sexta-feira, 22 de julho de 2011

rede de defensores populares do direito

Formada a rede de defensores populares do direito à educação
05/10/2010
O curso Cidadania e Direito à Educação chegou ao fim no dia 7 de agosto, mas terá continuidade em duas iniciativas: uma delas é o blog do curso, que segue no ar, com todo registro do processo, aulas, programação, vídeos e resenhas das atividades. Outra é uma rede de defensores pelo direito à educação, formada inicialmente pelos participantes do curso.

Paulo Ricardo, estudante de direito e um dos participantes do curso, disse que “a rede de defensores é uma experiência interessante, um espaço que possibilita que os militantes tragam seu acúmulo de lutas sociais locais, e enriqueçam com o conhecimento técnico necessário para acessar o sistema de justiça, para exigibilidade jurídica do direito à educação”.

Dos 70 participantes do curso, cerca de 40 foram certificados. No entanto, todos foram convidados a construir a rede, que se articula via internet e promove reuniões presenciais periódicas. “A rede é importante para dar continuidade à formação iniciada no curso, integrando os formandos às ações de defesa jurídica do direito à educação promovidas pelo Ação na Justiça, além de nos apresentar novas questões” afirma Ester Rizzi, assessora da Ação Educativa. A iniciativa é inspirada em outras ações de exigibilidade promovidas por organizações da sociedade civil, como as Promotoras Legais Populares.

O curso teve como objetivo difundir a noção de que educação é um direito; formar defensores populares do direito à educação de qualidade e potencializar a capacidade de atuação de todos - participantes e organizadores - nesta luta.

Fonte: Ação educativa
http://direitoaeducacao.wordpress.com/

Nenhum comentário: