sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Encontro Nacional Fé e Política

Movimento Nacional Fé e Política realiza o 7° Encontro em novembro
07/10/2009 | Jaime Carlos Patias
Surgido no final da década de 80 com o intuito de reunir grupos informais de reflexão, o Movimento Nacional Fé e Política reúne grupos cristãos engajados na política à luz da fé cristã. O Movimento tem cunho ecumênico e está aberto a todas as pessoas que consideram política a dimensão fundamental da vivência de sua fé. De acordo com Teresinha Toledo, uma das coordenadoras, o movimento é um espaço de reflexão da fé e política. "Nós nunca nos preocupamos em ser entidade. Nós apenas animamos e fortalecemos a reflexão do assunto", esclarece.

O sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira, membro da Coordenação Nacional explica que o Movimento Nacional Fé e Política "foi motivado pela preocupação de assessores das Comunidades de Base e das pastorais sociais entre os anos de 1985 e 1987 a partir de um texto do teólogo Clodovís Boff sobre os cristãos e a política, escrito para preparar o 6º Encontro Intereclesial das CEBs. Esse foi o começo da história. Nós já tínhamos uma preocupação sobre a questão, mas aquele artigo provocou um debate. Então pessoas ligadas ao Centro de Direitos Humanos de Petrópolis, entre eles Leonardo Boff, Márcia Miranda e Adair Rocha, promoveram alguns encontros com intelectuais, políticos e assessores de CEBs" No dia 24 de junho de 1989, realizou-se no Rio de Janeiro um encontro maior com umas 30 pessoas. Na altura foram estabelecidas três prioridades: a formação em termos de pensamento, com a criação de um Caderno de Fé e Política; a questão da espiritualidade, o nosso jeito de rezar e criar laços de solidariedade entre as pessoas.

Histórico
O 1º Encontro aberto para todos aconteceu no ano 2000, em Santo André, SP, com a participação de quase 3.000 pessoas. Em 2002, o 2º Encontro foi em Poços de Caldas, MG, com 4.o00 participantes. O 3º Encontro em 2003, em Goiânia, GO, reuniu 6.000 pessoas. Em Londrina, PR, no 4º Encontro de 2005 participaram 5.000 pessoas. Em 2006 o 5º Encontro de Fé e Política aconteceu em Vitória, ES com 4.000 participantes e o 6º foi realizado em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ, em 2007 com 5.000 pessoas.

Cuidar da vida
Chegando à 7ª edição, o Encontro Nacional de Fé e Política acontecerá na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, nos dias 28 e 29 de novembro deste ano. Com o tema "Cuidar da Vida: Espiritualidade, Ecologia e Economia", o Movimento Nacional Fé e Política espera que mais de 6.000 pessoas de todas as regiões do Brasil, participem do evento. "O encontro vem contribuir com simplicidade e humildade para discutir temas atuais", informa Teresinha Toledo. A região Nordeste do país é o foco para sediar as próximas edições. "Nós não fizemos ainda nenhum encontro no Nordeste, mas acreditamos que existam grupos grandes que queiram aderir ao movimento", explica Teresinha. Normalmente, as cidades que desejam acolher os encontros fazem uma pré-inscrição.
O Estado mineiro tem se empenhado nos últimos anos em promover encontros, debates, fóruns em torno da participação política e da responsabilidade dos cristãos para com o momento político vivido pela sociedade. Entre as ações exercidas estão mobilização em torno de políticas públicas e fiscalização da corrupção eleitoral. Estes movimentos têm ganhado força e espaço na mídia local.

O objetivo é lutar pela construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo neoliberal, disseminando a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles que estão comprometidos com a prática política e social. Aqueles que abraçam a causa do movimento rejeitam os valores individualistas e de absolutização do mercado, defendendo a solidariedade, cooperação e o direito de todos à vida em plenitude. Lutam por uma sociedade socialista. Para os militantes, as classes populares são o principal sujeito de sua história. O Movimento de Fé e Política pretende propiciar aos cristãos engajados na política um espaço de reflexão das atividades à luz da fé, dos valores evangélicos e dos deságios dessa realidade marcada pela crescente pobreza e exclusão.

Inscrições para a 7ª edição
As inscrições para o 7° Encontro podem ser feitas até o dia 11 de setembro pelo site www.fepoliticamg.org.br e custarão R$20,00. Depois desta data e até 13 de novembro passará a custar R$ 30,00. Mais informações pelo telefone: (31) 3821-8087 com a Secretaria do 7° Encontro, em Ipatinga (MG). E com a Secretaria Nacional Movimento Fé e Política (11) 2081-0294.

Da redação com informações da Agência Adital e do Movimento Fé e Política.

Fonte: Revista Missões

Rua Dom Domingos de Silos, 110 - Jd. São Bento
02526-030 - São Paulo - SP
Tel.: 11-2256.8820
www.revistamissoes.org.br

Assine a Revista Missões!

http://www.revistamissoes.org.br/revista

Nenhum comentário: