quinta-feira, 28 de julho de 2011

Formação do Artista - Fórum Unicamp 2011

FÓRUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
A Formação do Artista frente aos Desafios Midiáticos do Século XXI

INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Data: 10 de Agosto de 2011
Horário: das 9h00 às 17h00


SOBRE O EVENTO:

Desde os anos 90, com a popularização das tecnologias digitais, a arte vem sendo cada vez mais criada e consumida através das interfaces midiáticas. Web, celulares, redes sociais, tecnologias de produção digital de baixo custo e toda uma enorme série de dispositivos destinados a promover a criação e a circulação artística fora dos circuitos formais e tradicionais são hoje disponibilizadas a todo instante. Com isso, hoje, para o artista, é fundamental o domínio e a interação com estas tecnologias para que possa gerenciar sua obra, e dentro deste recorte, temos que pensar qual a formação que interesse ao artista para promover essa interação com o universo midiático.

PROGRAMA:

Manhã
09:00hs – Abertura
09:30hs – Mesa de debates Mídia e Criação
Participantes
Aída Marques - O Forcine e as ações voltadas a formação audiovisual no Brasil
Estudou cinema e literatura em Paris. De volta ao Brasil em 1978, passou a desenvolver intensa atividade no campo cinematográfico, trabalhando como montadora para a Embrafilme durante oito anos, enquanto montava, produzia ou dirigia filmes.
Contemplada onze vezes com prêmio de melhor montagem em diferentes festivais. brasileiros, já montou mais de quarenta filmes, participou da organização do festival “100 Films d’Ámerique Dite Latine” na França, tendo ainda prestado serviço ou desenvolvido projetos para a TV Globo, TV Educativa e televisões canadense, norueguesa e francesa. É professora de cinema da Universidade Federal Fluminense.
Mestrado em Comunicação na ECO – UFRJ e doutorado em Cinema na ECA- USP. Chefe do Departamento de cinema e vídeo da UFF de 2006 á 2009. Atual Presidente do FORCINE – Forum Brasileiro das Escolas de Cinema e Audiovisual.
Atualmente desempenha a carreira de diretora cinematográfica, tendo sido premiada com o filme “Expedito – em busca de outros nortes”, Documentário Longa-metragem –, Selecionado para o Mostra Internacional de Filmes de São Paulo
E do Festival do Rio 2006, PRÊMIOS: Mostra Internacional do Filme Etnográfico - Rio de Janeiro, 2006: Melhor Filme e Menção Honrosa do Ministério da Cultura para “Expedito, em busca de outros nortes” .Prêmio Margarida de Prata - CNBB, 2007, para “Expedito, em busca de outros nortes”


Moira Toledo - Panorama da educação audiovisual popular no Brasil
Bacharel em Cinema - FAAP (SP), mestre em Comunicação e Semiótica - PUC (SP), e doutora em Cinema – ECA/USP (SP). Atuou como educadora em projetos como o Projeto Perifa, as Oficinas Kinoforum, a Casa do Zezinho e a Academia Internacional de Cinema. E, como coordenadora, no Instituto Criar, nas Oficinas de Documentário do Centro de Cultura Judaica e na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Idealizou a proposta pedagógica do site TelaBr e do site Kinooikos.com. Dirigiu cinco curtas-metragens e seis documentários para a TV. É coordenadora da seção KinOoikos do Festival de Curtas de SP, supervisora das Oficinas Telas Brasil e professora de direção do filme na FAAP.

Almir Almas - Arte & Tecnologia, novas linguagens audiovisuais na universidade
Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR/ECA/USP). É Videoartista, Produtor e Diretor de Audiovisual. Pesquisa Televisão Digital,
interatividade, vídeo, cinema, arte eletrônica e cultura japonesa. Membro do Comitê Editorial da Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), gestão 2010-2012.

Eduardo Paiva, mediador
Tarde
14:00 hs - Mesa de Debates A formação tradicional e os desafios da mídia no século XXI
Sylvia Furegatti - Arte Contemporânea em estado Híbrido
Docente do Departamento de Artes Visuais do IA - Unicamp. Ocupa o cargo de Assessora Cultural do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE-Unicamp. Mestre e Doutora pela FAU USP, atua como artista visual e curadora desenvolvendo pesquisas práticas e teóricas em Arte Contemporânea, a partir das conjugações das formas da arte pública e
instauradas no espaço urbano atual. Membro fundador do Grupo Pparalelo de
Arte Contemporanea de Campinas que se dedica a projetos de intervenções
artísticas.

Angela Nolf - Dança - Vídeo: Tempo alterado

Formada pela Escola Municipal de Bailados SP, atuou na Europa nove anos. Aperfeiçoamentos na Inglaterra Royal Ballet, Imperial Society of Teachers of Dancing e Coreologia Benesh.Premiada pelo Cecchetti(Londres)e Associação Paulista de Críticos de Arte.Atua em projetos independentes,ministra aulas para Cias profissionais,atual Coordenadora do Curso de Graduação em Dança-Unicamp.

Ivan Santo Barbosa - Movimentos de Sentido e Sensibilidade na Contemporaneidade

Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e Prof. Titular do Departamento de Relações Publicas, Propaganda e Turimso da ECA USP. Graduado em Publicidade na primeira turma da ECA USP, e um dos idelizadores do curso de Midialogia da Unicamp. Experiencia da área de orientação de mestrados e doutorados na USPe na UNICAMP.

Sara Lopes, mediadora

Cientista social, atriz e vocalista, entrou para a Universidade em 1987.
A partir daí desenvolveu carreira acadêmica na área das Artes Cênicas,
com especialização no trabalho vocal do ator, com tese de livre docência sobre o tema.
Atua na graduação e na pós-graduação do IA onde é, atualmente, Chefe do Dept. de Artes Cênicas.

17hs - Encerramento

ORGANIZADORES:
Instituto de Artes
Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação
Grupo de Pesquisa Mídia, Tecnologia e Produção Audiovisual.


INSCRIÇÕES ABERTAS
no site: http://foruns.bc.unicamp.br/arte/foruns_arte.php
"Fórum Permanente de Arte & Cultura"

Nenhum comentário: