sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aconteceu debate sobre internet e sociedade!

Internet dá as cartas na sociedade contemporânea
Nesta sexta (17), o encontro será com Gilson Schwartz, economista da USP e blogueiro da Exame
O que diria o velho guerreiro Chacrinha, nos dias de hoje, diante da avalanche da internet invadindo o cotidiano do planeta?A máxima “quem não se comunica, se trumbica” com certeza já teria caído no anacronismo. Para refletir e discutir sobre a influência da internet no nosso cotidiano, o Café Filosófico CPFL dedicará, em maio, quatro encontros, sempre às sextas-feiras, a partir das 19h, com transmissão online pelo sitewww.cpflcultura.com.br/aovivo com participação dos internautas pelo chat. A curadoria é de Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A internet penetra em praticamente todas as esferas da sociedade, pois afeta uma atividade fundamental para se viver: comunicação. “Ela se faz presente nas relações pessoais, familiares, na educação, na cultura, na economia ou na política, permitindo a comunicação e a transmissão de imagens e informação em termo real, eliminando a barreira do espaço, e colocando à disposição do internauta o acervo de praticamente todo o conhecimento humano”, pontua Sorj.
 Para ele, a internet mudou radicalmente nosso cotidiano, colocando novos desafios à imaginação social e política. “Como potencializar seus benefícios e amenizar seus malefícios?”, indaga. As pistas estarão na série.   
Quem é quem
Pollyana Notargiacomo Mustaro, pedagoga, mestre e doutora pela USP, atualmente é professora na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas e trabalhos, há mais de 20 anos, na área de tecnologia educacional. Suas atividades voltam-se principalmente para Design Instrucional, EaD, Jogos Digitais, Redes/Mídias Sociais e Objetos de Aprendizagem.
José Marcelo Zacchi é pesquisador-associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Foi diretor do Instituto Pereira Passos / IPP-Rio e fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do site Overmundo e do Instituto Sou da Paz.
Gilson Schwartz é economista, sociólogo, jornalista e professor da ECA-USP. É colunista da revista Proxxima e blogueiro da Exame.
Bernardo Sorj é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Foi professor visitante em varias universidades europeias e dos Estados Unidos.   Autor de 27 livros publicados em várias línguas, sobre o impacto das novas tecnologias, teoria social, América Latina e democracia.
Agende-se
03/05 (sexta), 19h
Internet e Educação. Com Pollyana Mustaro
10/05 (sexta), 19h
Internet e Política - Cidadania digital: internet como espaço publico. Com José Marcelo Zacchi
17/05 (sexta), 19h
Internet e Economia. Com Gilson Schwartz
24/05 (sexta), 19h
Internet e vida cotidiana. Com Bernardo Sorj
Serviço
Café Filosófico CPFL
Série: Como a internet está mudando nossas vidas?
Curadoria: Bernardo Sorj
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas. SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br
Assessoria de Imprensa
Maria Claudia Miguel (Cacau)
Telefone (19) 7808.3547

Nenhum comentário: