quinta-feira, 14 de julho de 2011

II Seminário sobre Educação Sociocomunitária

Chamada para submissão de Trabalhos e Pôsteres para o II Seminário sobre Educação Sociocomunitária
Eixo Temático: “Educação e Sociedade: questões socioculturais da Educação na escola e para além dela”

Data: 9 a 12 de novembro de 2011

Local: Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), campus São José), Av. Almeida Garret, 267 - Jd. Ns. Sra. Auxiliadora, Campinas/SP.

Entidade Promotora: Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL.
Objetivos:
O II Seminário sobre Educação Sociocomunitária tem como principais objetivos:

· Criar um espaço de discussão e debate sobre o tema central: “Educação e Sociedade: questões socioculturais da Educação na escola e para além dela”;

· Promover debates, trocas de experiência e o estabelecimento de relações entre grupos de pesquisa e pesquisadores dedicados ao estudo das práticas, teoria e história da educação sociocomunitária, educação não-formal, educação social, educação comunitária, educação popular, educação nos movimentos sociais e educação no “terceiro setor”, das relações entre escola e comunidade, atentando-se para a reciprocidade das influências entre instituição escolar, família, organizações comunitárias e instituições sociais de caráter mais amplo fincadas no cotidiano comunitário e escolar.



Submissão de Trabalhos e Pôsteres:

O II Seminário reserva espaços para Comunicação de trabalhos e exposição de Pôsteres relatando pesquisas acadêmicas ou experiências educacionais.

Os trabalhos serão comunicados em sessões realizadas no dia 10 de novembro de 2011. Os pôsteres ficarão expostos em local reservado especialmente para este fim ao longo do evento, neste mesmo dia 10 de novembro de 2011. Pretende-se organizar também sessões de apresentações de pôster, sempre no dia 10.

Para o processo de submissão, é necessário encaminhar o trabalho completo (no caso de Comunicações Orais) ou o resumo do Pôster, no dia 14 de outubro de 2011, por meio do seguinte e-mail: educacaosociocomunitaria@gmail.com

A lista dos trabalhos e pôsteres selecionados para apresentação será divulgada no dia 18 de outubro de 2011.

Para apresentar o trabalho ou o pôster no III Colóquio é obrigatória a inscrição no evento e o pagamento da taxa de inscrição (R$20,00 – vinte reais). A inscrição poderá ser realizada pelo site do evento, o qual será oportunamente divulgado, ou no próprio evento.

O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito: Luís Antonio Groppo, Banco do Brasil, agência 2886-X, conta corrente 14207-7.

Trazer comprovante de depósito para retirada do certificado no dia do evento.

(Para a submissão de trabalhos e pôsteres para a seleção não é obrigatória a inscrição no evento. Caso o trabalho ou pôster seja aprovado, para apresenta-lo é preciso então o pagmento).

Trabalhos

As comunicações orais a serem apresentadas no II Seminário sobre Educação Comunitária deverão ser encaminhados ao e-mail educacaosociocomunitaria@gmail.com, com solicitação de confirmação e recebimento.

Orientações para a produção dos trabalhos relativos às comunicações orais:

Os textos encaminhados ao II Seminário sobre Educação Sociocomunitária devem conter entre 20000 e 60000 caracteres com espaço assim editados:

- a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm;

- título e, se for o caso, subtítulo, que devem indicar o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;

- identificação do autor ou autores:

. devem conter o nome completo do(s) proponente(s) do texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), e-mail, bem como telefone e endereço para contato do Conselho Editorial;

- a primeira página do texto deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo 1300 caracteres com espaço), abstract (em inglês), e entre três e seis palavras-chave e key-words.

- os textos devem ser apresentados em formato "word" recente, alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5;

- as citações, a composição da bibliografia e as referências devem ser editadas seguindo as orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal", disponível em http://www.farolnet.com.br/unisal/site/conteudo/guia.pdf.

- as comunicações representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial dos organizadores do II Seminário sobre Educação Sociocomunitária ou das instituições que compõem o Conselho Organizativo e Científico.

As dúvidas podem ser dirimidas por meio do e-mail educacaosociocomunitaria@gmail.com

Orientações para produção do Pôster:

Para a submissão do Pôster, é necessário encaminhar apenas o Resumo do mesmo para o Endereço fornecido acima.

Caso o Pôster seja selecionado, abaixo vão as orientações para produzi-lo para ser exposto ao longo do evento:

Entende-se por Pôster um recurso visual a partir do qual o pesquisador apresenta uma síntese das informações mais relevantes da pesquisa realizada ou em andamento. Recomenda-se que ele tenha as seguintes características:

a) formato: - tamanho: 1,10m de altura por 90cm de largura;

- material: pode ser em papel, papelão ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para esse fim;

- forma de afixação: deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais;

b) conteúdo: - no alto: título em destaque (maiúsculas); nome do autor (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da Instituição a que está ligado; nome do orientador; local onde foi ou está sendo realizada a pesquisa;

- no corpo do pôster: resumo, palavras-chave, problema da pesquisa, objetivos, referencias teórico-metodológicos, resultados alcançados e bibliografia utilizada;

c) critérios para a composição do Pôster:
- apresentação visualmente atraente;
- clareza na exposição das informações;
- ordem lógica na apresentação;
- concisão textual (recomenda-se apresentar as informações de forma concisa, até mesmo porque, quando um pôster é apresentado, quem o produziu fica ao lado não somente explicando-o, mas acrescentando-lhe as informações que o eventual interessado solicitar).

As dúvidas podem ser dirimidas por meio do e-mail educacaosociocomunitaria@gmail.com.

Nenhum comentário: