terça-feira, 23 de novembro de 2010

Racismo à brasileira

ENTREVISTA
*Nº edição: 324* | 12.NOV - 10:00 | Atualizado em 07.03 - 20:07

EDWARD TELLES
O BRASIL PODE VIRAR UMA ÁFRICA DO SUL Brasilianista afirma que exclusão dos
negros das universidades e dos bons empregos cria um modelo de divisão de
renda similar ao do apartheid

Por Ivan Martins

O sociólogo Edward Telles, professor da Universidade da Califórnia, em Los
Angeles, integra o simpático grupo dos *brazialianists* – aqueles acadêmicos
americanos que fizeram do Brasil e dos brasileiros seu principal objeto de
estudo. *Racismo à Brasileira*, seu livro que acaba de ser lançado pela
editora Relume Dumará, tem porte para incluí-lo na relação dos
brasilianistas mais respeitados. Telles faz nesse livro uma inédita
comparação entre a situação racial no Brasil e nos Estados Unidos, baseada
em recentes estatísticas demográficas. O resultado, além de uma livro
imperdível, é um golpe devastador na auto-imagem do Brasil. Não só cai por
terra o velho mito da democracia racial como revela-se um País que, nas
palavras de Telles, caminha para um modelo sul-africano de concentração
racial da renda. “Essa é a tendência. Se nada for feito é nessa direção que
o Brasil avança”, diz ele. Aos 46 anos, de família mexicana, Telles conhece
bem seu tema de estudo. Desembarcou pela primeira vez no Rio em 1989, fala
bem o português e casou-se com uma gaúcha. Dias atrás, quando esteve em São
Paulo para o lançamento do seu livro, concedeu a entrevista que segue:

*DINHEIRO* *– Como é o racismo à brasileira?
**EDWARD TELLES* – Em todas as sociedades multirraciais você tem racismo e o
Brasil não está isento disso. Mas enquanto nos EUA a segregação é feita de
forma clara – negros e brancos moram em bairros diferentes e não se casam
entre si – no Brasil há outro tipo de racismo. Aqui há miscigenação, em
oposição à segregação praticada nos EUA e na África do Sul. Mas a
discriminação existe, o racismo existe, embora haja mais sociabilidade entre
brancos e negros.

*DINHEIRO* – *O racismo aqui é pior do que nos Estados Unidos?*
*TELLES* – O racismo é diferente nos dois países, mas a desigualdade no
Brasil é maior. Não se trata apenas de uma desigualdade de renda em geral,
mas de uma forte desigualdade de renda racial. O que define isso é que
praticamente não há negros na classe média brasileira, e muito menos na
classe alta.

*DINHEIRO* *– Os brasileiros se acostumaram a pensar que não existe
discriminação racial no Brasil, mas somente discriminação de classe.
**TELLES* – Definitivamente não é somente uma questão de classe e de renda.
Fiz análises de mobilidade social que mostram que negros e brancos nascidos
em São Paulo na mesma classe social têm experiências econômicas diferentes.
Os brancos de classes baixas têm muito mais mobilidade. Somente eles atingem
posições profissionais de renda mais alta.

*DINHEIRO* *– Por que isso acontece? Os jovens negros não têm as mesmas
oportunidades de estudo ou não têm as mesmas oportunidades de trabalho?
**TELLES* – O problema principal está na escola. O acesso à universidade é o
grande gargalo. Sem ela não se tem acesso às posições profissionais mais
altas. Certamente há discriminação
racial no trabalho, mas o problema central acontece antes. Os
negros não chegam ao mercado de trabalho mais qualificado
porque não vão à universidade.

*DINHEIRO* *– Existe indicação estatística de que o jovem negro ganha
mobilidade social quando se educa?*
*TELLES* – Em meu livro menciono um estudo comparando Brasil,
EUA e África do Sul. Nele fica claro que no Brasil há uma relação
mais forte entre educação e renda. A escolaridade dos negros na África do
Sul é comparável à dos brancos, mas mesmo assim a
renda dos negros é mais baixa. No Brasil a educação explica a
maior parte da diferença de renda.

*DINHEIRO* *– Os governos no Brasil sempre acreditaram que esse assunto não
precisaria ser tratado de forma específica. Imaginava-se que ao atacar os
problemas dos pobres também se resolveriam os problemas dos negros...
**TELLES* – Não é assim tão simples. Essas políticas gerais nunca são
inteiramente eficientes. Sempre fica alguém de fora e quase sempre são os
negros. Eu sou a favor da ação afirmativa, da reserva de vagas para jovens
negros na universidade, como forma de abrir espaço para os negros no topo da
pirâmide social.

*DINHEIRO* *– O racismo atende algum interesse econômico?
**TELLES* – Acho que a classe média branca quer manter seus privilégios, que
são o monopólio das vagas na universidade pública e os bons postos de
trabalho no mercado profissional. As pessoas têm medo que as cotas possam
ameaçar esse monopólio racial. Uma pesquisa de opinião mostra que o maior
foco de resistência às políticas de ação afirmativa está na classe média
branca. Mas há também a ideologia, que vem
do século 19, que diz que os negros são inferiores. Ela não desapareceu,
embora o argumento tenha mudado da biologia para
a cultura – agora a cultura negra é inferior.

*DINHEIRO* – *O sr. diz que nos EUA esse problema foi mitigado
pela ação do Estado.
**TELLES *– Nos Estados Unidos o Estado fez uma intervenção
destinada a colocar negros na universidade. Com isso, a classe
média de negros aumentou muito. Desde os anos 60 a classe
média negra cresceu quatro vezes. Eu acredito que o acesso à universidade é
a única coisa capaz de promover a mudança. A industrialização não muda nada
e o crescimento econômico
também não. Cabe ao Estado agir.

*DINHEIRO* – *As ações afirmativas resolveram todos os problemas raciais nos
Estados Unidos?
**TELLES* – Não exatamente. Embora você tenha uma classe média negra
significativa e pessoas importantes como Condoleezza Rice e Colin Powell, há
também uma grande classe baixa de negros que não se beneficia da ação
afirmativa. Essas pessoas têm de ser ajudadas por políticas de Estado de
combate à pobreza. De um modo geral, as políticas de ação afirmativa ajudam
grupos minoritários a obter trabalhos de alta qualificação, do qual são
tradicionalmente excluídos.

*DINHEIRO **– Como acontece a exclusão racial no trabalho?
**TELLES* – Às vezes a exclusão é feita pelo empregador na hora da
entrevista. Mesmo não se achando racistas, os empregadores escolhem com base
em estereótipos raciais. Mas em geral os brancos também têm mais acesso ao
mercado de trabalho porque conhecem as pessoas certas, porque vêm de
famílias que têm mais acesso. Às vezes os negros podem até se auto-excluir,
por baixa auto-estima, que vem em parte pela ausência de negros
representados em posições bem-sucedidas.

*DINHEIRO* *– A multiplicação da classe média negra teve impacto econômico
nos EUA?
**TELLES* – Um estudo econômico recente mostrou que os empregadores que usam
a ação afirmativa têm mais sucesso, por-
que ela promove um ambiente de justiça nos locais de trabalho. Empresas que
praticam a ação afirmativa procuram mais amplamente no mercado de trabalho
para encontrar minorias e mulheres adequadas à suas necessidades e acabam
utilizando critérios mais amplos de contratação. Esses empregadores acham
pessoas com performance melhor do que empresas que usam canais tradicionais.
A experiência mostra que contratar o filho do amigo nem sempre é melhor para
os negócios.

*DINHEIRO* *– Por que o sr. diz que crescimento não resolve o problema da
discriminação?
**TELLES* – O milagre econômico brasileiro nos anos 70 fez a econo-
mia crescer muito, mas foi nesse período que mais cresceu a desigualdade
racial. Os pobres ficaram um pouco menos pobres,
mas quem realmente enriqueceu foram as classes médias e altas.
Veja o acesso à educação superior. Desde 1960 as universidades brasileiras
se expandiram muito. Apenas 2% dos brancos tinham formação universitária em
1960 e quase nenhum negro. Em 1999
essa percentagem para brancos subiu para 12%, enquanto os
negros foram de zero para 2%. Ainda que o número de negros na universidade
tenha crescido, a brecha entre brancos e negros cresceu de forma bárbara.

*DINHEIRO* *– As pessoas no Brasil temem que as políticas da ação afirmativa
aumentem a segregação, levando a um cenário como o dos EUA.
**TELLES* – Mas as pessoas não são cegas à raça no Brasil! Raça é um
elemento importante nas relações sociais. A forma
de lidar com o outro já depende da aparência. A maneira como um trata o
outro no Brasil é uma combinação de classe e raça. É por isso que as poucas
pessoas negras na classe média continuam sendo discriminadas. Não é como se
os brasi-
leiros fossem totalmente inocentes nesse assunto e a ação afirmativa fosse
romper
o encanto. O encanto já foi rompido há muito tempo, contra os negros.

*DINHEIRO* *– O sr. conta em seu livro que a mestiçagem brasileira impediu
que se implantassem aqui políticas legais de discriminação no início do
século 20. A mesma mestiçagem não impediria, agora, que se implantem
políticas de cotas? Com tanta mistura, como distinguir branco de negro?
**TELLES* – Esse é um problema que vocês terão de resolver. Nos EUA havia
leis racistas que diziam quem era negro e quem não era. Essas regras foram
usadas para promover os negros. No Brasil é mais difícil, mas isso não
deveria ser impedimento para se tomar ações afirmativas. A sociedade
brasileira tem de ser criativa porque obviamente não se pode copiar os
Estados Unidos nesse caso.

*DINHEIRO* *– Não existe a possibilidade de as políticas de cotas criarem no
Brasil uma hostilidade racial que hoje não existe?
**TELLES* – Eu acho o contrário. Nos Estados Unidos a convivência de brancos
e negros nas universidades, mesmo um pouco tensa, tem permitido conhecimento
melhor um do outro. Acho que no Brasil, onde já existe convivência
inter-racial, ela vai se estender à universidade, onde só há brancos.

*DINHEIRO* *– Há anos o Brasil investe muito mais na educação superior do
que na primária. Isso pode ser lido como uma ação racista do Estado
brasileiro?
**TELLES* – Certamente essa diferença descarada em favor da universidade é,
indiretamente, uma ação racista. Quem entra nas boas universidades públicas
são os brancos. É difícil ver um negro aqui na USP, e olha o investimento
público que ela recebe! Onde fica o investimento do Estado na educação dos
negros?

*DINHEIRO* *– Olhando pelo outro lado, qual seria o custo econômico e social
de não fazer nada sobre esse assunto?
**TELLES* – Nas profissões técnicas avançadas, mesmo no Direito,
há uma crescente desigualdade racial. Os brancos estão tomando
as novas posições de forma desproporcional, porque elas necessi-
tam de formação universitária. A mobilidade social para cima é
muito maior para brancos.

*DINHEIRO* *– E qual é a implicação de longo prazo dessa tendência?
**TELLES* – Isso implica que a classe média é cada vez mais branca enquanto
os pobres são cada vez mais negros. Se você projeta a tendência para três ou
quatro gerações à frente, vai haver mais desigualdade racial. Se não mudar
nada, aos poucos o Brasil vai se aproximar da África do Sul. É a tendência.
Talvez demore algum tempo, mas se nada for feito é nessa direção que vai o
País.

*DINHEIRO **– Como americano, o sr. se choca com algum aspecto particular
das relações raciais no Brasil?*
*TELLES* – O que me espanta é ouvir as pessoas dizerem que no Brasil não há
racismo. Nem vale a pena discutir. Eu cheguei ao Brasil em 1989 e as pessoas
me diziam que havia aqui uma democracia racial. As pessoas que eu via
pedindo nas ruas eram negras, as pessoas
que moravam nas favelas eram em sua maioria negras e toda a clas-
se média era branca. Para mim era bastante óbvio que havia um problema, mas
as pessoas não percebiam. Isso era chocante.
Ainda bem que está mudando.




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Luiz Henrique Coletto,
• Acadêmico de Jornalismo da UFSM
• Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Comunicação
• Integrante do Ecolândia - Rádio Caraí FM 106.3 (sextas às 18h)
• Professor do Pré-Vestibular Popular Alternativa

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