segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Raça, classe e cidadania - Tese de doutorado

Tese de Doutorado de Claudete Gomes Soares, intitulada: Raça, classe e cidadania: a trajetória do debate racial no Partido dos Trabalhadores (1980-2003), foi defendida e aprovada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp , em junho de 2009.

RESUMO

Esta tese examina a incorporação e politização da questão racial pelo e no Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação em 1980 até 2003, quando o PT ascende ao poder federal. A análise se desenvolve considerando dois processos, um interno ao partido: as modificações no projeto partidário da década de 1980 para a década 1990 e os avanços no debate sobre as relações raciais na sociedade brasileira a partir do Centenário da Abolição em 1988, da Marcha à Brasília em 1995 e da Conferência de Durban em 2001. Utilizamos como material de análise os documentos oficiais do partido e documentos específicos do setorial de combate ao racismo do PT, assim como entrevistas com militantes negros do partido. Constatamos que o partido pouco avançou
em relação ao tema na década de 1980 e 1990 e que a construção de espaços no governo Lula para a questão racial é resultado da visibilidade que ela ganhou na sociedade a partir da Conferência de Durban.

fonte: Celso Ribeiro de Almeida
Químico do Instituto de Biologia - Unicamp
Doutor em Ciências - Área de Concentração: "Energia Nuclear na Agricultura"

Nenhum comentário: