quinta-feira, 13 de agosto de 2009

video - ato protesto contra o racismo - agosto 2009

Estou encaminhando um vídeo publicado no YouTube referente ao ato de protesto contra o racismo, realizado sábado, 08/08, na frente da Loja Marisa da Rua Regente Feijó, Campinas-SP.


http://www.youtube.com/watch?v=PQ3X1NpbS_c


No dia 24 de junho de 2009, por volta das 12h30, a diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas e Região, Regina Semião, foi discriminada na Loja Marisa de Campinas - SP.
Ela entrou na Loja Marisa para comprar uma roupa, após circular pelo primeiro piso da loja e não encontrando nenhuma vendedora, com pressa, resolveu ir embora, quando se retirava, o alarme disparou e um funcionário da loja a interpelou acusando "Dona tem objeto da loja dentro da sua bolsa".
Ela respondeu que não tinha objeto algum da loja na bolsa, pois não havia comprado nada. Mesmo, assim, o funcionário resolveu fazer uma revista. Ela teve que entrar na loja e foi obrigada a abrir a bolsa sobre a mesa.
Humilhada na frente de uma aglomeração de pessoas juntou as suas coisas e quando saia da loja foi abordada por uma senhora, que presenciando o fato, convenceu-a chamar a polícia e registrar uma ocorrência.
Fatos como este, têm sido uma constante no comércio de Campinas. É preciso dar um basta aos atos discriminatórios e racistas em Campinas.

--
--
Celso Ribeiro de Almeida
Químico do Instituto de Biologia - Unicamp
Doutor em Ciências - Área de Concentração: "Energia Nuclear na Agricultura"

Nenhum comentário: