Abya Yala, nome indígena para a América Latina. Ela busca realizar o "bem viver" que não é o nosso "viver melhor" que implica que muitos vivam pior. O "bem viver" é a busca permanente do equilíbrio mediante a participação de todos, equilíbrio entre homem e mulher, entre ser humano e natureza, equilíbrio entre a produção e o consumo na perspectiva de uma economia do suficiente e do decente e não da acumulação. O "bem viver" implica uma superação do antropocentrismo: não é só uma harmonia entre os humanos mas com as energias da Terra, do Sol, das montanhas, das águas, das florestas e com Deus. Trata-se de uma democracia sociocósmica, onde todos os elementos são considerados portadores de vida e por isso incluidos na comunidade e com seus direitos respeitados..

Por fim estamos caminhando rumo a uma superdemocracia planetária. Alguns analistas como Jacques Attalli (Uma breve historia do futuro, 2008) imaginam que ela será a alternativa salvadora face a um superconflito que poderá, deixado em livre curso, destruir a humanidade. Esta superdemocracia resultará de uma consciência planetária coletiva que se dá conta da unicidade da família humana e de que o planeta Terra, pequeno, com recursos escassos, superpovoado e ameaçado pelas mudanças climáticas obrigará os povos a estabelecer estratégias e políticas globais para garantir a vida de todos e as condições ecológicas da Terra.

Esta superdemocracia planetária não anula as várias tradições democráticas, fazendo-as complementares. Isso se alcança melhor mediante o bioregionalismo. Trata-se de um novo design ecológico, quer dizer, uma outra forma de organizar a relação com a natureza, a partir dos ecossistemas regionais. Ao contrário da globalização uniformizadora, ele valoriza as diferenças e respeita as singulariedades das bioregiões, com sua cultura local, tornando mais fácil o respeito aos ciclos da natureza e a harmonia com a mãe Terra.

Temos que rezar para que este tipo de democracia triunfe senão ignoramos totalmente para onde seremos levados.

*Leonardo Boff é autor do livro Ecologia, Mundialização e Espiritualidade, Record 2008. Este artigo foi publicado originalmente no Mercado Ético.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Campanha 1GOL: Educação para Todos

Campanha 1GOL: Educação para Todos


A iniciativa 1GOL: Educação para Todos é uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para divulgar mensagens e pressionar os governos a cumprirem as metas do Tratado Educação para Todos, garantindo que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015.


No Brasil, o 1GOL é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e apoiado por dezenas de craques do futebol, por atletas de outras modalidades, por artistas da música e por autoridades públicas.


Para assinar a petição virtual em favor da educação acesse www.marque1gol.org.br A petição pode ser assinada também por celulares VIVO, enviando um SMS gratuitamente com o seu nome completo para 656.


O endereço para assistir ao vídeo diretamente do site da Campanha é www.campanhaeducacao.org.br

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Oficinas culturais gratuitas Cosmopolis

Boa tarde, amigos da Cultura!

Neste ano, A SEMANA CULTURAL DE INVERNO, apresenta uma novidade:
Trata-se das oficinas culturais que acontecerão nos mesmos dias dos eventos culturais, porém, com horários e locais diversificados.Confiram a programação:
CONFECCÃO DE PÃES ARTESANAIS:
Oficina de Culinária - Grátis - Vagas limitadas (25 vagas por turma)
Dia 14/07/2010- Quarta -feira - Local: Escola Educador Paulo Freire
1ª Turma - Horário: das 8 às 11h - 2ª Turma; das 14 às 16h
Professora:Ivanilde Scorzoni Conforto
Pães caseiros, aquela alegria em ver a farinha branquinha que misturada e depois, crescer, levar ao forno e sentir aquele cheirinho delicioso que perfuma a casa.Este alimento milenar que através dos tempos reúne as pessoas ao redor de mesas mundo afora.
DANÇA DE SALÃO: -" Descobrir o Melhor da Vida"
Oficinas - Grátis - Vagas Limitadas
Professores: Edilson, Yácara e Juliana.
Thais, Leticia,Odirley, Beatriz, Nelson e Cristiana (monitores)
Local: Escola Educador Paulo Freire
Dia :15/07/2010 - Quinta-feira - Local: Escola Educador Paulo Freire
1ª Oficina - Dança para todas as idades (30 pessoas)
Das 9 às 10 horas
2ª Oficina - Dança de Salão para a 3ª Idade (30 pessoas)
Das 15 às 16 horas
BONEQUINHA DE BARBANTE
Oficina de Aresanato - grátis - Vagas limitadas (20 vagas por turma)
Professora: Claudia Monteoliva de Quintal
Dia:16/07/2010 - Sexta-feira - Local: Escola Educador Paulo Freire
1ª Oficina - Horário ; Das 9 às 12h
2ª Oficina - Horário: das 14 às 17h.
Técnica Mista - retalhos de Tecidos - Barbantes - Patchwork
MÓBILES PARA QUARTO DE CRIANÇAS
Oficina de Artesanato - Grátis - Vagas Limitadas (15 vagas)
Professora: Eliane Catarina Aparecida Pereira
Dia: 17/07/2010 - Sábado - Local: Biblioteca Municipal de Cosmópolis
Horário: Das 9 às 12h
Técnica Mista - Retalhos de Tecidos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM ORIGAMIS
Oficina de Dobradura em papéis - Grátis - Vagas limitadas - (25 vagas)
Dia 18/07/2010 - Domingo
Horário: das 9:30h às 11:30h
Local: Biblioteca Municipal de Cosmópolis
Horário: Das 9h30 às 11h30.
Professora: Flaviana Pompeu da Costa

As inscrições serão feitas a partir de 12/07/2010 das 9:00 às 17:00h
Local: Biblioteca Municipal de Cosmópolis
Rua Antomio Carlos Nogueira, 1277 - Centro



Antonio Sergio dos Santos
Secretário Municipal de Cultura
19 - 3872.2575 / 3812.3101

segunda-feira, 5 de julho de 2010

II Encontro de Formação dos Educadores

II Encontro de Formação dos Educadores de Campinas e Região.

O Conhecimento, a Interdisciplinaridade e a Formação dos Educadores.
28 de agosto de 2010
8hs às 17hs

Convidada: Ivani Fazenda.

Minicursos:
Dependência Química, Ecopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Infantil, Filosofia Clínica, Gerontologia, História e Cultura Afro-brasileira, Infância e Violência doméstica contra a criança e o adolescente, Metodologia do Ensino de Filosofia, Pedagogia Social, Psicopedagogia.
Inscrições gratuitas: www.unisal.br

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Consumo no mundo

Um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo

Dado é do relatório "Estado do Mundo - 2010"; versão em português lançada na quarta-feira (30/6) já está disponível em PDF.
Para obter o documento:
http://www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2010/um-sexto-da-humanidade-consome-78-de-tudo-que-e-produzido-no-mundo

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Proyectos Sociocomunitarios Solidarios

Ya está disponible el documento sobre Orientaciones para el desarrollo de Proyectos Sociocomunitarios Solidarios en la nueva secundaria argentina


"Orientaciones para el desarrollo institucional de propuestas de enseñanza sociocomunitarias solidarias", es el nombre del documento realizado por el Ministerio de Educación de la Nación.
El documento, presentado por el Programa Nacional Educación Solidaria a los Subsecretarios de Educación de todas las jurisdicciones, se propone orientar a las instituciones en la implementación de los Proyectos sociocomunitarios solidarios previstos en el marco de la nueva secundaria obligatoria. Se puede descargar desde el sitio del Ministerio de Educación (http://www.me.gov.ar/edusol/archivos/2010_pss.pdf).