quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bastien e Bastienne - Ópera

08/10/2009 - Quinta-feira na UNICAMP
CASA do LAGO
19h30

Bastien e Bastienne

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sinfonia N°1, em Mi bemol Maior, K.16 – Motto allegro – Andante – Presto
Bastien e Bastienne, K.50 – Singspiel em um ato


Com mais de 600 obras, Mozart é um dos grandes compositores do Período Clássico, integrando a Primeira Escola de Viena ao lado de Haydn e Beethoven. Prolífico, influente e bastante popular em nossos dias, demonstrou seus prodigiosos talentos desde sua tenra infância: apresentava-se a toda realeza européia com pleno domínio do piano e do violino e já compunha com tamanha facilidade que assombrava os artistas da época.

Sua primeira Sinfonia foi escrita em Londres em 1764, durante uma grande viagem de apresentações feita por sua família a fim de exibi-lo às principais capitais européias. Enquanto seu pai se recuperava de enfermidades, interrompendo assim a turnê, o pequeno Mozart saciava sua criatividade compondo suas primeiras sinfonias. Essa, em Mi bemol Maior, é a primeira com forma completa e já conjectura a inventividade melódica e o domínio orquestral desenvolvidos em suas obras posteriores.

Mozart compôs “Bastien e Bastienne” em 1768, com doze anos de idade, para o médico e amigo da família Dr. Anton Messmer. O libreto é de F. W. Weiskern, J. H. F. Müller e J. A. Schachten, uma adaptação alemã inspirada no pequeno intermezzo “Le devin du village”, de Rousseau, grande filósofo francês. Bem recebida pelo público, essa pequena ópera impulsionou sua carreira, que contou com o aprimoramento desse gênero ao longo de sua vida.

O enredo trata das desventuras de Bastienne, uma jovem camponesa que perde seu amado, Bastien, para uma nobre dama. Desesperada, ela recorre à ajuda do Mago Colas, que a aconselha a agir de forma fria com Bastien a fim de reconquistá-lo. Em um segundo momento, Bastien procura o Mago e diz que ama Bastienne, porém é advertido e informado de que foi trocado por um novo amante. Bastien fica chocado e pede ajuda a Colas que realiza supostos feitiços e declara que Bastienne será sua novamente. Ela, entretanto, continua sua dissimulação e ignora Bastien veementemente, deixando-o bastante desalentado, levando-o a ameaçar suicídio. Ao final, ambos reconhecem que passaram dos limites e se reconciliam. Colas se junta aos dois e todos cantam em homenagem à sabedoria do Mago, à felicidade e ao amor.

Nenhum comentário: