segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Unicamp é possível”, recado ao aluno da escola pública!

“Tome ciência: a Unicamp é possível”.

É com este slogan, dirigido especialmente aos alunos das escolas públicas, que serão recepcionados os visitantes da UPA 2011 (Unicamp de Portas Abertas), nos dias 2 e 3 de setembro – as inscrições já podem ser feitas no site da UPA 2011. Toda escola de ensino médio e fundamental pode participar do evento, mas uma prioridade é mostrar aos estudantes de baixa renda que também são capazes de ingressar em uma das instituições mais respeitadas do país – já ficou constatado que muitos deles sequer prestam o vestibular, porque consideram sua aprovação impossível.

“O professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador geral da Unicamp, atenta para o duplo sentido da mensagem: se conscientizar de que é possível e que a Unicamp é o lugar da ciência. “Queremos divulgar e valorizar os nossos programas de acesso, como o ProFIS e o Paais”, afirma, referindo-se ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior, que contempla os melhores colocados do Enem das escolas públicas de Campinas, e ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social, que atribui pontuação adicional para vestibulandos vindos da rede pública.

Segundo Edgar De Decca, a UPA 2011 sofreu modificações na sua organização, reservando-se toda a sexta-feira (2 de setembro) para a tradicional visita a unidades e laboratórios, além de exposição e programação cultural; no sábado (03), as atividades serão concentradas no Ginásio e Centro de Convenções, das 9h às 14h, sobretudo com palestras relacionadas a projetos sociais e carreiras, e também com oficinas, visitas monitoradas e passeio ciclístico.

“A ideia é mostrar a dimensão da Universidade através de depoimentos dos próprios docentes. Os alunos poderão tirar dúvidas sobre a estrutura dos cursos e oportunidades profissionais, e ficarão sabendo mais sobre ProFIS, Paais, internacionalização da universidade, bibliotecas, espaços de convívio e lazer. Para isso, contamos com o engajamento de todas as unidades de ensino e pesquisa, principalmente nas atividades que vão acolher os estudantes”, pede o coordenador geral.

A professora Carmen Link Bolonhini, assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), informa que por uma questão estritamente de segurança, as inscrições serão encerradas quando for alcançado o número de 40 mil visitantes para a sexta-feira e de 20 mil no sábado.

Uma mascote – A assessora da CGU anuncia que a UPA passa a ter uma mascote, Tiba, presente em todo material de divulgação do evento. “É uma andorinha e foi escolhida por ser uma ave migratória, o que tem a ver com a internacionalização da Universidade e também com aregião de Campinas, onde ela é típica. E Tiba significa ‘coletivo’ em Tupi, o que tem relação com as características do próprio evento”.

Outra novidade anunciada pelo professor De Decca é um conjunto de sinalizações trilíngue (português, inglês e espanhol) para orientar não só os visitantes da UPA, mas que será permanente; em áreas de maior circulação, painéis bem visíveis indicarão as unidades, vias e outros pontos de referência do entorno.

Uma última mudança é que a Revista da UPA, antes impressa e distribuída aos estudantes, passa a ser disponibilizada em versão eletrônica. Em seu lugar será distribuído um caderno espiral, que traz Tiba na capa e informações básicas dos cursos e do Vestibular Unicamp. “Ao contrário de descartar o caderno, eles terão todas as outras páginas para escrever ou desenhar, levando uma lembrança mais perene da UPA”.

fonte: www.unicamp.br

Nenhum comentário: