sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CONCURSO LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE VÍDEO - 2011

CONCURSO LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE VÍDEO - MINUTO CIENTÍFICO

http://www.mc.unicamp.br/

ORGANIZAÇÃO: MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIÊNCIAS – UNICAMP

1. Apresentação

O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, associado à Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe - REDPOP, promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil – MC&T e Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST, abre um concurso de vídeos de difusão científica intitulado Minuto Científico, nas três grandes áreas do conhecimento - Humanas, Exatas, Biológicas, abrangendo duas categorias, jovens e adultos.

O uso de textos escritos e produtos audiovisuais para a difusão científica atravessa uma série de mídias tais como revistas de ampla circulação, sites especializados, programação televisiva, aberta ou por assinatura, disponível em canais comerciais ou públicos, DVDs, etc. Esta difusão ocorre em um cenário contemporâneo de transmídia, em constante expansão, ou seja, há a sinalização um amplo campo dialógico entre as mídias, materializado no processo de construção de mensagens que prevê as migrações de textos de um lugar a outro, o entrecruzamento de informações, e, também a expansão dos conteúdos em telas que se multiplicam. Nesse contexto, as relações de produção e de recepção se tornam mais dinâmicas.

Neste horizonte, é lançado o concurso Minuto Científico que visa estimular e localizar a produção espontânea, dispersa ou institucional que pode ocorrer por iniciativa de indivíduos ou abrigada no cotidiano de instituições diversas, incluindo escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas com áreas voltadas ao conhecimento científico e tecnológico e outros. O concurso, por outro lado, busca qualificar esta produção que considera a divulgação e a difusão como um meio de dar visibilidade à pesquisa científica, abrangendo suas questões e inquietações, seus processos e objetos, os sujeitos envolvidos e os resultados obtidos. Para esse alcance, o concurso estabeleceu a Internet como lugar de divulgação dos trabalhos.

Elegeu-se o tema TRANSFORMAÇÃO para esta primeira edição do Concurso. Seu significado abrange todas as áreas do conhecimento, sendo suficientemente amplo para permitir recortes distintos e eficazes por parte dos autores. O tema tem densidade própria em cada área específica, o que permite abordagens e lides com objetos de formas diferenciadas, podendo-se ampliar os modos de considerá-los e, pela possibilidade de investimentos abertos nos processos de elaboração dos trabalhos, pode-se, inclusive, contribuir para uma reflexão sobre a noção de difusão científica.

Trata-se, portanto, de um concurso que estimula a criação de obra audiovisual (imagem em movimento), de 1 a 2 minutos de duração, com o tema central “Transformação”, voltado para as três grandes áreas do conhecimento científico. Os vídeos são destinados à veiculação, através da Internet.

Nenhum comentário: