quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chamada de trabalhos para Revista de Ciências da Educação

Revista de Ciências da Educação (ISSN: 1518-7039)
Americana, em 28 de abril de 2011

Ref.: chamada de trabalhos para o nº 25 da Revista de Ciências da Educação e ao Dossiê “Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias” que nela será publicado

A Revista de Ciências da Educação, articulada pelo Programa de Mestrado em Educação do Unisal juntamente com uma série de outras instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, abre o processo de chamada de trabalhos para o nº 25, relativo ao segundo semestre de 2011, com publicação prevista para dezembro de 2011.

A data limite para postagem de trabalhos é 3 de outubro 2011.

Em especial, o nº 25 da Revista contará com um Dossiê sobre “Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias”, articulado pela Profa. Dra. Renata Sieiro Fernandes, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana, e pela Profa. Dra. Margareth Brandini Park, pesquisadora do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas. Os interessados em publicar textos nesse Dossiê devem submeter seus trabalhos utilizando-se das mesmas orientações de formatação e encaminhamento que abaixo são descritos para orientar os interessados em apresentar textos às seções correntes da Revista.

Reitera-se que a Revista de Ciências da Educação conta, desde o nº 19, com uma seção fixa denominada “Educação dos sentidos”, um espaço destinado a textos literários e mesmo “expressões artísticas” de diversos formatos com o propósito educativo. Os interessados na publicação de trabalhos nesta seção deverão proceder da mesma forma do que aqueles que encaminham trabalhos às seções correntes da Revista.

Todas as condições para a submissão de trabalhos ao nº 25 da Revista de Ciências da Educação estão descritas abaixo.

Pede-se divulgar este Edital de Chamada de Trabalhos aos eventuais interessados, sobretudo enviando cópia desse comunicado às listas eletrônicas.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Luís Antonio Groppo
Professor do Programa de Mestrado em Educação do Unisal, Americana/SP;
Editor e organizador do n. 25 da Revista de Ciências da Educação;
(luis.groppo@am.unisal.br)
Profa. Dra. Renata Sieiro Fernandes
Professora o Unisal;
Organizadora do nº 25 da Revista de Ciências da Educação;
(renata.fernandes@am.unisal.br)
Profa. Dra. Margareth Brandini Park
Escritora e Pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp;
Organizadora do nº 25 da Revista de Ciências da Educação;
(margareth.park@gmail.com)

REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CHAMADA DE TRABALHOS AO Nº 25 (2º/SEM./2011)

Seguem abaixo informações para orientar os interessados na publicação de trabalhos acadêmico-científicos no nº 25 da Revista de Ciências da Educação.
Desde seu nº 19, a Revista de Ciências da Educação passou a circular com uma nova seção denominada “Educação dos Sentidos”, que recebe poesias, contos e outros tipos de manifestações artísticas, que deverão estar em sintonia com a linha editorial desse periódico e serão submetidos ao mesmo processo de avaliação dos demais trabalhos.

DATA LIMITE PARA POSTAGEM DOS TRABALHOS

A data limite para a postagem de trabalhos para o nº 25 da Revista de Ciências da Educação é 3 de outubro de 2011.

Dossiê Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias.

Descrição da proposta do dossiê:

A proposta para o dossiê da Revista de Educação do Unisal é a de compilar e apresentar artigos de pesquisadores e educadores que tragam contribuições para se refletir sobre os temas da Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias.Cremos que pensar a educação que acontece nas instituições e para além delas é ampliar os contextos educacionais,e para que isso ocorra precisamos incluir a cidade, o espaço público, as praças, o bairro, as ruas como lugares de educação, de sociabilidade, de vivência coletiva, de intervenções, de ações participativas que aliam arte, cultura, política.

As práxis sociais e educativas que acontecem nas instituições e para além delas se constituem de projetos políticos de formação e ação dos sujeitos e para tanto envolvem pedagogias e metodologias educativas. Como a experiência educativa formal é obrigatória e de longa duração, via de regra, ela termina por oferecer parâmetros educacionais para qualquer prática educativa. Tal fato termina por criar a repetição de estratégias de ensino formal que são utilizadas sem maiores reflexões em espaços diferentes daqueles em que se originaram,ocorrência que leva a uma overdose de escolaridade para muitos espaços que se propõem alternativos a esse espaço.

Nosso país há muitas décadas desenvolve trabalhos educativos de cunho não formal, porém faltam registros que possam subsidiar e consubstanciar tais práticas, o presente dossiê pretende focalizar metodologias utilizadas em diversas propostas e socializá-las com o público interessado nesse campo educacional.

Organização: Renata Sieiro Fernandes (pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Social do Unisal, campus Americana) e Margareth Brandini Park (pedagoga, doutora em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp,escritora e pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp)

LINHA EDITORIAL DA REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Articulada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Unisal - Mestrado em Educação Sócio-comunitária – em parcerias com outras Instituições de Ensino e de Pesquisa brasileiras e do exterior, a Revista de Ciências da Educação constitui-se como uma iniciativa para estimular a produção acadêmica dos integrantes da comunidade salesiana de ensino e dos demais Programas de Pós-Graduação em Educação nacionais e internacionais.

Ela abre espaço prioritariamente às produções que versem sobre a educação salesiana, a educação sócio-comunitária e educação não-formal, se é que é possível dividir de maneira tão cabal e formal essas três modalidades educativas.

Dessa maneira, a Revista de Ciências da Educação pretende constituir-se como mediação dialógica entre pesquisadores, acadêmicos e educadores das mais variadas referências teórico-metodológicas e práticas sócio-educativas, pois acredita que esse é o melhor caminho para otimizar a produção acadêmico-científica, condição necessária, mas não suficiente, para qualificar a educação brasileira.

Com periodicidade semestral, a Revista de Ciências da Educação tem edição impressa, mas que pode ser conferida eletronicamente em formato “pdf” (http://www.am.unisal.br/pos/stricto-educacao/revista.asp) e mesmo no formato digital (http://200.206.4.13/ojs/index.php/rce/index).


NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os arquivos com textos e documentos necessários para a avaliação deverão ser encaminhados ao Editor Responsável pela Revista de Ciências da Educação (Prof. Dr. Marcos Francisco Martins) para os seguintes e-mails: revistadecienciasdaeducacao@gmail.com e luis.groppo@am.unisal.br, com solicitação de recebimento.

Devem ser enviados dois arquivos:

- um arquivo apenas com a identificação dos autores e contato;
- outro apenas com o trabalho, sem identificação dos autores.

Os trabalhos encaminhados à Revista de Ciências da Educação devem conter até 60000 caracteres com espaço assim editados:

- a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm;

- título e, se for o caso, subtítulo, indicar o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;

- identificação do autor ou autores:

. devem ser enviadas em arquivo à parte para assegurar o anonimato, acompanhado do título do trabalho;

. devem conter o nome completo do(s) proponente(s) do texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), e-mail, bem como telefone e endereço para contato do Conselho Editorial;

- a primeira página do trabalho deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo 1300 caracteres com espaço), abstract (em inglês), e entre três e seis palavras-chave e key-words. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e da instituição não devem aparecer nesta primeira página;

- os textos devem ser apresentados em formato "word" (versão 6.0 ou posterior), alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5;

- as citações, a composição da bibliografia e as referência devem ser editadas seguindo as orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal", disponível em http://189.20.51.84/sysportal/imagens/manual2009.pdf;

- eventuais ilustrações e tabelas com respectivas legendas deverão ser apresentadas em arquivos separadamente, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas;

- ao autor de artigo aprovado e publicado serão fornecidos, gratuitamente, três exemplares do número correspondente da Revista;

- a Revista de Ciências da Educação reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com a devida citação da fonte;

- os artigos representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista, do Programa de Mestrado em Educação do Unisal, seu mantenedor, ou dos que integram (pessoas ou instituições) o Conselho Editorial.

As dúvidas podem ser dirimidas com envio de e-mail ao Editor Responsável pela Revista de Ciências da Educação Prof. Dr. Luís Antonio Groppo: luis.groppo@am.unisal.br ou lusantoniogroppo@yahoo.com.br.

SOBRE A AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS RECEBIDOS

Todos os trabalhos recebidos, inclusive os da seção “Educação dos sentidos” e do Dossiê, serão submetidos a um par de pareceristas indicados pelo Editor da Revista e pelos organizadores do número 25. Se os pareceres forem divergentes, um terceiro parecerista será chamado a avaliar o texto.

No caso de haver mais artigos do que o número da Revista comporta, o Conselho Editorial opinará sobre os encaminhamentos a serem dados a todos os artigos aprovados pelos pareceristas.

Campus Maria Auxiliadora • Av. de Cillo, 3500 – Pq. Novo Mundo • 13467-600 – Americana – SP
Fone: (19) 3471-9700 • Fax: (19) 3471-9734

Nenhum comentário: