quinta-feira, 17 de junho de 2010

Museu de Zoologia do IB abre exposição

Museu de Zoologia do IB abre exposição sobre a biodiversidade animal
Manuel Alves Filho
Fotos: Antonio ScarpinettiEdição das imagens: Everaldo Silva

[15/6/2010] O Museu de Zoologia Professor Adão José Cardoso, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, abre oficialmente nesta quarta-feira (16), às 14 horas, a exposição “Biodiversidade Animal: estilos de vida”. A mostra, composta por quatro módulos, exibe uma grande variedade de animais taxidermizados e vivos, que vão dos organismos unicelulares até os grandes mamíferos. De acordo com a coordenadora do museu, professora Antonia Cecília Zacagnini Amaral, a iniciativa é resultado de um projeto de extensão voltado à divulgação e popularização do conhecimento científico da biodiversidade zoológica, que contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A exposição, conforme a professora Cecília Amaral, é voltada a um público formado por estudantes dos ensinos fundamental e médio, embora também possa ser visitada por universitários. As escolas interessadas em levar seus alunos para conhecer a mostra podem fazer o agendamento por meio da página eletrônica do museu. A entrada é gratuita. “Temos capacidade para receber cerca de 40 pessoas de cada vez. A visitação conta com a orientação de monitores, que são capacitados para esclarecer todas as dúvidas dos visitantes”, explica a docente.



Ainda segundo ela, a exposição foi dividida em quatro módulos. O primeiro deles, batizado de “Vida na água”, é composto por aquários que mostram animais de água doce e salgada. Um dos tanques contém espécies que podem ser tocadas pelas pessoas, como estrela do mar e ouriço. Além disso, foram criados “móbiles” com peixes feitos em papel machê, que podem ser igualmente manipulados. “Fizemos isso pensando nas pessoas que apresentam deficiência visual. É uma forma de elas também compreenderem aspectos dos indivíduos representados”, diz Cecília Amaral. O segundo módulo é chamado de “Cidade das formigas-saúvas”, e reproduz as condições de vida dos insetos na natureza. Dessa forma, os frequentadores da mostra podem observar o comportamento e os hábitos dos animais.

O terceiro módulo foi denominado de “Hóspedes e penetras”. Ele reproduz o cenário de uma residência. Os hóspedes, no caso, são os animais de estimação, como cães e gatos. Os penetras são espécies como baratas, moscas e lagartixas. O quarto ambiente, o maior de todos, reúne uma coleção vasta de indivíduos. Há desde organismos unicelulares, que somente podem ser observados com a ajuda de microscópio, até répteis, aves e mamíferos. A coordenadora do museu destaca que todo o trabalho de preparação da exposição foi feito com a ajuda de estudantes de graduação, biólogos estagiários e funcionários do IB. “Nós também contamos com a colaboração de professores da própria Unicamp e de outras universidades, que nos ajudaram a compor a mostra de forma que ela fosse a mais acessível possível ao nosso público-alvo”, diz.

Ao todo, a exposição exigiu quase dois anos de preparação. Parte dos animais taxidermizados foi preparada por técnicos da própria Unicamp. A expectativa da professora Cecília Amaral é que a mostra fique aberta à visitação por pelo menos dois anos. O primeiro grupo conhecerá a coleção montada especificamente para o projeto no dia 17. A coordenadora do museu acredita que cada visita leve perto de duas horas. “Ao final da experiência, os frequentadores receberão um material impresso explicando aspectos de algumas espécies”, adianta ela.
fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2010/06/16/museu-de-zoologia-do-ib-abre-exposicao-sobre-a-biodiversidade-animal

Nenhum comentário: