sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seminário sobre estética da periferia

aponta para uma forte relação entre arte, política e ação social
O seminário e mostra cultural “Estética da Periferia: Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole” aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2011 e contou com a participação de pesquisadoras/es, produtoras/es culturais e ativistas dos movimentos de cultura do Estado e do país. Foram quatro mesas temáticas mais uma mesa de abertura, com público presencial de cerca de 300 pessoas e outras centenas que acompanharam tudo pela Internet.



Os três dias de reflexão apontaram uma forte relação entre arte, política e ação social. Cada coletivo cultural pensa e produz sua arte olhando para sua “quebrada”. A ação destes grupos em suas comunidades, além de ser artística, é também política e cidadã. Outro ponto levantando e muito debatido foi a relação entre periferia e centro, nos centros urbanos, e como estas relações regionais apontam forma, conceitos e usos diferentes.



Segundo Antonio Eleilson Leite, da Ação Educativa, a intenção é criar um espaço de articulação e de possíveis alianças entre os setores – o poder público, os artistas e as instituições de sentindo público. Para ele “o debate sobre a arte feita nas periferias já é feito nas comunidades, mas é hora de buscar articulações e ampliar o diálogo”.



Ele também informou que este seminário foi o primeiro de uma série, a ideia é promover mais tres encontros – em 2012, 2013 e 2014. Um site foi desenvolvido com informações sobre o Seminário, a programação da Mostra Cultural, documentos de apoio, textos, e um histórico de outros debates e reflexões já realizados sobre o tema. Além disso, está disponível o resultado de uma pesquisa de teses e dissertações produzidas no Brasil nos últimos 10 anos que abordaram a temática. O endereço do site é: http://www.esteticadaperiferia.org.br/



O encontro foi uma iniciativa da ONG Ação Educativa e do Centro Cultural da Espanha e aconteceu no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, em colaboração com SESC SP e com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Além do Seminário, aconteceu a mostra cultural com artistas da periferia, no Sesc Belenzinho, com shows durante toda a semana.



O objetivo do encontro foi reunir artistas, pesquisadoras/es, acadêmicas/os, gestoras/es, pensadoras/es da cultura, jornalistas e ativistas para fazerem uma profunda reflexão sobre a arte produzida nas periferias urbanas do Brasil. E contou com participantes de diversas partes do Brasil, entre as/os debatedoras/es estavam presentes nomes como Isabel Gouvêa, da ONG Cipó - Comunicação Interativa, da Bahia, que esteve na mesa “Imagem, mídia e tecnologia”, os escritores Alessandro Buzo e Ferrez, que participaram do debate “Consumo e Formação de Público”, o cineasta Jeferson De, que participou da discussão sobre “Financiamento, produção e distribuição” e o professor Walter Garcia (USP), que participou da discussão “Interações Estéticas” junto com o rapper GOG, que é membro do Conselho Nacional de Política Cultural, dentre outros. Na mesa de abertura, destaque para as presenças do cenógrafo Gringo Cardia e do professor José Guilherme Magnani do Departamento de Antropologia da USP.



Com informações de: www.acaoeducativa.org

Nenhum comentário: